SALVE EUOVO!!!

Sempre houve a intenção de transformar o blogui em site, rádio on-line e tudo mais. Mas para esta tarefa é necessário suporte financeiro.

Para isso o blogui abre esta campanha de financiamento colaborativo que vai garantir a manutenção e quiçá sua transformação em site etc.

Sua contribuição vai ajudar a manter postagens semanais sobre os mais variados artistas com álbuns em download gratuito, dicas sobre discos a baixar, podcasts, novos lançamentos em streaming, retrospectivas e listas de melhores discos de cada ano – incluíndo listas de melhores álbuns dos anos passados como por exemplo 1964, 1999, 1986, 1971 entre outros anos.

Por isso o blogui encerra este período de hiato na esperança de alcançar o aporte financeiro necessário para dar continuação aos trabalhos por mais um ano.

Então para manter o blogui ativo... Siga o site vakinha e contribua neste processo.

Quando atingirmos a meta... Vamos dobrar a meta... E ai quem sabe? Venha um site... Uma radio on-line... Canal no youtube... E tudo mais... Valeu!!!

domingo, 19 de outubro de 2014

ME LEVARAM PARA NAVEGAR EM OUTRAS ÁGUAS

Cantor paulistano apresenta obra madura em disco conceitual cheio de referências que vão desde 'Bossa Nova', 'Tropicália' ao 'Clube da Esquina'.


O terceiro álbum de Pipo Pegoraro chega com identidade única e apresenta uma banda de pegada forte, firme e coesa. Com produção e direção musical de Romulo Fróes, a banda fez uma imersão em estúdios de ensaio e definiu os arranjos de todo disco.

Esta banda é formada por Décio 7 na bateria, Gustavo Cék na percussão, Marcelo Dworecki no baixo, Cuca Ferreira no saxofone e flauta, Fernando TRZ no piano e Lucas Cirillo na gaita, além do próprio Pipo nas guitarras e vocais.

O álbum abre com 'Aiyê', uma delicada overture para um complexa obra conceitual. 'Cambaleei' tem participação de Xênia França nos vocais – que também divide os vocais com Pipo na banda 'Aláfia'. 'Dia desses' apresenta uma peça “rockenrou”, meio afrobeat, meio jazz – um dos belos resultados dos ensaios exaustivos para a criação de todos arranjos.

'Indecifrável' tem a voz de Filipe Catto – sem falar na segunda aparição de Xênia – com a percussão adicional de Guilherme Kastrup, o clarinete de Luca Raele e baixo acústico de Marcelo Cabral, numa canção composta em parceria por Pipo e Fróes. 'Olhos de Henri' é o perfeito interlúdio para esta obra envolvente e “submersiva”.

'Sabão de coco' trás um quarteto de cordas – com Veridiana Oliveira e Alexandre Brito (violino), Marcio Eli Junior (viola) e Yaniel Matos (violoncelo) – numa canção de estranha beleza, mas que remete ao som natural do Brasil, evocado lindamente anteriormente por Tom Jobim e pelos mineiros do 'Clube da Esquina'. Além das influências das terras tupiniquins, Pegoraro apresenta referenciais no outro lado do Atlântico.

Em 'Pra continuar' ele introduz o tema em loop remetendo à introdução de 'On the run' do 'Pink Floyd' – no 'Dark Side of the Moon'. Para logo em seguida apresentar ecos de 'Let there be more light' – faixa de abertura do álbum 'A Sacerfull of Secrets' do mesmo 'Pink Floyd'. Com a voz cadente de Romulo Fróes, a canção parece mesmo ter saído de algum álbum dos bardos ingleses, mas sempre mantendo o tempero característico do inúmeros mulatos inzoneiros, que são reverenciados neste álbum.

'Saudação' segue como uma vinheta de abertura para a canção 'Rosália', que conta com o vibrafone de Beto Montag fazendo contraponto ao conjunto da obra. Nessa canção, Pipo vai desvelando o material e deixando claro que sua zona de conforto ficou para trás – como diz a letra em “me levaram pra navegar em outras águas” – canção de Pipo e Pablo Casella. 

'O que só cabe em nós' encerra o álbum dando um resultado a todo contexto, como o final de um tear ou numa colagem antropofágica. Com a voz de Luz Marina e composta numa parceria de Pegoraro com o poeta Arruda, a canção além de dar título à obra, revela o significado de tudo que foi apresentado desde então.

O disco de Pipo Pegoraro define-se apenas no final. Desvela-se quando finda. Enfim... Ouça até o fim e verá...

2014 Mergulhar Mergulhei

1. Aiyê
2. Cambaleei
3. Dia desses
4. Indecifrável
5. Olhos de Henri
6. Sabão de coco
7. Pra continuar
8. Saudação
9. Rosália
10. O que só cabe em nós

Nenhum comentário: