5.29.2011

ME VÊ UM CALDO DE PIABA AE? POR FAVOR?



Caldo de piaba é uma expressão pejorativa no norte do Brasil. É como diz o velho ditado, que “tal coisa está mais fraca que caldo de piaba”.

Mas no caso da banda ‘Caldo de Piaba’, o nome dá-se por conta de ser um grupo que toca desde o reggae, rock, brega, ska, carimbó, lambada, dub, funk , jazz etc. Desde o início da banda, eles se reuniam para tocar versões das músicas que todos integrantes curtiam.

Essa banda do Acre é formada por Miúda no baixo, DiDeus na bateria, Saulinho na guitarra e João na percurssão e já está lançando o terceiro EP, em anos consecutivos. O primeiro EP, ‘Volume Um’, foi lançado em 2009 e trazia uma versão especial para ‘Lambada do Amapá’, do conterrâneo Jorge Cardoso, e duas canções autorais; ‘Vemska pro papai’, que é um ska reggaeado e suingado, e ‘O fanq’, que tem menções de ‘Chank’ do Medeski, Martin & Wood e de ‘Lunar tune’ do João Donato.

Já no segundo EP, ‘Volume Dois’, a banda aprofundou nas influências caribenhas da cumbia, salsa, carimbó etc. ‘Moliendo café’ é uma ótima versão da canção do venezuelano Hugo Blanco. ‘People one’ é mais um composição original, mas tem menção de ‘Canto de Osanha’ de Baden Powell. Para Miúda, o processo de composição é livre. “A gente pode criar na hora ou um chega com um tema e vai desenvolvendo junto com a banda no ensaio”, comenta. Este EP se completa com o surf-music X bolero, ‘Sborba’, e para finalizar o reggae meio dub, meio xote, ‘Dexavi (o que pensa)’.

O terceiro EP foi lançado agora, é o ‘Volume 3’, gravado ao vivo no Estúdio Oi FM, e foi transmitido ao vivo no programa de Max de Castro José Flávio Jr. e Paulo Terron. A banda compôs ‘Lambada nova’ e ‘Daimagem’, mas também fez versões para canções de grande mestres da guitarrada, como Vieira e Aldo Sena, ‘Lambada do Rei’ e ‘Lambada classe A’ respectivamente. A banda também gravou versões para ‘I want you (she’s so heavy)’ dos ‘Beatles’ e ‘La ardillita’ da banda peruana ‘Los Destellos’.

A banda vê nos downloads gratuitos como uma ferramenta para atingir um público maior. A nova máxima de que hoje em dia não se vende mais discos, se divulga. Miúda ainda lembra que a banda conseguiu bons convites para show por causa da internet. “O ‘Caldo de Piaba’ não seria nada sem a internet, com 2 meses de banda a gente gravou o primeiro EP e botou no ‘myspace’. Um ano depois a gente tava tocando no ‘Recbeat’, nós sempre usamos a internet com meio de divulgação da banda”, declara.

Nesse momento, a banda está em processo de composição, para ver se lança um disco até o final do ano. Então, aproveitem e baixem a trilogia de excelentes EPs, que a banda lançou ao longo dos anos...

2011 Volume 3

1. Lambada nova
2. Lambada classe A
3. Daimagem
4. Lambada do Rei
5. La ardillita
6. I want you (dosbito)

Abaixar

2010 Volume Dois

1. Moliendo café
2. People one
3. Sborba
4. Dexavi (o que pensa)

Abaixar

2009 Volume Um

1. O fanq
2. Vemska pro papai
3. Lambada do Amapá

Abaixar

5 comentários:

Sr do Vale disse...

Caldo de Piaba é massa, já tive o privilégio de estar em 2 shows desse trio acreense.
A primeira vez fui pelo nome, pensei...se tem um nome assim deve ser algo diferente, e curti tanto que fui pela segunda vez e levei alguns amigos, que também curtiram.

Fica aqui minha recomendação, para quem curte música instrumental com a pegada de rock com influências múltiplas.

valeu.

Saulo Kikuchi disse...

Amigo , mto legal . Estou eu aqui curtindo seu blog , vendo as novidades e deparo com esse video do Caldo de Piaba que foi eu que fiz . Abraço .

Daniel Favero disse...

muito foda esse teu blog, de verdade, meus parabéns e muito obrigado

Anônimo disse...

curti de mais o fato da seguir uma linha mais eclética que muitas. Já tou baixando! rs

Abs

Anônimo disse...

Muito bom parabéns sem comentários....
Epi .'.