11.16.2008

O FILHOS DO PAI SÃO OS FILHOS DO PAI

Fela Kuti deixou um grande legado para a música, além da sua obra, mas também na figura de seus filhos.

Femi Kuti, nascido em 1962, foi o primeiro a iniciar carreira solo, quando o pai ainda estava vivo. Antes ele tocou muitos anos na banda do pai, Egypt 80. O primeiro disco foi em 1989, No Cause for Alarm, seguido por MYOB em 1991 e Femi Kuti em 1995.

Até essa época, o pai, Fela, era vivo e seguia tocando com a Egypt 80. Por isso Femi criou a própria banda, The Positive Force, com quem gravou os próximos discos, Shoki Shoki (1998), Fight to Win (2001) e Africa Shrine (2004).

Femi busca um som mais moderno para sua música. Ele ainda toca o afrobeat eternizado pelo pai, mas mistura novos elementos nesse caldeirão. O som dele tem acid-jazz, eletrônico e até reggae.

Recentemente Femi lançou várias coletânias de sua obra, e também participou da trilha sonora do game Grand Thief Auto IV, e da coletânia organizada por Brett Dennen, Hope for the Hopeless. Lançou novo álbum este ano após mais de sete anos sem gravar canções inéditas, Day by Day (para quem quiser a capa em alta resolução - é só clicar na capa do ábum - pois no arquivo rar só tem como referência).

O filho caçula de Fela também se aproximou da música do pai. Seun Kuti nasceu em 1981 e começou a tocar na banda do pai, Egypt 80, quando tinha oito anos. Após a morte do pai, em 1997, em decorrência de complicações com a AIDS, o jovem Seun assumiu a banda.

Seun preferiu seguir a linha tradicional do afrobeat disseminado por seu pai. Ele lançou um compacto em 2007, Think Africa, com faixas que fariam parte do seu novo disco, que ficou pronto e foi lançado este ano, Many Things.

Então ouçam, vejan e sintam o som dos filhos do pai, Fela Kuti. Femi Kuti e Seun Kuti arrebentam no afrobeat e seguem os passos do pai.

Seun Kuti
2008 Many Things (& Egypt 80)

1. Think Africa
2. Don't give that shit to me
3. Many things
4. Fire dance
5. Mosquito song
6. Na oil
7. African problems

Abaixa aqui no Eu Ovo

2007 Think Africa EP (& Egypt 80)

1. Think Africa
2. Think Africa (Radio edit)
3. Think Africa (Bonus beats)
4. Na oil
5. Na oil (Radio edit)
6. Na oil (Bonus beats)

Abaixa aqui no Eu Ovo

Femi Kuti
2008 Day by Day

1. Oyimbo
2. Eh oh
3. Day by day
4. Demo crazy
5. Do you know
6. You better ask yourself
7. One two
8. Tell me
9. They will run
10. Tension grip Africa
11. Dem funny
12. Lets make history
13. Inside religion

Abaixa aqui no Eu Ovo

2004 Africa Shrine (& The Positive Force)

1. Intro
2. Dem bobo
3. Oyimbo
4. I wanna be free
5. If them want to hear
6. Eho
7. 1, 2, 3, 4
8. Yeparipa
9. Can't buy me
10. Bring me the man now
11. '97
12. Intro Shotan
13. Shotan
14. Water no get enemy

Abaixa aqui no Eu Ovo

2001 Fight to Win (& The Positive Force)

1. Do your best
2. Walk on the right side
3. Traitors of Africa
4. Tension grip Nigeria
5. '97
6. Fight to win
7. Stop AIDS
8. Eko Lagos
9. Alkebu-lan (Cradle of civilization)
10. One day someday
11. Choice Is yours
12. Missing link

Abaixa aqui no Eu Ovo

1998 Shoki Shoki (& The Positive Force)

1. Truth don die
2. Beng beng beng
3. What will tomarrow bring
4. Victim of life
5. Blackman know yourself
6. Look around
7. Sorry sorry
8. Eregele

Abaixa aqui no Eu Ovo

1995 Femi Kuti

1. Wonder wonder
2. Survival
3. Frustrations
4. Intro Nawa
5. Nawa
6. Plenty nonsense
7. Stubborn problems
8. No shame
9. Live for today
10. Changes

Abaixa aqui no Eu Ovo

1991 MYOB (& The Positive Force)

1. M.y.o.b. (Mind your own business)
2. I know why
3. Master plan
4. Armed robbers
5. T.o.t. (Theory of togetherness)
6. August fool

Abaixa aqui no Eu Ovo

Um comentário:

Zer0_II disse...

Great blog you have here. Please let me know if you would like me to list it on my music blogroll/directory @ http://music-bloggers.blogspot.com Take care

Zer0_II