8.23.2008

YO TIENGO ESPERANZA EM LOS OJOS

Parem as prensas! Parem tudo que estão fazendo! Os que acompanham o blogui frequentemente, sabem que quando eu faço com uma introdução dessas, vem pedrada pra aí...

O som ao qual me refiro é o da contrabaixista, cantora e compositora Esperanza Spalding. Se no som da Hiromi Uehara eu já tinha ficado pasmo... Fiquei de novo com o som da Esperanza.

O disco mais novo, 'Esperanza', foi gravado com uma trupe de bambas como o violão flamenco de Niño Josele, a percussão de Jamey Haddad, os bateristas Horacio ‘El Negro’ Hernández e Otis Brown III, o saxofone de Donald Harrison, o piano de Leo Genovese e a voz de Gretchen Parlato.

O disco começa com uma versão suingada para ‘Ponta de areia’ do Fernando Brant e Milton Nascimento, na qual a Esperanza canta em português mesmo, e sem sotaque algum. A faixa seguinte é ‘I know you know’, que é uma versão com um pé no samba-jazz.

‘Fall in’ é uma faixa delicada e de muito bom gosto. A quarta faixa, ‘I adore you’ lembra os melhores momento de Fora Purim e de toda galera que faz improviso vocal. Tem certeza de que essa mina não é brasileira?

Tenho sim! Ela nasceu nos Estados Unidos, em Oregon, estudou em Berklee e já tocou com Pat Metheny. Eu simplesmente adorei o som de Esperanza Spalding.

A clássica ‘Body & soul’ é apresentada como ‘Cuerpo y alma’, cantada em espanhol também sem sotaque algum. Mas o som é um standart de jazz de primeiríssima linha.

‘She got to you’ é uma quebradeira sem fim. ‘Precious’ é outra faixa delicada, simplesmente sensacional. ‘Mela’ é outra quebradeira, com destaque para os solos de trumpete, piano e até do contrabaixo da anfitriã, que nos brinda com mais improviso vocal.

‘Love in time’ é mais uma balada delicada e deliciosamente executada, repare no final que vai crescendo. ‘Espera’ tem um groove perfeito para curtir a dois. Aliás, esse disco é altamente recomendado para aquele jantar à luz de velas, ou aquele happy-hour intimista.

‘If that’s true’ tem suingue, tem solos de sopro que são maravilhosos, tem um piano mandando ver, a bateria quebrando tudo e o inconfundível contrabaixo da Esperanza marcando o ritmo.

O disco termina com outra música brasileira, ‘Samba em prelúdio’, com um arranjo flamenco, novamente cantada em português perfeito.

Esse foi o segundo disco dessa surpresa do jazz norte-americano, que para mim é a nova grande diva do momento e dos momentos que virão.

Então você pode pegar aqui os discos dessa cantora maravilhosa.

2008 Esperanza

1. Ponta de areia
2. I know you know
3. Fall in
4. I adore you
5. Body & soul (Cuerpo y alma)
6. She got to you
7. Precious
8. Mela
9. Love in time
10. Espera
11. If that’s true
12. Samba em prelúdio

Baixe aqui pelo Eu Ovo

2006 Junjo

1. Peacocks
2. Lôro
3. Humpty dumpty
4. Mompouana
5. Perazuán
6. Junjo
7. Cantora de yala
8. Two bad
9. Perazela

Baixe aqui pelo Eu Ovo

Link do: The Music Jockey

15 comentários:

sumarijuana disse...

Seu Blog é o bicho cara!
Demais mesmo! Onde vc fica sabendo dessas coisas?

Parabéns!

Sergio disse...

Porra, Bruno até que enfim, monamí! Discaralhaça, bom da porra! E essa mulher é simplesmente linda! Abraçada no baixão acústico é uma imagem q não posso deixar de ver quando poraqui passar.
Matô a pau, parcero!

Anônimo disse...

Exelente blog! Será que esse espaço tem lugar para a cultura popular? Tenho interesse em parceria na troca de links. Caso tenha interesse, basta entrar em contato. Abraços.

Eu Ovo disse...

Valeu Sergio...
eu também tive essa reação ao ouvir a Esperanza pela primeira vez. Ela é demais!
Aliás... Essas mulheres do jazz, hein? O que elas não fazem? Elas podem tudo... Grandes divas, Hiromi e Esperanza - e eu fico aqui a imaginar um dueto entre as duas... Seria fenomenal!
Sumarijuana, eu achei esse disco em outros bloguis - como o FeraMP3 (tem link ai ao lado no EuOvo)... Outras coisas eu acho no orkut... a comunidade Discografias eu só uso quando eu sei o que quero baixar - quando to só navegando eu prefiro a comunidade da revista Dilúvio...
Marcos, co certeza rola de colocar teu link lá no Eles Ouvem...
Manda ai...
abs a todos

Falcao disse...

A menina eh otima, alem de gatissima e charmosissima.
Soh uma correcao, ela estudou e agora ensina em Berklee, uma escola de musica conhecida nos EUA.

Eu Ovo disse...

putz hein?
que aula! que professora!
até deu vontade de estudar contrabaixo em berklee (nem tinha visto esse erro - valeu).
e quem sabe ainda descolar aquela carteirinha de usuário...

Esquadrão SS disse...

Essa mulher é muito boa mesmo. Mas ainda fico com o John Patitucci. rsrsrs Excelentes postagens! Abraço!

woody disse...

E aê dos Ovos!

Orra meu! Fiquei maravilhado dqo ouvi Esperanza pela primeira vez, o que aconteceu por ocasião do lançamento do disco homônimo. Ainda mais que eu tb toco baixo. Desconhecia o disco anterior e já estou baixando para conferir.

Veleu!
Abração,
WOODY

Anônimo disse...

Mozart disse:
Caaara! Se não fosse a internet, através do seu trabalho, como eu iria descobrir esta gatona! Vc me deu a "esperança" de conhecer a Esperanza.

Anônimo disse...

Mozart disse:
Caaara! Se não fosse a internet, através do seu trabalho, como eu iria descobrir esta gatona! Vc me deu a "esperança" de conhecer a Esperanza.

THIAGÔNICO! disse...

cara, o link tá quebrado... será que você poderia passar outro, pois fiquei na pilha de ouvir esse som... O seu blog é muito show, iniciativa show cara

Daniel disse...

Po .. tem como colocar o link no ar de novo ??
Ta dando erro no 4shared ...

Marcus Colacino disse...

ta dando erro mesmo no 4shared

alguma alma bondosa poderia linkar novamente o arquivo ?

Moara disse...

o primeiro disco tá inválido, e fiquei na fissura depois do seu texto, confesso! rola tentar disponibilizar novamente? eternamente grata! beijos!

Eu Ovo disse...

http://www.4shared.com/zip/bjwUJ9Xt/2008_-_Esperanza_Spalding_-_Es.htm