SALVE EUOVO!!!

Sempre houve a intenção de transformar o blogui em site, rádio on-line e tudo mais. Mas para esta tarefa é necessário suporte financeiro.

Para isso o blogui abre esta campanha de financiamento colaborativo que vai garantir a manutenção e quiçá sua transformação em site etc.

Sua contribuição vai ajudar a manter postagens semanais sobre os mais variados artistas com álbuns em download gratuito, dicas sobre discos a baixar, podcasts, novos lançamentos em streaming, retrospectivas e listas de melhores discos de cada ano – incluíndo listas de melhores álbuns dos anos passados como por exemplo 1964, 1999, 1986, 1971 entre outros anos.

Por isso o blogui encerra este período de hiato na esperança de alcançar o aporte financeiro necessário para dar continuação aos trabalhos por mais um ano.

Então para manter o blogui ativo... Siga o site vakinha e contribua neste processo.

Quando atingirmos a meta... Vamos dobrar a meta... E ai quem sabe? Venha um site... Uma radio on-line... Canal no youtube... E tudo mais... Valeu!!!

domingo, 27 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA 2009 - OS MELHORES DO ANO

O ano de 2009 foi muito bom para a música brasileira. Grandes estréias e obras maduras,mas também houveram retornos decepcionantes (que felizmente não terão vez nessa postagem). Com toda essa onda de listas de fim de ano, o Eu Ovo também preparou uma, com todos aqueles lançamentos que não podem faltar no seu HD.

Dentre as maiores surpresas está o novo álbum do Lucas Santtana, ‘Sem Nostalgia’. Um disco que pode muito bem figurar em qualquer lista dos mais importantes da década. Um verdadeiro ‘Super violão mashup’, para usar uma referência do nome da faixa de abertura. Na época do lançamento (na web), o Eu Ovo conversou com ele e postou esse petardo. O disco apresenta uma inusitada união de programações eletrônicas com um violão acústico, e o instrumento também é utilizado para percussão. Então se alguém disser que este é um disco de violão – está certo – mas deve-se acrescentar que é um disco de violão sem nostalgia.

Lucas Santtana
2009 Sem Nostalgia


1. Super violão mashup
2. Who can say which way
3. Night time in the backyard
4. Cira, Regina e Nana
5. Recado para Pio Lobato
6. Hold me in
7. Amor em Jacumã
8. I can’t live far from my music
9. Cá pra nós
10. O violão de Mário Bros
11. Ripple of the water
12. Natureza nº1 em Mi maior

Abaixar

Carlos Careqa foi outro que deu as caras por aqui neste ano, e também no ano passado com o disco com canções do Tom Waits, ‘A Espera de Tom’. Mas o lançamento do Careqa neste ano foi o excelente ‘Tudo que Respira quer Comer’, no qual ele recebe vários amigos em participações especiais, gente como Mônica Salmaso, Skowa, Raul de Souza e até o Zé Rodrix, no que pode ter sido uma de suas últimas gravações.

Carlos Careqa
2009 Tudo que Respira quer Comer

1. Tudo que respira quer comer
2. 28 (Vinte e oito) (com Mônica Salmaso)
3. Isso passará (com Tatiana Parra)
4. Fantasias (com Fernando Vieira & Camilo Carrara)
5. Qué que cê qué (com Maria Alcina)
6. Brasileiro (com Marcelo Pretto)
7. Cida (com Skowa)
8. Vacamor (com Zé Rodrix)
9. Por quê? (com Toninho Ferragutti)
10. Canção de ninar para uma madrugada insone
11. Feltro no ferro (com Juliana Perdigão & Gabriel Levy)
12. Mal desnecessário
13. A volta triunfal (com Guello)
14. Às vezes (com Raul de Souza)

Abaixar a parte 1

A CéU veio com um trabalho poderoso, no qual mistura elementos brasileiros com o reggae de raiz. Com um disco bem mais contemplativo que o anterior, ela mostrou eficiência e se destacou num ano cheio de grandes lançamentos.

CéU
2009 Vagarosa


1. Sobre o amor e seu trabalho silencioso
2. Cangote
3. Comadi
4. Bubuia (com Anelis Assumpção e Thalma de Freitas)
5. Nascente
6. Grains de Beauté
7. Vira lata (com Luiz Melodia)
8. Papa
9. Ponteiro
10. Cordão da insônia
11. Rosa menina Rosa (com Los Sebosos Postizos)
12. Sonâmbulo
13. Espaçonave

Abaixar

Rodrigo Campos é da turma do Curumin, que participa de várias faixas desse disco e canta em duas delas. O cantor paulista apresenta composições próprias nesse potente álbum de estréia, um disco fácil de ouvir e curtir, com letras inspiradas e arranjos inspiradores. Campos mostra sua visão do mundo através de São Mateus, que não é um lugar tão longe assim.

Rodrigo Campos
2009 São Mateus não é um Lugar Assim tão Longe


1. Fim da cidade
2. Os olhos dela (com Luisa Maita)
3. Brother José (com Curumin)
4. Califórnia azul
5. Amor na Vila Sônia
6. Cavaquinho
7. Sem estrela (com Curumin)
8. Salve Fabrício
9. Lúcia
10. Isac
11. mangue e fogo (com Luisa Maita)
12. Rua três
13. Que santo é esse?
14. Pra onde vão os meninos de São Matheus

Abaixar

E não é que o disco do Otto veio exorcizando todos seus fantasmas e dificuldades. Você pode destacar certamente os trechos, ou faixas que são puros ressentimentos. Por isso o disco tem forte personalidade e sobressai entre a discografia dele.

Otto
2009 Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos


1. Crua
2. O leite (com CéU)
3. Janaina
4. Meu mundo
5. 6 minutos
6. Lágrimas negras (com Julieta Venegas)
7. Saudade (com Julieta Venegas)
8. Naquela mesa
9. Filha
10. Agora sim

Abaixar

O Cidadão Instigado entrega um rock progressivo brega da melhor qualidade. As guitarras do Fernando Catatau prometem tomar o mundo de assalto e são pura psicodelia.

Cidadão Instigado
2009 Uhuuu!


1. O nada
2. Contando estrelas
3. Doido
4. Dói
5. Escolher pra quê
6. Como as luzes
7. Ovelhinhas
8. A radiação na terra
9. Deus é uma viagem
10. Homem velho
11. O cabeção

Abaixar

Projeto de música infantil, Pequeno Cidadão, foi criado por Taciana Barros (ex-Gang 90 e atual Solano Star), Arnaldo Antunes, Antonio Pinto e Edgard Scandurra. Os filhos de todos envolvidos também participam desse disco, que agrada tanto os papais quanto os filhinhos. Imperdível.

Pequeno Cidadão
2009 Pequeno Cidadão


1. Pequeno cidadão
2. O sol e a lua
3. Meu anjinho
4. Futezinho na escola
5. O ‘X’
6. Tchau chupeta
7. Sapo-boi
8. Leitinho
9. Larga a lagartixa
10. O Uirapuru
11. Sobe desce
12. Bonequinha do papai
13. Carrinho por trás

Abaixar

Wado é outro que está numa sequência de ótimos discos. Depois do ‘Terceiro Mundo Festivo’ ele apresenta a continuação perfeita com ‘Atlântico Negro’. Nesse disco, Wado gravou apenas afoxés, sempre com a característica pop que ele sabe fazer muito bem. Não é difícil você ouvir o Wado e sair cantarolando suas canções.

