O que se pode dizer de um grupo tão extraordinário como
The Blues Brothers Band. Originalmente formado por
Dan Aykroyd e
John Belushi, os dois comediantes criaram um esquete para
o programa Saturday Night Live da televisão norte-americana.
Na primeira aparição, a dupla vestiu uma roupa de abelhinha e cantou “I’m a king bee” (“Sou uma abelha-rainha” em português), música de Muddy Waters, eternizada na voz de Mick Jagger no segundo disco dos Rolling Stones de 1964.
No início, os dois comediantes tocavam com os integrantes da banda do programa Saturday Night Live, entre eles, Paul Shaffer nos teclados, Lou Marini no saxofone-alto, Tom Scott no tenor, Tom Malone no trombone e Alan Rubin no trumpete.
A idéia para um show de ano novo partiu da popularidade do quadro, dos irmãos blues, mais conhecidos como “
Blues Brothers”. Paul Shaffer ajudou os irmãos blues a escolherem o resto da banda.
Eles convidaram os guitarristas
Matt Murphy e
Steve Cropper, famosos por tocarem em bandas soul dos anos 60 e o legendário baixista
Donald Dunn, que havia marcado o ritmo para ninguém menos que Otis Redding. Na bateria chamaram Steve Jordan, ele não é parente... O show aconteceu no Winterland Ballroom em São Fancisco no ano novo de 1977. Foi apenas um show de abertura para um espetáculo do comediante Steve Martin, e chamou atenção de diversos atores famosos, entre eles Jack Nicholson, que ficou pasmo com a performance da banda.
O show foi lançado em 1978 com o nome “Briefcase full of blues”, e foi um sucesso de vendas. O mesmo show vi
rou um disco pirata com o nome “
Live on new year's eve”, ou “Live at Winterland”. Este disco pode ser encontrado no site “
Blues Brothers Central”. O fato impulsionou
Dan Aykroyd a escrever um roteiro com a dupla como personagens principais. O roteiro foi lapidado por John Landis, que vinha do sucesso de “Clube dos cafajestes” (“Animal house” em inglês), e conseguiu financiamento e a confirmação de várias estrelas da música soul norte-americana.
O filme foi um sucesso e gerou uma continuação sem o mesmo sucesso, rendendo também inúmeros discos com a banda. Como curiosidade, no filme Tom Scott, saxofonista da banda
não conseguiu liberação de sua imagem e não gravou nenhuma cena. Porém, as músicas foram gravadas com dois saxofones e no filme só aparece um saxofonista. Outro fato curioso, é que Paul Shaffer, que era o pianista oficial dos Blues Brothers também não conseguiu liberação para aparecer no filme, e quem apareceu em seu lugar foi Murphy Dunne, que ficou famoso como o pianista dos Blues Brothers.
Paul Shaffer toca piano no programa de entrevista de David Letterman. Sim, ele é aquele carequinha de voz rouca, que também marcou presença na continuação “Blues Brothers 2000”, também dirigida por John Landis em 98.
Pra quem não curte blues ou jazz, como aula inaugural eu recomendo a audição de “Sweet home Chicago”. Prestando atenção no primeiro solo, o de guitarra, depois Aykroyd e Belushi cantam novamente o refrão e entra o solo de saxofone-tenor de Tom Scott. Depois de tanta barulheira, Alan Rubin e
ntra com seu trumpete apavorando, seguido pelo saxofone-alto de Lou Marini. Murphy Dunne segue solando no piano e depois a metaleira toma conta da música. Se você espera que eu termine a resenha com o final apoteótico da música de oito minutos, se enganou.
Ainda peço uma segunda audição, mas desta vez abaixe os agudos e aumente os graves de seu radinho. Preste atenção na maestria do baixo de
Donald Dunn. Preste atenção na hora do solo de saxofone-alto, depois na entrada do piano e quanto a banda toda se junta é o baixo quem comanda. Se você prestar bem atenção, na música inteira, vai reparar muito bem que é o baixo quem comanda a música do início ao fim. Daí pra perceber o motivo porque o próprio John Belushi anunciava Dunn nos shows como o melhor baixista do mundo. Exageros a parte, mas essa afirmação tem um pouco de verdade.
Depois do filme, os Blues Brothers lançaram outro disco ao vivo em 1980 ainda com John Belushi, e um compacto no mesmo ano contendo duas músicas inéditas gravadas em estúdio, “Excusez moi mon cherrie” e “Expressway to your heart”.
John Belushi morreu, levando com ele os sonhos dos fãs do som da banda e da dupla de comediantes, de um dia verem uma seqüência do filme, com os irmãos blues originais.
Dez anos depois a banda se reuniu no disco “Ao vivo em Montreux”, com Larry Thurston e Eddie Floyd nos vocais, mas o instrumental era o mesmo, com exceção de Leon Pendarvis nos teclados e Danny Gottlieb na bateria. Dois anos depois, em 1992, a banda lançou um disco de estúdio, “Red, white & blues”, também com Thurston e Floyd nos vocais e a participação do próprio Dan Aykroyd tocando harmônica e cantando algumas canções. Em 1997
Dan Aykroyd se uniu ao irmão de John, Jim Belushi, e tocaram ao vivo no House of Blues em Chicaco. O show virou disco, também com Floyd e Tommy McDonnell nos vocais, e foi muito bem recebido pela crítica. Em 1998 o segundo filme veio, trazendo a participação de
John Goodman, Joe Morton e
Evan Bonifant nos vo
cais. Eddie Floyd aparece como convidado, ao lado de Johnny Lang, B.B. King, Sam Moore, Wilson Picket, Erykah Badu e os habituais James Brown e Aretha Franklin. No ano seguinte
John Goodman,
Jim Belushi e
Dan Aykroyd tocaram juntos no
House of Blues de Las Vegas.
