9.27.2009

QUASE FOI A VEZ DO FORROCK DO BEIRÃO

Fazia tempo que os porões estavam trancados. Mas foi preciso apenas uma pequena varredura para encontrar o número b057 na discoteca da Cultura FM. Não era bem o que eu procurava quando havia postado o segundo disco do artista cearense radicado em Brasília, Beirão.

Mini flashback:
Na postagem de 10 de outubro de 2008, eu havia disponibilizado três discos de bandas de Brasília, como 'Forró Paraibola' (bastante raro), 'Casa de Farinha' (nem tão raro assim) e do Beirão (o segundo disco de sua carreira).


Quando eu postei o disco do Beirão, ‘Forró Tecno Bode’, a verdadeira intenção era encontrar o primeiro álbum da carreira desse moderno repentista, o disco de 1999 ‘Isto é que é Forróck’. Esse disco tinha participação da banda 'Os Cachorros das Cachorras' - que influenciaram várias bandas que vieram depois – na canção ‘Tarado Zé Romeu’, com uma guitarra endiabrada do Toronto Viramundo.

Há também canções singelas como ‘Alecrim’ e a instrumental ‘Aderaldo blues’, que conta uma história através de um duelo entre a viola caipira do Cego Aderaldo e o violão blues de Robert Johnson. A disputa entre Beirão e Edu Brito tinha o sugestivo título baseado em literatura de cordel, ‘O encontro do Cego Aderaldo com Robert Johnson’, e ganhou até roteiro de curta-metragem na época.

Mas nem tudo era forróck no disco do Beirão, porque ele também se arriscava no reggae com forró na faixa cheia de malícia ‘O brilho do delegado’. Mas infelizmente o disco em questão não foi encontrado nos porões da Cultura FM. Após alguns anos na escuridão – diga-se um governo que não se deu atenção à cultura da cidade – muitos discos do acervo da rádio foram-se perdidos para sempre. Até mesmo o meu exemplar desse disco foi-se perdido em meio a tantas mudanças.

Pois a versão encontrada foi uma coletânia que tinha faixas do segundo disco do Beirão, juntamente com algumas faixas do primeiro disco, entre as já citadas ainda estão ‘Seu Luiz’, que faz homenagem ao Gonzagão, ‘Forró funk’, ‘Rock de brasileiro’, ‘Te apruma Zé doidão’ e ‘Ascende o nosso amor’. Há ainda a canção ‘Pára-choque’ que parece ter sido incluída como bônus na reedição do segundo disco desse artista - ou será que essa faixa estava no disco perdido e eu nem me lembro...

Então curtam ai ao lado – na rádio do blogui – essas faixas descritas acima e baixem logo esse disco logo abaixo.

2005 Beirão Collection - Do Pé-de-Serra ao Forróck

1 Tecnobode
2 Se eu não fosse solteiro eu casava com você
3 Seu Luiz
4 Amoródio
5 Tarado Zé Romeu (& Cachorros das Cachorras)
6 Televisão
7 Forró funk
8 México
9 Rock de brasileiro
10 Bonito
11 Tribus Maceió
12 Bom de baião
13 Alecrim
14 Baião internauta
15 Chico metaleiro
16 O brilho do delegado
17 Te apruma Zé doidão
18 Terreiro do céu
19 Pára-choque
20 Ascende o nosso amor
21 Aderaldo blues

Abaixar

4 comentários:

Anônimo disse...

amigo afim de parceria de link
adicionei seu blog no uma dose de musica
www.umadosedemusica.blogspot.com

... disse...

heyovo,

pega no meu e balan...


bjs
loianne

Pedro disse...

Sr. Ovo,

continuo o isistenciamento...Sr. Gérson de Veras tem um puta de um disco (a capa é igual ao disco do David Bowie, Diamond Dogs)...é um discasssssoooo...
desenterra ele pra nóis, pleasi!

Didi disse...

Ola amigo ! aceita parceria de links com o meu blog ?

www.mestresdampb.blogspot.com

muito obrigado