Tatá Aeroplano vive na
loucura e lucidez, entre tantos personagens, que saem todos na forma
de performances, canções e danças aeroplânicas.
Nasceu em Bragança,
fundou a banda 'Jumbo Elektro' e depois o 'Cérebro Eletrônico', mas
destaca-se também pelo trabalho solo, iniciado em 2012, com o álbum
homônimo. Este é Tatá Aeroplano, o cantor, compositor, dançarino,
ator, cronista, boêmio e entidade cósmica.
'Canga Louca' é apenas
mais um dos tantos personagens incorporados por Aeroplano, num
frenesi esquizofrênico de “happenings” e mini seriados
momentâneos de loucura exótica e sensorial. A exclamação
costumaz, “Misterrrrrrr”, é carregada de simbologias da mesma
forma que exagera no som dobrado da letra “R”. Mas isto é
somente a figura ímpar de Tatá Aeroplano.
Suas canções
representam todas essas facetas e personagens bem humorados e
sensuais, que ao mesmo tempo são espalhafatosos e loucos ou singelos
e tímidos. Já no segundo álbum solo – Tatá lançou mais um
álbum com a banda 'Cérebro Eletrônico' em 2013, o 'Vamos pro Quarto' – ele apresenta uma obra conceitual cheia de boas
referências e experimentações.
'Na Loucura e na
Lucidez' representa uma crônica cronológica sobre o fim dos
relacionamentos amorosos. O disco começa com o desespero de 'Na
loucura', representando o sentimento de perda de todo final da
paixão. “Peguei um álbum antigo e botei pra chorar”, diz Tatá
em parte da letra, fazendo uma bela analogia entre a música e os
breves amores.
Na sequência em 'Amiga
do casal de amigos', aparecem os amigos de verdade, que no intuito de
minimizar o sofrimento da pessoa dispensada, oferecem consolo na
companhia de outras possíveis parcerias amorosas – como fossem
cafetões-sem-fins-lucrativos.
'A hora que eu te
espero' é uma parceria entre Tatá Aeroplano com Alan Brasileiro,
que enviou parte da letra através de comentários no site do cantor.
Uma música que representa a calmaria após a tempestade de desespero
e fúria. Essa canção antecede o sentimento de auto-descoberta do
ex-cônjuge.
Mas antes dessa
auto-descoberta, o indivíduo é retratado através da luxúria em
'Mulher abismo' e 'Entregue a Dionísio', que remetem às orgias de
sangue, sêmem e vinho. Já em 'Onde somos um', Tatá apresenta um
casal de parceiros – com a poesia do poeta ArrudA e o vocal de
Bárbara Eugênia.
'Perdidos na estrada'
trás o nascer de um novo amor. O amor a si próprio – enfim o
auto-descobrimento. Uma reflexão na forma de atestado de
encerramento de um ciclo, com 'Na lucidez'.
2014 Na Loucura e na
Lucidez
1. Na loucura
2. Amiga do casal de
amigos
3. A hora que eu te
espero
4. Mulher abismo
5. Entregue a Dionísio
6. Onde somos um
7. Perdidos na estrada
8. Na lucidez
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