4.05.2015

DE COMO O CIDADÃO INSTIGADO CRIOU UMA FORTALEZA SONORA E EXTRAPOLOU OS LIMITES MUSICAIS COM UM ALBUM MELÓDICO E INCRIVELMENTE PESADO

Com álbum em homenagem a terra natal, o 'Cidadão Instigado' apresenta obra com peso diferenciado.


O 'Cidadão Instigado' representa a segunda fase da psicodelia nordestina, misturando o legítimo rock brasileiro com climas progressivos e psicodélicos, inspirado em diversas bandas internacionais clássicas.

A banda formada por Fernando Catatau, Regis Damasceno, Dustan Gallas, Rian Batista, Clayton Martins e Yuri Kalil chegam no quarto álbum, 'Fortaleza', acrescentando um ingrediente a mais na receita do rock tupiniquim progressivo e psicodélico – o peso “hard-rock” pode ser percebido com muito mais clareza que no disco anterior, 'Uhuuu!'.

São riffs poderosos e certeiros criando uma atmosfera crua, ainda permeada pelos clássicos do rock progressivo e psicodélico – tanto que o som da banda pode facilmente ser rotulado como “prog-brega”, pelo estilo dos vocais e timbres da guitarra.

'Até que enfim' are o álbum com um climão 'Pink Floyd', mas já inclui o peso das guitarras no som do 'Cidadão Instigado' definitivamente. Porque daí pra frente o peso não arrefece mais. 'Dizem que sou louco por você' trás o que a banda faz de melhor – canções sobre psicoses e manias que se tornam crônicas urbanas sob a perspectiva do matuto nordestino – esse climão é repetido na canção seguinte, 'Os viajantes'

'Perto de mim' é uma bela balada com tradição profunda dos trovadores do nordeste e apresenta um clima intimista com o violão de Catatau, o teclado de Dustan Gallas e a harmonização de Rian Batista e Regis Damasceno, no melhor estilo ópera-rock tupiniquim com direitos a efeitos, explosões e tudo mais.

'Besouros e borboletas' começa com a mesma explosão que encerra a faixa anterior, e apesar de continuar o clima, apresenta solos enérgicos e riffs entoados em uníssono, no melhor estilo hard-rock, pra não dizer heavy metal. Em 'Ficção científica', o 'Cidadão' extrapola ao criar um climax pesado e sujo psicodélico. Em 'Fortaleza', os conterrâneos da banda apresentam um mote pesado em homenagem à cidade.

'Land of light' transporta o ouvinte ao final dos anos 70 com a ópera-rock 'The Wall' e segue o percurso temporal em 'Green card', relembrando alguns dos clássicos do 'Queen' do início dos anos 80. 'Quando a máscara cai' chega arrebentando os tímpanos com um peso surpreendente para os seguidores do 'Cidadão Instigado'.

'Dudu, Vivi, Dadá' começa como um respiro após o tamanho caos da faixa anterior, mas envolve o ouvinte com tanta destreza e o transporta para mais uma pletora de distorções e grooves enfurecidos.

'Lá lá, lá lá lá lá' é o final perfeito para o disco – uma cançãozinha-pop-da-porra, para encher estádios e ser entoada em uníssono por toda a galera. Uma ode ao ato de se cantar junto... Um verdadeiro hino!!!

2015 Fortaleza

1. Até que enfim
2. Dizem que sou louco por você
3. Os viajantes
4. Perto de mim
5. Besouros e borboletas
6. Ficção científica
7. Fortaleza
8. Land of light
9. Green card
10. Quando a máscara cai
11. Dudu Vivi Dadá
12. Lá lá lá lá lá lá

2 comentários:

Unknown disse...

https://www.youtube.com/watch?v=2jZnw2EWc8M OLHEM OQ ACHEI, EU AMEI

waltão disse...

Por favor alguém aí sabe onde posso comprar este cd (físico) ? Já rodei por várias lojas aqui de São Paulo, mas nada !!