12.09.2012

SUITE DE SAMBA SUAVE COM ALVINHO LANCELOTTI

Alvinho lancelotti disponibiliza gratuitamente, o segundo álbum, 'O Tempo Faz a Gente ter Esses Encantos', uma peça enxuta e delicada com belas melodias e letras.

Alvinho Lancellotti é filho do compositor Ivor Lancellotti, que já foi gravado por Roberto Carlos, Clara Nunes, entre outros e irmão do baterista Domenico Lancellotti, do +2. Faz parte da banda 'Fino Coletivo', que já gravou dois álbuns com muitas belas canções.

Neste segundo álbum solo, Alvinho apresenta os mais belos sambinhas cotidianos, com a mesma pegada carioca, que imprime também ao 'Fino Coletivo' – e que segundo ele ainda vai gravar o terceiro disco.

'O Tempo Faz a Gente ter Esses Encantos' é uma peça delicada, com a levada de samba zona sul pós-bossa nova. Com grandes participações especiais como a do irmão Domenico nas percursões, Davi Moraes nas guitarras, Pedro Costa nos violões e outras cordas, do – também parceiro de banda – Marcelo Frota nas guitarras, Dudu Oliveira nas flautas, entre outros talentos.

Com a palavra, o próprio cantor e compositor, Alvinho Lancellotti.

Como é seu processo de composição?
Sou daqueles que acreditam no "poder da inspiração". Minha maneira de compor é intuitiva, sempre. Uso o violão pra riscar uns acordes, como se o violão fosse um portal pra melodia chegar. Mas nem sempre o portal está aberto...
Muitas vezes quando a melodia brota, já vem com alguma palavra, algum tipo especifico de fonema... A partir daí eu vou lapidando a poesia. Esse processo de lapidação da letra eu vejo como a única parte mais cerebral de compor. Gosto da solidão pra compor. não sei compor em grupo.

Mas você também compõe em parceira, não é? Como funciona?
Eu não me sinto a vontade para compor em grupo no sentido de sentar junto pra fazer uma canção ou compor no estúdio com a banda. Preciso da solidão, de privacidade.
Não quer dizer que eu não goste de fazer em parcerias. Geralmente nas parcerias que estabeleço eu recebo uma melodia e faço a função de letrista. Em casa sozinho (risos).
Me identifico mais para cantar, as músicas que as melodias e letras são minhas.

Quais são suas principais influências?
Acho que eu bebi muito da fonte do meu pai, principalmente. E também de todos os parceiros dele e seus intérpretes.
As coisas que pintaram para todos nós, da música pop em 1980/90. Muito baile funk no Rio de Janeiro... Meu irmão, Domenico!

Onde você se situa? Na linha evolutiva da música popular brasileira....
Eu não sei fazer essa leitura sobre onde meu trabalho se encaixaria. Acho que tanto eu como qualquer um que esteja fazendo música hoje em dia, que não seja "de raiz", está sendo influenciado por tudo ao mesmo tempo.

Sendo o disco gratuito... como é seu esquema de divulgação e vendas de cd?
Era tudo que eu sempre quis. Ter o disco físico pra distribuir pra imprensa e vender nos shows e poder divulgar oficialmente o download.
A divulgação é baseada nessa troca que estou tendo com EuOvo . Liberdade para crescer na internet.

Você sente que tem mais retorno, pela ascessibidade do disco disponível gratuitamente?
Sem duvida nenhuma. Em um mês de lançamento tivemos mais de seis mil downloads do "O Tempo Faz a Gente ter Esses Encantos". Quando que em um mês, 6 mil pessoas teriam escutado meu disco? De que outra maneira que não essa...

Como o disco foi financiado?
Até a parte da mixagem eu consegui pagar com um adiantamento que eu peguei na Editora Warner. Tudo graças a Maria Rita ter gravado no ano passado uma parceria minha com Davi Moraes.
A parte de masterização, prensagem, capa e mídia foi financiada pelo Fausto Menta, que é um produtor cultural de Minas Gerais (Cataguases). O Fausto tem muitos projetos bacanas em teatro, música e cinema. Eu fui muito feliz quando resolvi mandar o disco pra ele escutar.

Não acha que atualmente - ainda mais em tempos de youtube, de virais etc - um clipe passou a ter lugar de mais destaque?
Estou batalhando por um clipe bem feito.
Uma das coisas chatas que vejo no momento atual do mercado fonográfico é que tem muita gente fazendo qualquer coisa só porque se sente obrigado a gerar conteúdo.
Não quero virar escravo dessa dispersão virtual.

2012 O Tempo Faz a Gente ter Esses Encantos

1. Sexta-feira
2. Alegria da gente
3. Vidigal
4. Gira de caboclo
5. É de mamãe
6. Meu bloco do amor
7. Antena
8. Vazio
9. Autoajuda
10. São Tomé

Um comentário:

Slidewell disse...

Greetings from New Jersey!

I've just begun to explore all the amazing Brazilian music here at your blog. This one, by Alvinho Lancelotti is my favorite (so far)! Beautiful, subtle, wonderful melodies . . . Thank you!