8.02.2008

BATMAN-TURNER OVERDRIVE

O que dizer sobre esse personagem maravilhoso criado por Bob Kane? E porque diabos o Eu Ovo vai falar logo sobre esse justiceiro mascarado? Simples! O Batman, mesmo sem poder algum, já deu até uns sopapos no Superman. Então seguem abaixo alguns álbuns que comprovam essa popularidade.

O seriado da década de 60 foi o grande responsável pela trilha sonora oficial, que é a canção, ‘Batman theme’. Quem é que pode dizer que não reconhece a música nos primeiros acordes? Confira na rádio ao lado as várias versões desse clássico.

O primeiro álbum representa a trilha sonora original do programa de televisão daquela época. Depois dois discos obscuros que possuem pouca informação na internet. São o 'Batman', creditado aos 'Bat Boys', e o 'Batman & Robin', creditado a membros de 'Sun Ra' e 'The Blues Project', e com o subtítulo de ‘The sensational guitars of Dan & Dale’. Ambos discos lançados em 1966, mesma data da trilha sonora da série.

Depois da série televisiva, participações em desenhos dos ‘Superamigos’, e no vergonhoso ‘Scooby Doo’, o Batman finalmente teve sua chance no cinema, pelas mãos de Tim Burton. O cantor Prince ficou tão empolgado com a história que compôs, por conta própria, canções para o filme, que acabaram aproveitadas no longa-metragem. Esse disco também foi colocado aqui, porque trouxe um trabalho autoral baseado no personagem.

Tim Burton ainda dirigiu uma continuação e a série continuou nas mãos de Joel Schumacher, que transformou as aventuras do morcego num espetáculo circense de gosto duvidoso. As trilhas sonoras dos filmes dirigidos por Burton foram compostas por Danny Elfman, enquanto a trilha dos filmes posteriores, dirigidos por Schumacher, nada mais eram que coletânias com vários artistas. Se você quer baixar esses discos, e inclusive as trilhas do ‘Batman Begins’ e do ‘Dark Knight’, pode ir lá no Blog do Ligeirinho.

Quase 10 anos depois, Batman ganhou nova versão em celulóide. Desta vez com uma visão mais realista, nas mãos de Christopher Nolan e Christian Bale, que colocaram no chinelo a versão de Tim Burton, considerado até então a melhor adaptação do morcego para a telona. Hoje em dia, até mesmo a atuação de Jack Nicholson como Coringa entrou em xeque. Eu diria, xeque-mate.

1966 Batman Original Television Soundtrack (Neal Hefti)

1. Batman theme
2. Batman riddles the Riddler! (Hi diddle Riddle)
3. Batus! A-go! Go! (I shouldn't wish to attract attention)
4. Two perfectly ordinary people
5. Holy-hole-in-the-doughnut (Robin, you've done it again!)
6. Batman pows the Penguin (Aha, my fine feathered finks!)
7. To the Batmobile!
8. Batman blues
9. Holy flypaper
10. Batman thaws Mr. Freeze (That's the way the ice-cube crumbles!)
11. Gotham city
12. Zelda tempts Batman (Must he go it alone)

Baixe aqui pelo Eu Ovo

1966 Batman (Bat Boys)

1. Batman theme
2. Mighty mayhem
3. Cheatin' Charlie
4. Uppercut blues
5. Fight flight
6. The villain strikes
7. Out with the in crowd
8. Behind the 8 ball
9. Mars visitor
10. It's murder!

Baixe aqui pelo Eu Ovo

1966 Batman & Robin (Sun Ray & The Blues Project)

1. Batman theme
2. Batman's batmorang
3. Batman and Robin over the roofs
4. Penguin chase
5. Flight of the Batman
6. Joker is wild
7. Robin's theme
8. Penguin's umbrella
9. Batman and Robin swing
10. Batmobile wheels
11. Riddler's retreat
12. Bat cave

Baixe aqui pelo Eu Ovo

1989 Batman Soundtrack (Prince)

1. The future
2. Electric chair
3. The arms of Orion
4. Partyman
5. Vicki waiting
6. Trust
7. Lemon crush
8. Scandalous
9. Batdance

Baixe aqui pelo Eu Ovo

PS: E pra quem curte mesmo o personagem. Baixe esse arquivo aqui, que é um pacotão com várias HQs, algumas consideradas como as melhores do Batman. Entre elas estão ‘A Piada Mortal’ de Alan Moore, ‘O Cavaleiro das Trevas’ de Frank Miller e também dele ‘O Cavaleiro das Trevas 2’. ‘Asilo Arkham’ e o ‘Retorno ao Asilo Arkham’ também estão incluídas. Então, divirta-se com o Batman.

9 comentários:

Anônimo disse...

eu nunca engoli a versão do tim burton, colocar michael keaton como batman, é jogar o filme no lixo. bastaria o fato de que o michael keaton não tem fisique du role para o papel, fora a interpretação péssima que ele fez.

Gabriela Collaço disse...

O Batman vai na raça. Nada de super poderes não! hahaha...Achei muito bom esse ultimo filme, destaque para a atuação de Heath Ledger como o Coringa, claro!

Eu Ovo disse...

o filme do Tim Burton é péssimo em todos oes sentidos.

Infelizmente, esse era a o melhor exemplar do Batman no celulóide. Com o lamçamento do Batman Begins, esse filme passou a ser a melhor aparição do Coringa, isso até o Dark Knight...

Eu revi o filme do Tim Burton e percebi o quão fraco ele é....

Anônimo disse...

Parabéns pelo post. Eu já tinha os discos e curto muito. É uma volta no tempo.
Abraçaos.
Pirata do Rock

Renato Nunes disse...

Cara, que blog massa esse teu. Baixei o Unculted que era um álbum que eu procurava há tempos, valeu!

Anônimo disse...

É SUN RA, e não "Sun Ray"... é cada uma que ovo viu...

Eu Ovo disse...

Pois é anônimo...
eu também achava que era Sun Ra - mas no único lugar onde encontrei informação sobre o album dizia Sun Ray. Daí eu fiquei em dúvida por causa da falta de informações.
Mas ficou Sun Ray mesmo...
Mas que bom que vc gostou do 'trocadalho do carilho'.
Valeu...

Anônimo disse...

O pessoal que fala mal dos filmes do Tim Burton, não sabem o alto grau de importância desses filmes.
Primeiro: Resgatou o Batman de volta para suas origens (sombria e obscura e todos sabem que é verdade) Segundo: fixou a imagem do Batman do jeito como deve ser. e terceiro: deu origem a Batman the animated series nos anos 90, a mais aclamada série do Batman de todos os tempos. E quanto ao Michael Keaton, embora não tivesse físico suficiente á altura do morcegão dos quadrinhos, seu trabalho não foi tão ruim assim. Prova disso foi a gigantesca bilheteria do filme.

Juca Pirama disse...

Muito bom esse post sobre o Batman. Sempre foi meu herói favorito. Valeu pelas HQ's. Linkei seu blog no meu:

blues-n-roll.blogspot.com