1.11.2021

RETROSPECTIVA 2020 ou VOCÊ ACHOU QUE O BLOGUI TINHA ENCERRADO AS ATIVIDADES?

Depois de dois longos anos sabáticos, o blogui Eu Ovo retoma as atividades para apresentar lista de melhores do ano.


Neste ano, vimos a importância da música em streaming avançar consideravelmente. Tanto que quase todos artistas disponibilizam suas obras em uma plataforma ou outra, quando muito em todas elas. São várias plataformas de streaming como Spofify, Tidal, Google Play, Apple Play e Youtube.

Considerando todas essas mudanças no mercado da música – que já vinham ocorrendo há algum tempo, mas que se consolidaram de verdade nos últimos anos – daremos preferência em utilizar o Youtube, por ser uma ferramenta mais acessível a todos.

A nova lista terá os discos apresentados em streaming e não mais serão disponibilizados os links para download gratuitos, uma vez que em muitos casos nem mesmo existam. Os comentários estarão livres para o compartilhamento e encorajamos essa maravilhosa troca de informações.

Apresentaremos diversas listas de 10 melhores discos do ano, nos mais variados estilos. A primeira lista serão os melhores discos do ano. A partir dai serão apresentados os mais variados estilos, com os discos que não entraram na lista principal, mas mereceram estar aqui também pela excelência.

MELHORES DISCOS DE 2020

Luedji Luna – Bom Mesmo é Estar Debaixo d’Água




O melhor disco deste ano que passou foi o maravilhoso ‘Bom Mesmo é Estar Debaixo d’Água’ de Luedji Luna. A cantora já tinha apresentado uma bela estréia no seu disco de 2017, ‘Um Corpo no Mundo’, mas superou todas expectativas com este lançamento. ‘Bom Mesmo é Estar Debaixo d’Água’ é quase uma ópera suave sobre as dificuldades de ser mulher e negra. Uma obra delicada e sublime que reflete a luta de gênero e racial nos dias atuais.

Com produção da própria Luedji em parceria com Kato Change, que também toca guitarra em todas as faixas, o disco faz uma viagem sonora e visual nesse universo de lutas. Um disco extremamente necessário, que simboliza o amor em todas suas forma na vida das mulheres negras. O disco é acompanhado pelo filme dirigido por Joyce Prado e permeado por textos e poesias de escritoras negras, como Conceição Evaristo, Cidinha Silva e Tatiane Nascimento. Um disco essencial.




Zé Manoel – Do Meu Coração Nu



O próximo melhor álbum do ano é ‘Do Meu Coração Nu’ de Zé Manoel. O cantor e compositor pernambucano seu quarto álbum de estúdio com diversas canções delicadas que refletem a realidade negra brasileira. A obra reflete sobre o racismo institucional inserido no âmago da sociedade brasileira, mas também apresenta momentos suaves e românticos.

O disco alterna canções delicadas e românticas com ancestralidade e afrodescendência. Com participações de grandes artistas da música brasileira, como a própria Luedji Luna, mas também como o maestro Letieres Leite, Kassin, Alberto Continentino e Stephane San Juan, entre outros. Com produção musical de Luizão Pereira.





Mateus Aleluia – Olorum




Em seguida o melhor do ano é ‘Olorum’ de Mateus Aleluia. O cantor e compositor baiano foi parte fundamental d‘Os Tincoãs’ e junto com Dadinho cunhou clássicos absolutos da música brasileira. Em seu terceiro disco solo, Aleluia apresenta seu cântico afoxé e se existe uma prova da existência divina é o canto de Mateus Aleluia.

O disco tem produção de Ronaldo Evangelista e participações de gente como João Donato, Lenna Bahule,  Mauricio Fleury, Thiago França, Gustavo Ruiz, Bruno Buarque, Décio 7, Sérgio Machado, entre outros. Outro disco fundamental para entender a cultura afro brasileira.




Fabiana Cozza – Dos Santos




Prosseguimos com o mais um melhor do ano em ‘Dos Santos’ de Fabiana Cozza. A cantora vem com outro lançamento essencial para a música brasileira. Depois de cantar sambas clássicos e mostrar o cancioneiro latino, Fabiana apresenta um passeio aos cânticos africanos.

