8.02.2009

O SAMBA-ROCK DO THIAGO CORREA

Thiago Corrêa é o número Um. Ele tanto fez que conseguiu o remix mais votado no site da cantora norte-americana Lily Allen. Já há algum tempo ele vinha postando – uma vez por semana – versões samba-rock de clássicos da música internacional.

Tudo começou devagarinho com uma estratégia de marketing para movimentar o seu blogui. Versões em samba-rock de clássicos como ‘Oompa Loompa song’, abertura dos ‘Simpsons’ e até ‘Santa Claus is coming to town’ caíram no gosto dos internautas. Que aumentaram consideravelmente o mailing desse cantor paulista radicado em Porto Alegre. Eu, que não costumo seguir feed, RSS ou twitter de ninguém, recebo toda semana um e-mail com o mais novo remix do ‘Projeto Outra Mùsica’.

Vez em quando, Thiago ainda achava algumas faixas abertas – todos canais abertos possibilitam nova remixagem – de músicas conhecidas. A primeira foi a Fergie com ‘Fergielicious’, depois Britney Spears e sua ‘Toxic’, Marvin Gaye com ‘Sexual Healing’. O negócio começou a ficar sério com ‘ABC’ dos Jackson 5 e no dueto Correa e Tammi Terrel em ‘Ain’t no mountain is high enough’. Mas foi com a versão de ‘Knock em out’ de Lily Allen, que ele chegou ao topo da lista no site da cantora, que faz uma espécie de votação dos melhores remixes.

Thiago, por trabalhar no ‘metier’ da publicidade, tem um marketing agressivo, e por isso o resultado da votação no site da Lily Allen não podia ter outro resultado. Eu confesso que votei pra ele no site. Mas fica difícil não votar, porque ele te dá tudo de mão beijada. Os links nos e-mails... Só falta colocar o número celular... Mas não ligue pra ele, porque ele vai te colocar na lista de contatos SMS, para avisar dos shows com antecedência e eficiência. Esses adjetivos acompanham Thiago na carreira autoral, porque não há uma só pessoa que após escutar suas versões samba-rock, não fique curiosa em ouvir as composições desse multi-facetado artista.


Como o próprio Thiago costuma afirmar, esse projeto sempre teve o intuito de fazer com que sua música fosse ouvida. Se isso não é uma estratégia fenomenal... Não sei o que é... Aí está um artista dos novos tempos, onde os downloads gratuitos funcionam como ferramentas de divulgação. Com toda essa ferveção online, Thiago conseguiu assinar com uma gravadora de Londres, a Curve Music.

Por tudo isso, convidei ele pra vir aqui no blogui e contar um pouco de sua trajetória. E antes de mais nada, o disco dele, ‘A Grande Preocupação’ está ai embaixo para download e na rádio ao lado estão algumas canções do ‘Projeto Outra Música’. O próprio Thiago explica nessa entrevista como baixar essas versões em samba-rock.


Como começou essa idéia de ser músico?
Comecei com 8 anos a tocar violão clássico, depois fui parar em festivais e mais tarde como produtor, arranjador, cantor e locutor no mercado publicitário.

Você vive de música? Ou tem alguma atividade paralela?
A atividade paralela é a música publicitária. Canto e arranjo jingles, mas só de vez em quando.

Como surgiu essa paixão pelo samba-rock? Ainda mais você vivendo em Porto Alegre, onde há uma cena forte de rock gaúcho...
Curto samba-rock desde criança, meus vizinhos tinham uma banda e tocavam muito Dema, Bebeto e Bedeu. Depois eu vi que se eu quisesse ir para fora o Brasil, a minha carta na manga seria a cultura Brasileira. A cena rock de Porto Alegre nunca me influenciou, pois acredito que a maioria parou no tempo. Muitos não curtem a música rock mas sim o lifestyle rock, aquela coisa de andar por aí com garrafa de vinho na mão e ser rockstar (sexo, drogas e rock’n’roll). Pra mim esse tempo passou.

Existe uma cena de samba-rock em Porto Alegre?
Aqui tem a ‘Família Sarara’, mas eles misturam um pouco de reggae, o ‘Projeto Ziriguidum’, ‘Projeto Pente Fino’, ‘Zumbira e os Palmares’. Pelo menos são esses que eu ouvi falar aqui na cidade.

Você acha que existe um futuro para o artista ganhar dinheiro com a venda de discos?
Com a venda de discos não, mas com a venda de download sim... Recentemente li um livro chamado ‘A cauda longa’ que fala dessas mudanças no mercado. Eu, pessoalmente, tô otimista. Posso fazer tudo por mim mesmo, diminuíram os atravessadores, aqueles que ficavam entre o artista e o público final. Se você quiser compra o meu mp3 é só comprar direto no meu site. O que mudará é que os artistas terão que entender mais de marketing e comunicação.

