12.21.2008

O OUTRO TOM DO CAREQA

Carlos Careqa é compositor radicado em São Paulo, e suas canções possuem letras inteligentes e melodias simples com boas sacadas.

Como é o caso de ‘Psycho maloca’ onde ele mistura ‘Psycho killer’ de David Byrne, com ‘Saudosa maloca’ de Adoniram Barbosa. Essa música está no disco, ‘Pelo Público’, lançado em 2007. Ou também, como é o caso da canção ‘Acho’, que fez muito sucesso na época de seu lançamento, e chegou a figurar em uma coletânia de canções brasileiras, organizada pelo mesmo Byrne. Essa faixa está em seu disco de estréia.

Pois, em seu mais novo lançamento, ‘À Espera de Tom’, Careqa não faz uma homenagem ao Jobim, ou aos 50 anos de bossa nova. Também não remete à alguma nota musical, escala ou afinação. O ‘Tom’ do título vem de uma das figuras mais bizarras e estranhas da música pop, Tom Waits, que tem discografia cheia de canções que falam da solidão noturna.

Carlos Careqa, em seu novo disco, consegue incorporar o espírito de Waits e também impor um estilo autoral. As canções permitem o ouvinte entender o sentido dos arranjos aliados às letras beatniks do cantor norte-americano. Que tal ouvirmos o próprio Careqa falar sobre o álbum?

Eu Ovo: De onde veio a idéia de cantar Tom Waits em português?

Carlos Careqa: Comecei cantando Tom Waits em português ainda em Curitiba em 1990.
Em 1999, o Sesc Consolação em São Paulo pediu para eu homenagear alguém do mundo pop, e eu escolhi Tom Waits. Fiz um show com 12 músicas, todas em inglês, e somente uma em português, a canção ‘Time’. Depois repetindo o show percebi que a platéia ficava boiando, em alguns casos, pois as letras têm um conteúdo muito específico. Então decidi trabalhar nas versões.

EO: Como aconteceu a tradução da poesia de Waits para o português?

CC: Eu respeitei a poesia original. Fiz uma tradução literal em alguns casos, noutras eu adaptei para uma situação parecida.

EO: E porque ‘Chocolate Jesus’ virou ‘Guaraná Jesus’?

CC: Bem neste caso, a situação é a quase a mesma. ‘Chocolate Jesus’, como o Tom Waits explica, é um chocolate que é distribuído para as crianças na páscoa, se não me engano. Eu quis fazer do guaraná Jesus, a mesma figura do chocolate.

EO: Então você também já conhecia o famoso refrigerante do maranhão?

CC: Quanto ao guaraná Jesus, claro que conhecia, muito porque sou amigo do Zeca Baleiro e do Celso Borges, dois maranhenses que vivem aqui em São Paulo. Daí achei uma ponte para fazer a versão, já que o assunto era o mesmo e remetia a mesma metáfora com Jesus, o Homem.

EO: E quanto aos arranjos? Quanto você foi fiel aos originais?

CC: Eu me inspirei muito nos originais e fiz algumas adaptações com os músicos da banda. O espírito dos arranjos é o mesmo, pois acho que o Tom Waits compõe pensando nisso.

EO: Como aconteceu a escolha do repertório? Entre as canções de Tom Waits...

CC: Eu fui buscando aquelas que eu mais gostava. E também pensando no público, pois pouca gente conhecia o Tom Waits aqui no Brasil. Agora muita gente acabou pegando carona e está também cantando o repertório dele. Mas quando eu cantava as pessoas nem sabiam quem era Tom Waits. Isso lá em 1990.

EO: Pode-se dizer que ‘Rain Dogs’ é seu álbum favorito do Tom Waits? Por causa da maioria de canções desse álbum...

CC: Sim e não. Este é o álbum mais conhecido Tom Waits mundialmente falando. Eu teria outras canções para colocar no disco, mas optei em prestigiar também a audiência!

EO: Podemos esperar um segundo volume de ‘À Espera de Tom’? Quem sabe como um ‘Tom Chegou’...

CC: Por enquanto não. Só se o Tom Waits participar... Hehehhehe... Quem sabe ele ainda não escuta este tributo que fiz para ele.

EO: Como você vê todos esses downloads de música na internet?