Assim como o disco ao vivo de 1978, outras gravações piratas podem ser encontradas no site “
Blues Brothers Central”. O show “
Live at Universal Amphitheatre”, de 1980, e a apresentação de 1992 “
Blues for you”, com Larry Thurston e Eddie Floyd nos vocais. O registro do show em 1999, “
Live from House of Blues in Las Vegas”, com Jim Belushi, Dan Aykroyd e John Goodman nos vocais, também pode ser encontrado.
http://www.4shared.com/file/17246720/f2ad9075/1978_Briefcase_Full_of_Blues.html1980 BLUES BROTHERS ORIGINAL SOUNDTRACK
1. She caught the Katy
2. Peter Gunn theme
3. Gimmie some lovin’
4. Shake your tailfeather (Com Ray Charles)
5. Everybody needs somebody to love
6. We're on a mission from God. (Dialogue with Dan Aykroyd)*
7. The old landmark (Com James Brown)
8. Think (Com Aretha Franklin)
9. Rawhide theme
10. Minnie the moocher (Com Cab Calloway)
11. It's 106 miles to Chicago (Dialogue with Dan Aykroyd)*
12. Sweet home Chicago
13. Jailhouse rock
14. Stand by your man*
15. Sink the Bismarck*
16. Cuando, cuando, cuando (Com Murph and The Magic Tones)*
17. Boom boom (John Lee Hooker)*
18. Everybody needs somebody to love (Extended version)*
*O disco original da trilha Sonora encerra em “Jailhouse rock”, mas houve uma liberdade de incluir, “Stand by your man” tocada no filme após o tema de Rawride, “Sink the Bismark” foi excluída do roteiro, após ser gravada, “Cuando, cuando, cuando”, foi a música que os integrantes do Blues Brothers tocavam no inferninho, com a banda Murph and The Magic Tones, “Boom boom” é tocada por John Lee Hooker no meio da rua e assistida pelos irmãos blues, e a versão dos créditos de “Everybody needs somebody to love”. Houve também a liberdade de incluir diálogos originais do filme. Todas as músicas e os diálogos podem ser encontrados no site “Blues Brothers Central".
http://www.4shared.com/file/9282380/a35e6ce4/1980_Blues_Brothers_Original_Soundtrack.html http://www.4shared.com/file/9286668/baaf9ce4/1990_Live_in_Montreux_Part_3.html1997 RED, WHITE & BLUES1. You got the bucks
2. Red, white & blues
3. Can't play the blues (In air-conditioned room)
4. Early in the morning
5. One track train
6. Boogie thing
7. Never found a girl
8. Trick bag
9. Take you and show you
10. Big bird
http://www.4shared.com/file/9284182/6bbf867a/1992_Red_Wthite__Blues.html1997 LIVE FROM CHICAGO’S HOUSE OF BLUES
1. Intro
2. Green onions
3. Chicken shack
4. Sweet home Chicago
5. I wish you would
6. Messin' with the kid
7. All my money back
8. Born in chicago
9. Blues, why you worry me?
10. Groove with me tonight
11. 634-5789
12. All she wants to do is rock
13. Flip, flop & fly
14. Money (That's what I want)
15. Viva Las Vegas
http://www.4shared.com/file/9284679/7eba55b8/1997_Live_from_Chicagos_House_of_Blues_Part_1.html
http://www.4shared.com/file/9285111/9bc80bec/1997_Live_from_Chicagos_House_of_Blues_Part_2.html
1998 BLUES BROTHERS 2000 ORIGINAL SOUNDTRACK
1. Born in Chicago (Com The Paul Butterfield Blues Band)
2. The blues don't bother me (Com Matt ‘Guitar’ Murphy)
3. Hamonica musings (Com John Popper)
4. Cheaper to keep her
5. Perry Mason theme
6. Looking for a fox
7. I can’t turn you loose
8. Respect
(Com Aretha Franklin)
9. 634-5789 (Com Wilson Picket, Eddie Floyd & Johnny Lang)
10. Maybe I'm wrong (Com Blues Travelers)
11. Riders in the sky (A cowboy legend)
12. John the revelator (Com Sam Moore & James Brown)
13. Let there be drums (Com Carl La Fong Trio)
14. Season of the witch (Com Dr. John)
15. Funky Nassau (Com Erykah Baduh)
16. Hown blue can you get (Com Lousiana Gator Boys)
17. Turn on your lovelight
18. New Orleans
19. Been downhearted baby (Com Lousiana Gator Boys)*
*A música “Been downhearted baby” não foi incluída na trilha sonora original, mas foi tocada pela banda magnífica formada por Eric Clapton, Koko Taylor, Issac Hayes, Bo Diddley, Billy Preston, Joshua Redman, Charlie Musslewhite, Steve Winwood, Jimmie Vaughan, entre tantos outros medalhões do rythym blues. Eles foram os Louisiana Gator Boys.
http://www.4shared.com/file/9285407/6d7b5d73/1998_Blues_Brothers_2000_Original_Soundtrack_Part_1.html