Quais são seus planos no futuro?
Espero ainda me tornar referencia do gênero samba-rock e entrar para o grupo dos consagrados como Clube do Balanço, Jorge Ben etc. Pelo menos é pra isso que eu tô trabalhando. Tô indo pra Londres dia 11 de agosto. Já tenho um show marcado em Londres, no Guanabara! Quero transmitir ele ao vivo no meu MySpace, mas eu aviso mais perto da data!

E como é que as pessoas baixam essas versões do ‘Projeto Outra Música’?
Faz o cadastro lá no site ou envia uma email para euquero@thiagocorrea.com que automaticamente você receberá os links para download de todas as músicas produzidas até o momento! Legal, né? E tenho um pedido pros seus ‘ovintes’: Queria mostrar lá em Londres que o pessoal do samba-rock no Brasil é muito forte... Então eu peço que acessem meu MySpace e façam o cadastro lá também!
Abração,
Thiago Corrêa

2008 A Grande Preocupação

1. A grande preocupação
2. Juninho
3. Nadine
4. Novos rebeldes
5. Cara casado
6. Charme
7. Zé ninguém
8. Dalai Lama
9. Eu faço o que posso
10. Tudo bem
11. Pelas calçadas
12. Charme remix

Abaixar
ou
Abaixar pelo site dele

10 comentários:

Daniel de Mello disse...

o site dele ta dando erro
falando que nao pode ser acessado
estranho isso

Eu Ovo disse...

É verdade.
Mas não há problema nenhum em entrar no site dele... Isso eu agarantiu!
O site dele foi hackeado e ele ainda não consguiu resolver esse problema...
Até por isso, não coloquei nenhum link pro site dele - só pro myspace - e também porque eu consegui acessar o site dele, clicando pelo myspace e pedindo para abrir em outra janela...
Uma prova que o site está de boa... Porque dá pra acessar por outro caminho.
Baixa ae, manda e-mail pra ele, que vc não vai se arrepender.
abs

Louiz disse...

ROLA DE VC SUBIR O NOVO ALBUM DA ANA CANAS PRA GENTE????


ABRAÇOS!!!

Eu Ovo disse...

Ainda não pegou?
Pergunta pro google que ele te dá o link.
queria fazer entrevista com ela - mas sinto já abusei da sorte com ela.
Últimamente evito colocar lançamentos no logui.
tá certo que fiz retrospectiva no inicio do ano - mas nao subi nenhum dos links (exceto os que tinham me autorizado).
To mais postando discos que me autorizam - dai vêm com entrevistas etc. O do Ben Harper, que não rsisti o lançamento e postei... Já está expirado.
Se eu coloco o da Ana Cañas, ele expira em uma semana.
Pergunta "Ana Cañas, Hein, Download" pro google. que ele te dá o link que vc quer.
se não der, refina a busca e vai pro google blogsearch - que vai buscar em milhares de outros bloguis o disco que vc quer.
No orkut também tem pra achar.
Basta querer encontrar. E procurar.

Mas se quiser um samba-rock da melhor qualidade... Pega ae o Thiago Corrêa.

abs

Daniel disse...

opa...vou conferir, parece ser bem interessante o som do Thiago. Depois eu posto o que eu achei.

Sobre o álbum da Ana Cañas, eu comprei original e fiz um post no meu blog Jazz e Rock.

Abraço e sucesso. O blog continua excelente.

Diego Albuquerque disse...

Ainda ta fora do ar ai?! Aqui nao voltou hein...

Bom blog, se precisar de uns downloads rouba la no meu...

hominis canidae...

Eu Ovo disse...

O Thiago criou outro site enquanto não resolve os problemas com o dele.
então estão todos avisado se quiserem acessar o thiago correa na net:

"Ola! Como voces sabem vim pra Londres no ultimo dia 11 e permanecerei por aqui ate dia 12 de setembro.

Enquanto ficar por aqui deixo voces atualizados no site www.sambarockers.com - um site que fiz enquanto o problema do meu antigo site (www.thiagocorrea.com) nao se resolve (tinha um hacker sambando por la).

La voces terão acesso as minhas musicas e tentarei continuar daqui o projeto no qual semanalmente produzo um sucesso internacional em samba-rock.

Entao acessem la: www.sambarockers.com

Espalhem pros amigos!

PS.: Para ter acesso a TODAS as minhas musicas e so enviar um email para euquero@thiagocorrea.com

Abracao,
Thiago Correa."

VJ Porto disse...

Atacar no markenting tudo bem, mas, pô, o cara canta no meio das músicas "acesse thiago corrêa ponto com!" (nas regravações)...

Forçou a barra...

Renata Arruda disse...

Legal, mas olha a Lily Allen é inglesa..rs

Eu Ovo disse...

É vero!
Enfim - é gringa!
rs