7.09.2007

SUPER-HIPER-ULTRA-MEGACORDAS

O Supercordas é uma banda que parece que saiu dos anos 70 e saltou direto para o ano 2000. A banda tem um timbre psicodélico e já esta no segundo disco. A banda também já lançou um EP virtual, e valeu-se principalmente da distribuição digital de seus discos.

O primeiro foi lançado em 2003, 'A Pior das Alergias', e em 2004, foi lançado o EP virtual, 'Satélite no Bar'. No ano de 2006, a banda já havia sido premiada com algumas horas de estúdio num concurso da Trama Virtual, e lançou o single do seu próximo disco com as músicas 'Ruradélica', '3.000 folhas' e 'Ricochete'.

Os integrantes do Supercordas são Bonifrate nos vocais, guitarra e teclado, Valentino nos vocais e no baixo, Eduardo ‘Cabelo’ Wakaplot na bateria e Filipe Giraknob nos sintetizadores, programações, distorções e barulhinhos.

O nome da banda só pode ter sido uma alusão aos instrumentos utilizados na música popular, com a física, através da Teoria das Supercordas. Essa teoria explica que os seres, objetos, enfim, todos componentes do universo, não são pontos uniformes, como se pensavam, mas sim filamentos, barbantes, elásticos, ou cordas que se tensionam e fibram infinitamente.

O som da banda, pode ser definido como um estilo de rock ruradélico, uma mistura de rural com psicodélico, Os rapazes lembram um fase pré-histórica do 'Clube da Esquina', quando Beto Guedes gravava 'Belo horror' e Lô Borges atacava de 'Um girassol da cor de seu cabelo'.

O Supercordas gravou um disco maduro o suficiente para receber inúmeras críticas positivas das publicações do gênero, como as revistas, 'Bizz' e 'Rolling Stone'. O disco 'Seres Verdes ao Redor; Música para samambaias, Animais rastejantes e Anfíbios Marcianos', foi lançado em 2006, e desde então a banda não parou.

A primeira música do disco, 'O sol brilhou sobre o verde', é uma abertura instrumental com vocais que lembram muito os Beatles. A segunda faixa, 'A charneca', é um rock rural no melhor estilo 'Sá, Rodrix e Guarabyra', com temperos psicodélicos de Syd Barret.

Na terceira faixa, 'Ruradélica', a banda mostra a que veio e entrega uma canção extremamente grudenta, bem no estilo dos ‘quatro fabulosos’ de Liverpool. Com essa canção, o Supercordas pode gabar-se de ter sua própria 'Strawberry Fields forever'. Então '3.000 folhas' é a 'Lucy in the sky with diamonds'.

As músicas 'Sobre o frio', 'Frog rock' e 'Sobre o calor', também pedem assobios instantâneos, pés marcando ritmo, e dedos tamborilando sob a mesa. Mas a banda também mostra um lado bem experimental, em canções como a suíte dos eme’s, 'Mofo', 'Musgo' e 'Mangue'. O disco termina com uma homenagem para as árvores, 'Fotossíntese'.

O som do Supercordas é o encontro do rock rural brasileiro de 'Sá, Rodrix e Guarabyra', com imagens lisérgicas de Syd Barret, os timbres psicodélicos do 'Pink Floyd', nas melodias assobiáveis dos 'Beatles'.

2006 Seres Verdes ao Redor

1. O sol brilhou sobre o verde
2. A charneca
3. Ruradélica
4. 3.000 folhas
5. Mofo
6. Sobre o frio
7. Ricochete
8. Musgo
9. Frog rock
10. Sobre o calor
11. Mangue
12. Fotossíntese

Baixe aqui pelo Eu Ovo

8 comentários:

Washington Luis Midoes e Silva disse...

Valeu! Tentei duas vezes e o link estava não disponível, na terceira consegui! Legal disponibilizar novos talentos (ou desconhecidos do grande publico).

Obrigado

victor disse...

seguinte, achei bem massa comentar sobre o supercordas. só que tem umas informações erradas aí.
Eles não são de Belo Horizonte.
Bonifrate e Valentino são de Paraty e os outros dois são do Rio.
o disco de 2004 se chama Satélites NO bar, e o novo cd se chama seres VERDES ao redor...
e no final do texto repete um trecho.

mas é isso ae, supercodas é foda.
esse foi o rubber soul do supercordas.o sgt pepper ainda está por vir. rs

victor disse...

seguinte, achei bem massa comentar sobre o supercordas. só que tem umas informações erradas aí.
Eles não são de Belo Horizonte.
Bonifrate e Valentino são de Paraty e os outros dois são do Rio.
o disco de 2004 se chama Satélites NO bar, e o novo cd se chama seres VERDES ao redor...
e no final do texto repete um trecho.

mas é isso ae, supercodas é foda.
esse foi o rubber soul do supercordas.o sgt pepper ainda está por vir. rs

Eu Ovo disse...

Valeu Almost_Honest
pela informação da naturalidade dos integrantes da banda.
Quanto ao nome dos discos do Supercordas - se você baixasse o disco veria que no arquivo esta o nome certo. Acho que foi a pressa na digitação que me fez incorrer nesses erros. Agora que você me mostrou o erro e eu vi: seres vivo ao redor é errado mesmo. Satélites no bar é so um detalhe - um pequeno detalhe que muda completamente o sentido.
Vou mudar esses erros - e quanto a naturalidade deles - vou dar um jeito de corrigir os erros sem alongar muito e sem mudar tanto o texto.
Eu conheci algum dos integrantes no soulseek - ele usava o nick 'Supercuerdas', e até trocavamos arquivos - hoje eu diminui a frequencia no slsk e nao o encontro mais.
Muito bom o som deles - achei muito legal quando ouvi - pq baixei faz um tempo pelo slsk.
Achei muito mais sincero que o som do Jupiter Maçã - que faz uma coisa meio beatles e syd barret.
A mesma mistura nas mãos da galera do Supercordas ficou muito mais legal.
Essa do Rubber soul dele é boa - então eu completaria que o "Rubber Soul" é o "A Pior das Alergias", enquanto o "Seres Verdes" é o "Revolver".
Vamos esperar ansiosamente pelo "Sgt. Peppers" deles.

Anônimo disse...

Oque é isso???? Som do karalho!!!! muito bom.... o Brasil, eo mundo, precisa de mandas assim, de conteudo e qualidade e não estas "bandas de rock" que aparecem por ai ultimamente so com modinhas, parabéns galera, parabens pra banda, continuem com suas ideologias e nao deixem a industria da midia mudarem os seus ideais...

abraços


Jah bless

nacaonesta@bol.com.br

Sr. Penca disse...

hehehehe

muito bacana esse disco!

valeu!!! :)

Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.