Com produção de Fi Maróstica, o disco revela a riqueza da mitologia Africana. Com diversos cânticos em Iorubá, a cantora expõe a beleza divinal dessa mitologia. Outro disco fundamental que expõe a cultura e história dos negros no Brasil. Essencial para entender o Brasil atual.



Roseanne Santos – Fronteiriça



O próximo melhor do ano é ‘Fronteiriça’ de Roseanne Santos. A cantora carioca apresenta seu álbum de estréia com frescor e originalidade. Roseanne é radicada em Curitiba há mais de 15 anos e participa ativamente da cena musical da cidade.

Roseanne apresenta uma ancestralidade baiana e fluminense e soube mesclar com influências sulistas, da capital Paranaense. Entre diversas parcerias com músicos da cena curitibana, Roseanne mistura com maestria o suingue da Bahia com os ponteios do sul e ainda sobra espaço para tangos. Com produção musical de Leonardo Gumieiro e Luciano Faccini.




Thereza Alves – Canta Outra Vez



Mais uma estréia como melhor do ano é o ‘Canta Outra Vez’ de Thereza Alves. A cantora de Piracicaba, que chegou a gravar alguns compactos em 78 rotações, tem sua verdadeira estréia em disco apenas na melhor idade e entrega uma obra cheia de personalidade e bom gosto.

Thereza Alves é um furacão repentino que chega com feroz cadência, demonstrando grande poder e controle vocal.





Alaíde Costa – O Anel (Canta José Miguel Wisnik)



O próximo melhor do ano é ‘O Anel’ de Alaíde Costa, onde ela ‘Canta José Miguel Wisnik’. A cantora é uma diva da época da Bossa Nova, que só não recebeu maior destaque por puro preconceito. A cantora foi a interprete favorita da canções de Johnny Alf, outro ícone da Bossa Nova, que também foi vítima de preconceitos ao longo da carreira.

Alaíde sempre for a reverenciada por diversos músicos e sempre por onde passava, pelo timbre de voz firme e ao mesmo tempo suave. A cantora se une ao pianista e compositor José Miguel Wisnik para interpretar as canções dele e entrega uma pérola bruta da música brasileira.






Rapadura – Universo do Canto Falado




Depois de tanta suavidade e delicadeza, mais um melhor do ano vem do ‘Universo do Canto Falado’ de Rapadura. O rapper e compositor apresenta sua mistura de ritmo e poesia com o repente, o côco, o martelo agalopado e todo universo do nordeste.

O disco de Rapadura pode ser considerado uma obra coesa e perfeita para os dias atuais, ao representar a saga de todos nordestinos. Entre aboios e repentes, o rapper canta e reconta as tradições orais da população nordestina e apresenta referências artísticas e geográficas da região.



Fran e Chico Chico – Onde?



Outro melhor do ano que segue é ‘Onde?’ de Fran e Chico Chico. Fran é filho de Preta Gil e neto de Gilberto Gil, já Chico Chico foi conhecido desde pequeno como Chicão, filho de Cássia Eller. Tanto Fran quando Chico Chico não são iniciantes na música e carregam experiência não somente no DNA. Enquanto Fran lançou sua estréia em disco neste mesmo ano, Chico Chico já gravou com sua banda ‘2x0 Vargem Alta’.

Nesta despretenciosa obra os dois se mostram à vontade para apresentar suas próprias versões de canções anteriormente gravadas por grandes compositores e interpretes, como Sérgio Sampaio, Luiz Melodia, Itamar Assumpção, Edson Gomes e até mesmo Gilberto Gil. Como uma releitura da obra-prima Gil e Jorge, Fran e Chico Chico demonstram que não é preciso muito para a criação de um clássico.



Nana Caymmi – Nana Tom Vinicius




Mais um melhor do ano com ‘Nana Tom Vinicius’ de Nana Caymmi. A cantora tem uma das mais belas vozes da música brasileira. Um timbre límpido e claro que não mudou nada com o passar do tempo e que fica cada vez melhor.

A escolha de repertório soa perfeita. Os arranjos do disco são belos e precisos. Não há uma falha sequer e não poderia ficar de for a dessa lista. Apesar de maravilhoso o disco não surpreende como deveria, entretanto entrega o que sempre se esperou de uma obra de Nana Caymmi – Excelência. Viva Nana Caymmi!



Com estes 10 petardos, deixamos o caminho preparado para a próxima rodada da lista de melhores do ano.  

Aguarde….



18 comentários:

praticaradical disse...

Que boa notícia. Estive abrindo todos esses dias à espera desse maná,

abraço forte

printertechnician disse...

Thanks for sharing a nice article.Wireless Security Consultants’ job description can include a variety of different tasks.Companies need experienced professionals that can take care of every aspect of wireless network security.

Pena Schmidt disse...

A #listadaslistas passou por aqui

DIO1337 disse...

คาสิโนออนไลน์ MGWIN88 พร้อมเล่นเกมออนไลน์ที่หลากหลายรวมถึงคาสิโนบาคาร่ารูเล็ต เราพร้อมให้คำแนะนำในการเล่นและคอยดูแลแก้ไขปัญหาให้ลูกค้าตลอด 24 ชั่วโมง

อ่านเพิ่มเติม...

sofia889 disse...

ชอบดูหนังฟรี เรามีให้ดูมากกว่า 1000 เรื่อง หนังเก่า หนังใหม่เรามีทุกรูปแบบ ครบรสทุกอารมณ์ ดูหนังออนไลน์ Doonungfree ซัยไทย พากย์ไทย ครบจบที่นี่ที่เดียว

Anônimo disse...

CRM systems, which are a form of customer relationship management (CRM), are now more popular than contact-management software. SalezShark CRM software offers exceptional features for managing their relationships and effective contact management.

ROHIT DUBEY disse...

ccleaner piriform download and then follow the instruction to install the ccleaner to your device it make your system better and fast. If ccleaner installer has stopped working then you can contact our tecnical experts to get instead help.

corpac disse...


sabyasachi lehenga is an Indian fashion designer from Kolkata. Since 1999, he has sold designer merchandise using the label Sabyasachi. Mukherjee is one of the Associate Designer Members of Fashion Design Council of India and the youngest board member of the National Museum of Indian Cinema. It is a dream of every girl to walk down the aisle in your vague bridal lehenga. Shop online the best of Sabyasachi Lehenga, Sabyasachi Sarees, Sabyasachi Anarkali & Sharara Set with Panache Haute Couture. Shop now with us online and avail the best of Sabyasachi Lehenga and give a dreamy start to your second inning of life.

Rahul Saxena disse...

weekend getaways near Delhi
Kuchesar Fort
Kuchesar
https://kuchesarfort.com/review-and-feelings-of-visiting

joker123 disse...

aduq online
agen aduq
situs aduq
daftar aduq
aduq terpercaya
aduq terbaik
situs IDNPlay
aduq online
aduq terbaik
aduq terpercaya

CLICKME disse...

"Thank you for the auspicious write-up. It in fact was a amusement account it.
Look advanced to more added agreeable from you! However, how could we communicate?"

오피헌터

MY SITE disse...

This is a good page to be honest . I do not know if it’s just me or if perhaps everybody else experiencing issues with your blog.

횟수 무제한 출장

VISIT ME disse...

"Hello there, I found your blog by way of Google while
looking for a related matter, your website came up, it appears to be like good.

I have bookmarked it in my google bookmarks."

스포츠마사지

jack disse...

roadrunner tech support phone number. Out customer care specialist are available 24X7 for giving you full assistance related roadrunner that make your life ease and you can contact through clicking this link roadrunner technical support number.

Mike Johnson disse...

Gosto do seu vídeo! Eles são ótimos. Acho que você deveria ter mais curtidas no YouTube. Você pode comprar curtidas do youtube aqui https://viplikes.pt

sportstotohot.com disse...

The post was really very good. Thanks for sharing. 스포츠토토

ROHIT DUBEY disse...

imap.aol.com not responding imap server so you can connect your desktop mobile and etc. On your account aol online service provider which give you the different kinds of services which you have never seen before aol imap server not responding

mangatramonline disse...

Buy Moong Chilka Dal online, one of the best vegetarian superfoods claimed for its outstanding health benefits. Whether eaten raw when sprouted or cooked? It is always tasty and an exceptional source of valuable protein and nutrients. Buy Moong Dal online with magatramonline.com, the best pesticide free pulses supplier. Mangatramonline.com delivers pure, chemical, healthy, and pesticide-free cooking ingredients that substitute you with a healthier lifestyle.

https://mangatramonline.com/pulses/moong-chilka

Buy Moong Chilka Dal Online