Wado
2009 Atlântico Negro


1. Estrada
2. Atlântico negro
3. Jejum/ Cavaleiro de Aruanda
4. Martelo de Ogum
5. Cordão de isolamento (2:58)
6. Hercílio luz
7. Pavão macaco
8. Frágil
9. Feto/ Sotaque
10. Boa tarde, povo
11. Rap guerra no Iraque

Abaixar

O gigante Arnaldo Antunes vem com um disco em homenagem ao rock iê-iê-iê. Com produção do Fernando Catatau, do Cidadão Instigado, o disco do ex-Titãs do Iê-Iê-Iê também é psicodelia pura.

Arnaldo Antunes
2009 Iê Iê Iê


1. Iê iê iê
2. A casa é sua
3. Aonde você for
4. Vem cá
5. Longe
6. Invejoso
7. Envelhecer
8. Sua menina
9. Um kilo
10. Sim ou não
11. Meu coração
12. Luz acesa

Abaixar

Samba é pop. Com o Numismata é fácil saber o porquê. A banda apresenta esse disco com bastante maturidade. Quer ouvir um samba torto? Pop? Etc? Não dá pra perder.

Numismata
2009 Chorume


1. Todo o céu e essas pequenas coisas
2. Prejuízo (com Luiz Melodia & Thadeu Meneghini)
3. O inferno e um pouco mais (com Kassin)
4. Naïf
5. A passos largos
6. Tanta saudade
7. Anhanguera (com Maria Alcina & Rita Maria)
8. Viralatas (com Carlos Fernando)
9. A vida como ela é (com Maria Alcina & Tatá Aeroplano)
10. Fernando

Abaixar

Mariana Aydar sempre mostrou ao vivo o que não conseguia passar nos discos. Pois agora, com o álbum, ‘Peixes, Pássaros e Pessoas’ ela mostra exatamente a potência que tem nos shows.

Mariana Aydar
2009 Peixes, Pássaros e Pessoas


1. Florindo
2. Palavras não falam
3. Beleza (com Mayra Andrade)
4. Aqui em casa
5. Pras bandas de lá
6. Manhã azul
7. Tá
8. Peixes
9. Nada disso é pra você
10. Poderoso rei
11. O samba me persegue (com Zeca Pagodinho)
12. Teu amor é falso
13. Tudo que eu trago no bolso

Abaixar

O Sodrado 112 é outro que ficou mais pesado, desde o disco de estréia ‘Demanche’ de 2007. Com ‘Isso Nunca me Aconteceu Hoje’, a banda mostra uma mistura de Fela Kuti com os Originais do Samba, e ainda promete um disco de instrumentais para o ano que vem.

Sobrado 112
2009 Isso Nunca me Aconteceu Hoje


1. Café
2. Eu não quero ter razão
3. Duas de cinco
4. Amoroso
5. Muito menos você
6. Isso nunca me aconteceu hoje
7. Narcisa
8. Cabeça de nego
9. Grajaú
10. Simérius Conan

Abaixar
Ligiana, outra que também deu as caras aqui no Eu Ovo, mostrando o trabalho com ‘De Amor e Mar’. Disco com produção do Alfredo Bello (o DJ Tudo) e grandes participações de gente como Tom Zé e Hamilton de Holanda.

Ligiana
2009 De Amor e Mar


1. Conselheiro
2. Consideração
3. Se
4. Só se não for brasileiro nessa hora (com Marcelo Pretto)
5. Onda
6. Canto do caboclo Pedra Preta
7. Festa no olhar
8. Queda por um samba
9. Chorando baixinho (com Hamilton de Holanda)
10. Pandeiro do Brasil
11. Eu quero é botar meu bloco na rua (com Tom Zé)

Abaixar

Uma das grandes estréias (e surpresas) deste ano foi a banda Graveola e o Lixo Polifônico. A banda faz um som que resgata um pouco da sonoridade do Clube da Esquina, sem esquecer as outras influências. Essencial no seu HD.