CC: Eu acho bom. Não me queixo não. Só acho que o compositor faz o seu trabalho, ou seja compõe, estuda, grava. O restante é com as outras pessoas, não me pertence mais. Não acho que isto seja um trabalho do músico. É o mesmo raciocínio que tenho para vídeo clipe. Eu não vou produzir um clipe para alimentar a MTV. Se alguém quiser fazer e produzir, eu vou achar ótimo, mas a minha função enquanto músico é compor e apresentar a música. Portanto quando um disco meu aparece para download, eu fico feliz, pois tem alguém que acha importante colocar o disco ali. Mas este não é o meu trabalho.

EO: Obrigado pela atenção e sucesso com seu trabalho!

CC: Obrigado você pelo espaço, e bom ano de 2009.

2008 À Espera de Tom

1. E tudo fica azul (All the word is green)
2. Eu e meu cachorro louco (Rain dogs)
3. Garota de Guarulhos (Jersey girl)
4. Guaraná Jesus (Chocolate Jesus)
5. Num trem de metrô (Downtown train)
6. Inocente quando sonha (Innocent when you dream)
7. Boa noite Matilda (Tom Traubert´s blues)
8. Tempo time (Time)
9. Tentação (Temptation)
10. Pro meu rubi (Ruby’s army)
11. Soldado até o fim (Soldier´s things)
12. Não baixe a cabeça assim (Hang down your head)
13. Não quero crescer (I don´t wanna grow up)
14. Qualquer lugar que eu me encostar (Anywhere I lay my head)

Abaixa aqui no Eu Ovo

Se você quiser ouvir as versões do Tom Waits escute abaixo nesse player. As faixas esrtão na mesma ordem do disco do Careqa.

5 comentários:

Augusto TM disse...

Amigão, obrigado pelas ótimas postagens durante 2008. Desejo que em 2009 essa qualidade continue. Seu blog é muito legal. Feliz natal!

Anônimo disse...

"Cumpadi" muito obrigado pelos discos postados e entrevistas publicadas.
Tenha um NATAL muuiiito bacana. e um ótimo ano novo.
Valeu por tudo!

Daniel de Mello disse...

O que representa o Prêmio Dardos
Com o Prêmio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.

Quem recebe o “Prêmio Dardos” e o aceita deve seguir algumas regras:
1. exibir a distinta imagem
2. linkar o blog pelo qual recebeu o prêmio
3. escolher quinze (15) outros blogs a que entregar o “Prêmio Dardos”

Este Premio é uma rede, onde podemos unir mais a vida blogueira, e é tambem um reconhecimento pelo nosso trabalho, o que queremos é espalhar mais a cultura para todos para que tenhamos uma mente melhor, uma vida melhor e um futuro melhor, por isso, indico seu blog para este este "premio", pois se nao fossemos nós, nao teria tanta informação disponivel na net.
Entao nao deixe de divulgar as suas indicações e de linka-los em seu blog, o seu ja está linkado a algu mtempo, e tenho um grande orgulho disso e como diria o mestre Gonzaguinha:

Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada

Eis aqui minhas indicações:

* http://alltribes.blogspot.com/
* http://www.batuquebrasileiro.blogspot.com/
* http://cogumelomoon6070cantores.blogspot.com/
* http://culturalivrenaweb.blogspot.com/
* http://culturamusicalbrasileira.blogspot.com/
* http://elisdiscografia.blogspot.com/
* http://www.euovo.blogspot.com/
* http://www.fhensofunkmusic.blogspot.com/
* http://www.luizamerico.com.br/
* http://naondadosambarock.blogspot.com/
* http://sacundinbenblog.blogspot.com/
* http://sambaesoul.blogspot.com/
* http://www.somdoroque.blogspot.com/
* http://www.umquetenha.blogspot.com/
* http://yankao.blogspot.com/



Abraços

Daniel de mello e a Música da Minha Gente
www.musicadaminhagente.blogspot.com

Sr do Vale disse...

Meu amigo Ovo, sem dúvida este blog, é de um valor enorme para divulgação e resgate de músicos, que se dependessem da mídia convencional, por certo dificilmente saberiamos de suas existências.
Neste caso eu nunca tinha ouvido falar no Careca e por essa matéria, pude ter acesso não só a seu trabalho mas a uma entrevista a qual nos dá uma noção do pensamento de Careca.

Um grande abraço e continue neste novo ano, com a mesma qualidade que só agrega valor a este universo blogueiro.

Eu Ovo disse...

Valeu Sr do Vale.
abs pra vc!