8.31.2014

VOCÊ É DAQUELES QUE AINDA PENSAM EM TER IDÉIA

Estrela Ruiz Leminski apresenta uma seleção de belas canções compostas pelo pai, o poeta curitibano Paulo Leminski.


Após o ótimo álbum lançado em parceria com Téo Ruiz, 'São Sons', sob a alcunha de 'Música de Ruiz', Estrela Ruiz Leminski selecionou um diversidade fantástica de canções da obra musical de Paulo Leminski, o poeta marginal de Curitiba, para o álbum 'Leminskanções'.

O disco duplo separa-se em dois momentos distintos da obra de Leminski – o disco um, 'Essa Noite Vai ter Sol', apresenta um punhado de composições próprias do poeta, enquanto o disco dois, 'Se nem for Terra, se Transformar', mostra diversas parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Itamar Assumpção, Moraes Moreira, Zé Miguel Wisnik, Edvaldo Santana e até William Shakespeare.

Com produção musical de Fred Ferreira e Natalia Malo, o álbum trás participações especiais de gente como Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Zelia Duncan, Ná Ozzetti, Serena Assumpção e Bernardo Bravo. Os músicos que gravaram o disco com a cantora receberam o nome de 'Os Paulêra', enquanto ela se apresenta agora como Estrelinski.

O disco é uma mistura de diversos ritmos e segundo Estrelinski os arranjos foram feitos baseados no que o próprio pai ouvia em casa. Por isso é fácil encontrar o reggae com pegada moderna como em 'Filho de Santa Maria' e 'Sou legal eu sei'. Mas também há o rock pungente como em 'Razão', 'Essa voz está sendo ouvida em Marte' e 'Hard feelings', ou com groove balanceado brasileiro de 'Ogum', 'Não mexa comigo' e 'Promessas demais'.

Num álbum duplo, também há espaço para a estranheza dodecafônica, tanto apreciada por Leminski, de 'Desilusão', 'Transformar' e 'Diversonagens suspensas', composta em parceria com a cantora e co-produtora do disco Natalia Malo. Outra mistura inusitada culturas e ritmos dá-se no âmbito de canções como 'Sinais de haicais' e 'Luzes', que mescla ska com folk norte-americano.

'Verdura', 'Mudança de estação' e 'Dor elegante' já são conhecidas do atento ouvinte por outras vozes, mas receberam tratamento elegante e afetuoso da cantora Estrelinski e suas estrelas, 'Os Paulêras'. Caetano, o pessoal d'A Cor do Som' e Itamar não “sofreram nessa última hora” com a releitura de suas canções em parceria com Leminski.

As belas baladas são o xote 'Se houver céu', o rock 'A você amigo', a etérea 'Navio', o blues 'Live with me', o jazz 'Hoje tá tão bonito' e a pop 'Oxalá'. O disco duplo encerra com a bucólicidade de 'Nóis fumo', parceria entre Leminski e Alice Ruiz, pais da cantora Estrelinski.

Como o pai, Estrelinski é uma artista inquieta. Além de cantora e compositora é poetisa e estudiosa da cena musical independente brasileira – lançou o livro 'Contra Industria' sobre este cenário atual e outras diversas obras poéticas.

2014 Leminskanções

Disco 1
1. Desilusão
2. Ogum
3. Razão
4. Verdura
5. Não mexa comigo (ft. Arnaldo Antunes)
6. Filho de Santa Maria
7. Se houver céu (ft. Zeca Baleiro)
8. Luzes
9. A você amigo
10. Navio
11. Mudança de estação
12. Essa voz está sendo ouvida em Marte
13. Valeu
14. Adão

Disco 2
1. Diversonagens suspensas
2. Dor elegante
3. Sinais de haicais (ft. Zelia Duncan)
4. Transformar
5. Live with me (ft. Ná Ozzetti)
6. Hard feelings (ft. Serena Assumpção)
7. Hoje tá tão bonito
8. Oxalá
9. Sou legal eu sei (ft. Bernardo Bravo)
10. Promessas demais
11. Nóis fumo

2 comentários:

Unknown disse...

baixei e gostei, muuuuuito bom !!
vlw !!

Victor disse...

N me desceu essa versao pra Dor Elegante...rs...