Graveola e o Lixo Polifônico
2009 Graveola e o Lixo Polifônico


1. Outro modo
2. Supra sonho
3. Samba de outro lugar
4. Antes do azul (papará)
5. Amaciar dureza
6. Ensolarado
7. Dois lados da canção
8. Do alto
9. O quarto 417 (As aventuras de Dioni Lixus)
10. Benzinho
11. Insensatez, a mulher que fez
12. Chico Buarque de Hollanda vai à copa de 2006
13. Cidade

Abaixar

O projeto +2, criado por Moreno, Domenico e Kassin, já havia lançado três discos, e agora veio com essa pérola. O disco é a trilha sonora para o espetáculo do ‘Grupo Corpo’, ‘Imã’. Somente com faixas instrumentais, você pode perceber as influências do trio de artistas, que vão desde Tom Jobim a Tony Allen.

+2: Moreno + Domenico + Kassin
2009 Imã


1.Chorume
2. Jogada infantil
3. Broto de bambu
4. Animais sem asas
5. Padre baloeiro
6. Deixa disso
7. Sol a pino
8. Quebrando um galho
9. Você reclama
10. Sopro
11.Em volta de você
12.Percepção
13. Zona portuária

Abaixar

A união da rabeca com a viola caipira. Siba e Roberto Corrêa embelezam este álbum com simplicidade e coerência.

Siba e Roberto Corrêa
2009 Violas de Bronze


1. Cara de bronze
2. Big brother mental
3. Caninana do papo amarelo
4. Jararaca chateadeira
5. Lume
6. Nos Gerais
7. Procissão da chuvada
8. Extremosa-rosa
9. Casa de reza
10. Trela de cachorros
11. Boi tristeza
12. Da espera

Abaixar

Alessandra Leão é percussionista e lançou esse disco, ‘Dois Cordões’ que consegue modernizar essa música tão tradicional, sem tirar seu acento regional.

Alessandra Leão
2009 Dois Cordões


1. Varanda
2. Boa hora
3. Bom dia
4. Atirei (com Jorge du Peixe)
5. Fogo (com Florência Bernales e Victoria Sur)
6. Luzia, rainha do baiana/ Tombo do navio
7. Trancelim
8. Andei
9. Partilha
10. Vou me balançar
11. Ai, dendê
12. Chave de ouro (com Kiko Dinucci)

Abaixar

A história do E.M.I.C.I.D.A. é um conto de superação. Ele é um cronista do cotidiano, um rapper que não fica nessa de tirar onda de mau-mau. O som que ele faz tem várias influências e ele mostra isso entre um sampler e outro.

E.M.I.C.I.D.A.
2009 Pra Quem já Mordeu um Cachorro por Comida até que eu Cheguei Longe


1. Intro (É necessário voltar ao começo)
2. E.M.I.C.I.D.A. (Adoooro)
3. Sozim
4. Rotina
5. Pra mim... (Isso é viver)
6. Ainda Ontem (com Rashid, Projota & Fióti)
7. Pra não ter tempo ruim (com Mariana Timbó)
8. Só isso
9. Vô busca minha fulô...
10. Ela diz
11. Por Deus por favor
12. Preciso (Melô do mundiko)
13. A cada vento (com Paulo)
14. Sei lá... (com Rael da Rima)
15. Cidadão
16. Soldado sem bandeira
17. Vai ser rimando
18. Um, dois, três, quatro...
19. Fica mais um pouco amor...
20. Outras Palavras (com Rael da Rima)
21. Hey rap!
22. Essa é pra você primo...
23. Triunfo
24. Eu tô bem (com Daniel Cohen)
25. Ooorra... (A que deu nome à mixtape)

Abaixar

O N.A.S.A. é um coletivo dos Djs Zegon (Zé Gonzales do Planet Hemp) e Squeeky E. Clean. O som que eles fazem no disco tem participação de grandes artistas como George Clinton, David Byrne, Tom Waits, Kanye West, John Frusciante e dos brasileiros Seu Jorge e Lovefoxxx.

N.A.S.A.
2009 The Spirit of Apollo


1. Intro
2. The people tree (com David Byrne, Chali 2na, Gift of Gab & Z-Trip)
3. Money (com David Byrne, Chuck D, Ras Congo, Seu Jorge, & Z-Trip) 4. N.A.S.A. music (com Method Man, E-40, & DJ Swamp)
5. Way down (com RZA, Barbie Hatch, & John Frusciante)
6. Hip hop (com KRS-One, Fatlip, & Slim Kid Tre)
7. Four rooms, earth view
8. Strange enough (com Karen O, Ol’ Dirty Bastard, & Fatlip)
9. Spacious thoughts (com Tom Waits & Kool Keith)
10. Gifted (com Kanye West, Santogold & Lykke Li)
11. A volta (com Sizzla, Amanda Blank, & Lovefoxxx)
12. There’s a party (com George Clinton & Chali 2na)
13. Whachadoin? (com Spank Rock, M.I.A., Santo Gold, & Nick Zinner)
14. O pato (com Kool Kojak & DJ Babão)
15. Samba soul (com Del Tha Funkee Homosapien & DJ Qbert)
16. The mayor (com The Cool Kids, Ghostface Killah, Scarface & DJ AM)
17. N.A.S.A. anthem

Abaixar

A banda paraibana Burro Morto faz um afrobeat nordestino. Eles já tinham lançado algumas músicas desse disco como um EP no ano passado – que também já foi postado aqui em casa – mas ‘Varadouro’ é umas das grandes estréias deste ano de 2009.

Burro Morto
2009 Varadouro


1. Cabaret
2. Índica
3. Menarca
4. Castelo de pedra
5. Navalha cega
6. Pero
7. Nicksy groove

Abaixar

21 comentários:

Edson d'Aquino disse...

Esse do Numismata tenho original e é show de bola, Brunão. Baixando esse Burro Morto na íntegra, o EP deu só um bom gostinho.
Um 2010 espetacular pra vc.
[]ões

dugabowski disse...

Tremenda retrospectiva. É de dar orgulho aos brasileiros (e olha que eles tão precisando). Aliás, é por blogs como o Eu Ovo que fica difícil postar alguma coisa brasileira no Seres da Noite; como dizia o humorista aquele: não dá pra competir... Um abraço.

Didiu Rio Branco disse...

N.A.S.A.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Burro disse...

chefia, valeu mais uma vez. em fevereiro tem um novo e vamos pôr aqui, hein?
abraço
haley

viralata disse...

muitas coisas que eu queria ouvir e fui deixando passar! Valeu...

Michel Toronaga disse...

Feliz 2010!!!

Higgo disse...

e cadê Rômulo Fróes ?!?!?!

:O

Eu Ovo disse...

PARA MIM
o romulo fróes não foi um dos 20 melhores do ano.
prefiro os discos antigos dele.

Valeu EdSom, Dubagowski, pelos coments.
vcs sabem que frequento sempre o gravetos e o Seres.o colective tbm
Ainda bem que existem esses blogs pra alimentar minha veia rockeira.

Valeu Didiu, o Mundo Mocóh ta ficando massa - to entrando sempre.

Burro - o som de vcs é realmente fora de série! Fico ansioso pelo proximo disco!

Viralata - é isso ai: muitas coisas a ouvir... deixa o romulo fróes pra depois que é meio chato o disco dele - mas isso pela minha opinião...

quem quiser uma opinião diferente procure em outro lugar. pq tenho certeza de que algumas listas de fim-de-ano vão até incluir o novo disco dos mutantes tbm - esse sim é horrível.

Michel... também sempre visito o Daiblog... mas tá na hora de vc começar a colocar torrent dos filmes, né? As resenhas tão massa... mas eu quero alguma coisa a mais...

E por fim, Higgo, desculpa - mas esse 'no chão sem o chão' - pra mim - é chato. e por isso não entrou na MINHA lista.
talvez ele até entrasse se eu tivesse feito um top 50... ou até um top 25... mas no top 20 não deu... e inclusive deixei muita coisa de fora... considerando que a idéia inicial era um top 10 básico... eu ainda aumentei pra 20 pra incluir mais gente...
não dá pra agradar todo mundo.

Lawrence David disse...

Sensacional, cumpadi. Parabéns por esse ano maravilhoso. Essa Hieromi aí embaixo é di fudê di tão boa. Teu blog é MORTAL! te adoramos aqui em Porto. Te espalhei e todo mundo já te conhece. Vamo continuá ouçando tu mutcho, mutcho tchê. Feliz 2010.

Eu Ovo disse...

Valeu Lawrence David.
é bom saber que tem gente que curtiu de montão esse ano.
Eu tbm curti bastante.
Foi um ano bem produtivo - e o que não dizer da década? Tbm achei que foi... bem melhor que a anterior!

E ainda pro Higgo...
já que não tem aqui o Romulo Fróes...
peguei uns links pro ai pra vc baixar se quiser... mas na lista ele não entrou mesmo.
http://www.4shared.com/file/89458585/3f3a85f6/1_Sesso__Cala_Boca_J_Morreu.html
http://www.4shared.com/file/89461339/eb5d59fe/2_Sesso__Saiba_Ficar_Quieto.html

Abraços a todos e bom 2010 pra todos nós.

Eu Ovo disse...

Outro que ficou de fora e tbm é bom... foi o Lula Queiroga.
http://www.4shared.com/file/97202212/98424a53/2008_Tem_Juzo_Mas_No_Usa.html

mas a lista tinha 20 nomes... muito ficaram fora da minha lista... mas não quer dizer que não sejam bons.
Apenas que não entraram nessa lista.
abs

Tiê disse...

botou pa fudê.

Tiê disse...

e o cd do dead donkey deve vir bastante bacana, pelo o que vem sendo mostrado nos ultimos shows que presenciei...

Mixtape21 disse...

faltou o disco do Documento $onoro,mas vcs podem baixar aqui : http://www.mediafire.com/?hzoiqgni5lz

abs e feliz 2010 !

leonardo disse...

por favor ativa o link de pequeno cidadao

Eu Ovo disse...

Aviso a todos:
tirando os artistas que foram postados aqui no blogui - todos os outros links foram retirados da internet.
Por tanto se algum link expirar...
Procurem por ai - vão ao orkut, torrent, google blogsearch e por ai vai...
Então Fernando, se eu achei o link do Pequeno Cidadão facilmente na internet... vc tbm vai achar...
Tenha fé!

Higgo disse...

Cade romulo froes, rapaz ?!?!

Eu Ovo disse...

Higgo,
Já te respondi.
Mas só lembrando que o Romulo Froes NÃO ENTROU NA MINHA LISTA!
Joguei um link pro disco dele aqui nos comentários - então faça o favor de exercitar sua leitura.

Rafael disse...

Achei o disco do Lucas Santtana muito bom. De muito bom gosto, criativo e tudo mais. Meu favorito desta lista, porém, é o Cidadão Instigado. Achei bem legal esse rock progressivo brega deles.
Deu vontade de ouvir ao vivo... Coisa que certamente vou tentar fazer, e não faria se não tivesse conhecido a banda baixando o som aqui. Carrego junto a bandeira deste blog! Parabéns pelo excepcional trabalho.

rafael
são paulo, sp

_zeke_against_ disse...

Boa lista personas. Alguns entraram na nossa tambem, saquem ai:

http://hominiscanidae.blogspot.com/2009/12/melhores-discos-independentes-de-2009.html

abraço!

Higgo disse...

Quase um ano depois, e eu soh vi agora que tinha respondido duas vezes !! Eu, hein... Valeu por ter respondido, valeu pelos links !! E desculpa a demora. huahuaha

No mais, apesar de Rômulo não estar.. a lista foi boa.. no aguardo da de 2010.