12.29.2013

FRANÇA, MALAGUETA, PERUS E BACANAÇO

Inspirado no universo notívago dos bares paulistanos, o saxofonista Thiago França apresenta uma obra cheia de suíngue e balanço.


Thiago França é onipresente na nova safra da música brasileira. O saxofonista é co-fundador da banda 'Metá Metá', junto com Kiko Dinucci e Juçara Marçal, toca na banda do Criolo, também tem projetos como a banda 'MarginalS', 'A Espetacular Charanga do França' e o 'Sambanzo'.

Neste álbum, ele apresenta o universo da noite paulistana na visão do escritor João Antonio. O disco, 'Malagueta, Perus e Bacanaço' é livremente inspirado na obra literária de mesmo nome, escrita por Antonio. Na obra, Malagueta e Bacanaço são malandros que vivem de pequenos golpes nos bares da capital, enquanto Perus é o pivete que se vê no meio dos dois vagabundos.

Da mesma forma que João Antonio apresenta uma literatura rimada e ritmada, como fosse uma longa e extensa canção em homenagem ao trio de golpistas nas mesas de sinuca da Boca do Lixo em São Paulo, as canções do álbum contam uma história através dos bailes noturno de gafieira, samba e bolero.

O álbum 'Malagueta, Perus e Bacanaço' funciona como uma ópera paulistana, e a canção título abre a obra como uma Overture, Num samba jazz com um pé na gafieira. As canções 'Fome (Malagueta)', 'Nostalgia (Perus)' e 'Picardia (Bacanaço)' apresentam os personagens desta ópera da Boca do Lixo, mas também os definem, respectivamente. Daniel Ganjaman toca hammond nas duas últimas.

O rapper paulistano Ogi canta em 'Caso do Bacalao', composta em parceria com Kiko Dinucci, que ainda toca guitarra e percussão em 'Vila Alpina', que é cantada e composta por Rodrigo Campos, que ainda toca cavaquinho, guitarra e violão em outras faixas. A cantora Juçara Marçal canta em 'Na multidão', um samba moderno composto por Dinucci e Rômulo Fróes.

Compondo sobre temas da noite paulistana, França consegue te transportar pelo ambiente através dos movimentos 'São Paulo de noite' e 'Bolero de Marly', que representam uma jornada madrugada adentro, enquanto o 'Tema do Carne Frita' apresenta a figura do lendário jogador de sinuca paulistano.

'De volta à Lapa' encerra a tour pela noite da capital paulista com direito a visita na padaria da esquina, pela locução especial de Maurício Pereira. Além das participações já mencionadas, e de Thiago França nos saxs (alto, tenor e soprano), flauta e pocket piano, o disco também foi gravado por Anderson Quevedo no sax barítono, Amilcar Rodrigues no trompete e flughel, Didi Machado no trombone, Pimpa na bateria e percussão e Marcelo Cabral no baixo.

Um álbum feito como uma adaptação sonora da obra de João Antonio, 'Malagueta, Perus e Bacanaço'. Agora é só esperar o próximo script com a logomarca 'França S.A.'.

2013 Malagueta, Perus e Bacanaço

1. Malagueta, Perus e Bacanaço
2. Picardia (Bacanaço)
3. Caso do Bacalao
4. São Paulo de noite
5. Tema do Carne Frita
6. Nostalgia (Perus)
7. Na multidão
8. Bolero de Marly
9. Fome (Malagueta)
10. Vila Alpina
11. De volta à Lapa

Nenhum comentário: