2.07.2021

RETROSPECTIVA 2020 ou PORQUE HOJE AINDA É DIA DE ROCK

Após os principais melhores do ano, dos discos mais populares, da lista dos reps e dos samba-jazz e de música instrumental, viemos de melhores do rock brasileiro. 

Continuando a apresentação de melhores lançamentos do ano, seguimos com alguns dos melhores discos de rock de artistas brasileiros, estejam eles em carreira solo ou em suas respectivas bandas, nos mais diversos estilos de rock, temos o progressivo brega, rock pesado na orelha, hard roça, psicodélico, independente e muito mais. 

MELHORES DISCOS DE ROCK BRASILEIRO 

Julico – Ikê Maré 



Julico faz parte da banda ‘The Baggios’ e apresenta seu primeiro disco solo com ‘Ikê Maré’, onde faz uma mistura de ritmos nordestinos com rock, transformando tudo num caldeirão de hits e belas canções. Repare bem nas guitarras alucinadas e solos sensacionais.


 



Judas – Os Desencantos – Dez Cantos Desencantados 



A banda ‘Judas’ apresenta ‘Desencantos – Dez Cantos Desencantados’. Um álbum belo e ímpar, repleto de belas canções de autoria de Adalberto Rabelho Filho e grandes instrumentistas como Carlos Beleza, Helio Miranda, Bruno Pietro e Pedro Vaz. Um disco que também mescla elementos do nordeste com o rock. Um álbum essencial.


 



Ozorio Trio – Big Town  



A banda ‘Ozorio Trio’ apresenta o ‘Big Town’ onde mistura o folk rock norte-americano com elementos da música brasileira. Um álbum que está no limite entre o blues, o jazz, o folk e o rock. Um excelente exemplar da inventividade do artista brasileiro. As canções são apresentadas por uma banda que gira em torno de Marcelo Ozorio no seu violão de aço e diversos convidados especiais.


 



Vivendo do Ócio – Vivendo do Ócio 



A banda ‘Vivendo do Ócio’ apresenta o álbum auto-intitulado com poderosas e pungentes canções. O quarteto demonstra poder ao emanar hits daqueles prontos para ser cantados em uníssono por estádios lotados. Participação especialissima de Fábio Trummer, da banda ‘Eddie’.


 



Alex Sant’Ana – Baião Amargo 



Alex Sant’Ana apresenta ‘Baião Amargo’, um album repleto de canções psicodélicas e energizantes. O rock de Alex tem também inúmeras influências da música regional do nordeste. Com participação especial de Isaar e Marco Vilane e vários outros e ainda a produção de Leo Airplane.


 



Sepultura – Quadra 



O ‘Sepultura’ têm ‘Quadra’ como o décimo quinto álbum da banda, nono com Derrick Green como vocalista que nesta altura já gravou mais discos e passou mais tempo nos vocais da banda, que seu próprio fundador Max Cavaleira. O disco apresenta o conceito de numerologia, focado no número quatro e baseado no ‘Quadrivium’, que representa as artes na aritmética, geometria, música e astronomia. 


 



Bruno Schiavo – A Vida só Começou 



Bruno Schiavo vem com ‘A Vida só Começou’, um disco cheio de elementos ricos e diversas participações como Marcelo Callado, Thiago Nassif, Thomas Harres, Pedro Dantas, Eduardo Manso, entre outros. Outro disco com excelentes canções e um belo exemplar do novo rock brasileiro.


 



Lau e Eu – O Futuro está Distante 



‘Lau e Eu’ tem ‘O Futuro está Distante’ como o segundo disco da exemplar carreira. Com participações de Laura Lavieri, Marcelle, Julia Valiengo, você saberia rotular a banda? Seriam eles rock progressivo? Psicodélico? Independente? Talvez tudo isso junto e ao mesmo tempo. Com certeza a banda faz um rock imperdível.


 



Carne Doce – Interior 



‘Carne Doce’ apresenta ‘Interior’, o quarto álbum desta banda de Goiânia. Eles fazem um rock independente quase progressivo. Esse disco mostra uma maturidade plena na forma de melodias climáticas, representadas pelo fraseado de cada instrumento.


 



Pedro Pastoriz – Pingue-Pongue com o Abismo 



Pedro Pastoriz apresenta ‘Pingue-Pongue com o Abismo’. Um álbum bolero-rock com canções que são crônicas cotidianas representadas pelo personalíssimo personagem interpretado pelo cantor. Um maldito por natureza, que nos remete à todos Raulzitos, Melodias, Macalenos, Sampaios, Francos ou não.


 


Palmas também para alguns artistas que não entraram nesta lista, mas que mereceram esta menção de qualquer maneira. Gente como Tatá Aeroplano com seus ‘Delírios Tropicais’, Emannuelle Araújo cantando Macalenos e a banda ‘Midian Nascimento’ com seu excelente EP barulhento nesta promissora estréia.




Nenhum comentário: