SALVE EUOVO!!!

Sempre houve a intenção de transformar o blogui em site, rádio on-line e tudo mais. Mas para esta tarefa é necessário suporte financeiro.

Para isso o blogui abre esta campanha de financiamento colaborativo que vai garantir a manutenção e quiçá sua transformação em site etc.

Sua contribuição vai ajudar a manter postagens semanais sobre os mais variados artistas com álbuns em download gratuito, dicas sobre discos a baixar, podcasts, novos lançamentos em streaming, retrospectivas e listas de melhores discos de cada ano – incluíndo listas de melhores álbuns dos anos passados como por exemplo 1964, 1999, 1986, 1971 entre outros anos.

Por isso o blogui encerra este período de hiato na esperança de alcançar o aporte financeiro necessário para dar continuação aos trabalhos por mais um ano.

Então para manter o blogui ativo... Siga o site vakinha e contribua neste processo.

Quando atingirmos a meta... Vamos dobrar a meta... E ai quem sabe? Venha um site... Uma radio on-line... Canal no youtube... E tudo mais... Valeu!!!

domingo, 26 de junho de 2011

SE ORIENTE GIL NA POLITÉCNICA DA USP


Essa gravação de um show de Gilberto Gil é uma pérola da música brasileira. Gil estava chegando do exílio e foi convidado a participar de um protesto contra a morte do estudante da USP, Alexandre Vannucchi Leme, pela ditadura militar.

Nesse show na Escola Politécnica da USP, Gil cantou e músicas e contou casos para um público de quase dois mil alunos. Ele tocou clássicos da época como ‘Oriente’, ‘Meio de campo’, ‘Objeto sim, objeto não’ e ‘Expresso 2222’.

Quando a audiência pediu em coro que cantasse ‘Cálice’, parceria de Gil com Chico Buarque, ele respondeu que não sabia parte da letra. “Tem uma parte da letra, que é do Chico, que eu não lembro e que eu nem aprendia cantar”, lembra. Até que um estudante entregou-lhe uma cópia da letra e Gil apresentou uma versão bela e pungente da canção – como só ele sabe fazer.

Toda a apresentação, com Gil ao violão e conversando com a platéia como se estivesse sentado na rede da varanda. “Numa corrida de obstáculos, um cara vem e pula por cima, o outro passa por baixo”, comenta Gil, arrancando risos da audiência.

A versão acústica de ‘Back in Bahia’ ganhou urgência de raridade, porque é quando ele explica toda a influência de botar o rock no sertão e cantar como as velhas tradições do repente nordestino. Sensacional!!!

Feito na época, em gravadores de rolo, esse registro foi importante pela história da luta contra a ditadura militar. Chegou a ser cogitado como lançamento, mas Gil já era Ministro da Cultura e não deu atenção ao projeto. Em 2002, Paulo Tatit, do Grupo Rumo, remasterizou o áudio, mas não houve acordo nem verba para o lançamento. Depois o arquivo foi parar na internet, e hoje com encarte e capa feitas pelo blog amigo Toque Musical.

1973 Ao Vivo na Escola Politécnica da USP

1. Oriente
2. Gil fala
3. Chiclete com banana
4. Minha nêga na janela
5. Senhor delegado
6. Eu quero um samba
7. Meio de campo
8. Cálice
9. Gil fala
10. O sonho acabou
11. Ladeira da preguiça
12. Expresso 2222
13. Procissão
14. Gil fala
15. Domingo no parque
16. Gil fala
17. Umeboshi
18. Objeto sim, objeto não
19. Gil fala
20. Ele e eu
21. Noite morena/ Duplo sentido
22. Cidade de Salvador
23. Iansã
24. Eu só quero um xodó
25. Edith Cooper
26. Back in Bahia
27. Filhos de Gandhi
28. Eu preciso aprender a só ser
29. Cálice (respise)

Abaixar

12 comentários:

L. Augusto Estacheski. disse...

parabéns ao Toque Musical e a vocês, claro.

Doutor Sujeira disse...

Do caralho.

L.Moraes disse...

Cara isso é algo que vai além de escutar qualquer album, é a sensação de trocar uma idéia com o cara de verdade. É lógica que com uma plano de fundo setentista, mas mesmo assim as conversas são fodas.

mela.... disse...

Fantástico!
Grande Gil, por aquilo que ele diz eo que ele canta.
Todas as revoluções são infinitas

Habitante disse...

O link foi removido!!! cheguei atrasado!!?

Anônimo disse...

Link removido! Ativem, por favor!

Chris disse...

Poxa, os links não estão mais funcionando!

Tem como postar de novo? Post incrível!

Juliana Bazanelli disse...

reforçando o coro: será que dá pra postar de novo?

fui sedenta no link...
ah! que vontade de ouvir essa preciosidade!!

Eu Ovo disse...

esse merece mesmo uma correção.
vejam lá - tá funcionando de novo.

Devaneadora disse...

O link novamente não está funcionando =(

Giba Paiva Magalhães disse...

Pois é, queria muito "ovir" esse som! Eu tinha um compacto desta mesma época, brinde da revista Bondinho. Era incrível, mas acabou que me roubaram.

Eu Ovo disse...

vejam no blog:
http://fatalatodovapor.blogspot.com.br/2014/10/gilberto-gil-gilberto-gil-ao-vivo-na.html

lá tem novo link pra download.