1.24.2016

PELA LUZ DE TODAS LARISSAS DO MUNDO

Larissa Luz lança obra ímpar que apresenta diversas homenagens a personalidades femininas negras que despontaram com sucesso em cenários discriminatórios.



O som de Larissa Luz reflete o sinal dos novos tempos, onde a cultura negra é reverenciada e evocada como nova tendência – no chamado movimento afrofuturismo, afropunk etc.

Numa mistura de rep, roquenrou, trap e dubstep a cantora aborda a música baiana e mostra definitivamente que os soteropolitanos não assumem o axé apenas como ritmo, mas também como saudação religiosa.

O novo álbum da cantora Larissa Luz apresenta a visão feminista em um disco grande e maravilhoso. Apesar de ser filha de Oyá, Larissa assume exu para entregar uma mensagem necessária que inicia o empodeiramento de toda mulher – e principalmente a mulher negra.

O álbum 'Território Conquistado' levou em consideração a imagem de mulheres negras influentes como a cantora Nina Simone, a poetiza Victória Santa Cruz e a escritora Bell Hooks, além da colaboração conceitual da antropóloga Goli Guerreiro.

São dez canções poderosas que refletem a busca de Larissa por influências que lhe são semelhantes – com as quais ela possa se identificar. Trate o álbum como uma tese acadêmica. A faixa de abertura 'Descolonizada', atua como uma introdução do tema e mostrando a que veio.

'Banho de mar' pede licença ao orixá e segue trazendo a receita contra o mau-olhado “arruda na orelha e banho mar”. Em 'Transe', a cantora usa trechos do poema 'Abebé omin' de Lívia Natália, para falar de espiritualidade – dedicada a Makota Valdina.

Em 'Meu sexo', Larissa assume o microfone e fala sobre um assunto tabu e polêmico na “boca machista da mídia branca e careca”, mas que encontra profunda delicadeza e naturalidade na voz da cantora. 'Bonecas pretas' fala da necessidade das meninas negras de terem representação de sua identidade no mercado de consumo.

'Mama chama' tem participação de Thalma de Freitas, composta em parceria com a também cantora Manuela Rodrigues – canção dedicada a Regina Luz, conhecida educadora e mãe da cantora – onde Thalma recita outro poema da baiana Lívia Natália. 'Letras negras' foi inspirada pela escritora Carolina de Jesus, enquanto 'Nollywood' remete à autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, juntamente com o cinema africano.

Para a cantora, a canção título 'Território conquistado' é o ponto alto do álbum. Um canção dedicada e com participação especial da cantora Elza Soares. “Intensidade transbordando e inundando o mundo com poder feminino, força negra e muita verdade”, afirma Larissa.

Encerrando o álbum de forma contundente, com a canção 'Violenta', que dá uma visão curadora e renovadora a toda a mulher negra que já sofreu violência. Esse disco é uma obra transformadora!

2016 Território Conquistado

1. Descolorizada
2. Banho de mar
3. Em transe
4. Meu sexo
5. Bonecas pretas
6. Mama chama
7. Letras negras
8. Nollywood
9. Território conquistado
10. Violenta

3 comentários:

Victor disse...

muito bom!! =)

Verena Cortes disse...

Maravilhoso

Creative disse...

visita a gente lá... tem muita coisa legal para baixar http://entretenimentohdhq.blogspot.com.br/