8.06.2007

TOM ZÉ CURRICULUM VITAE

Antonio José Santana Martins, o Tom Zé, nasceu em 11 de outubro de 1936 em Irará, na Bahia. Em 1962, foi classificado em primeiro lugar no exame de vestibulares, e ingressou na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.

Em 1964, recebeu uma bolsa de estudos da Universidade Federal da Bahia, para o curso Superior da Escola de Música da mesma Universidade, como prêmio pelo primeiro lugar obtido nos exames finais do Curso Intermediário.

Freqüentou cursos de História da Música com H. J. Koellreutter, Violoncelo com Walter Smetak e Piero Bastianelli, Composição e Estruturação com Ernst Widmer, Contraponto com Yulo Brandão, Harmonia com Jamary Oliveira, Piano com Aida Zolinger e Violão com Edy Cajueiro.

Foi um dos fundadores do Grupo de Compositores da Bahia de música erudita, ao lado de Milton Gomes, Lindebergue Cardoso, Rinaldo Rossi, Jamary Oliveira, Nicolau Kokron e Ernst Widmer.

Participou do concerto realizado pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia como membro do I Grupo de Compositores da Bahia. Participou do espetáculo teatral Arena Canta Bahia, realizado no Teatro de Arena de São Paulo. Em 1965 gravou o primeiro compacto, com as canções ‘São Benedito’ e ‘Maria do colégio da Bahia’.

Em 1967 começou a ensinar Contraponto e Harmonia na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, a tocar violoncelo na Orquestra Sinfônica da UFBA, e apresentou a canção ‘A moreninha’ no Festival de música Brasileira da TV Record.

Em 1968 ganhou o Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, com a canção ‘São Paulo, meu amor’, e participou do movimento Tropicália, com uma faixa no disco-manifesto.

O primeiro disco foi produzido pela Gravadora Rozemblit em 1969, e no ano seguinte lançou mais um álbum pela RGE.

Entre vários discos, de 72 pela Continental, e 73 com o disco ‘Todos os Olhos’, Tom Zé lançou vários compactos, alguns com canções que jamais saíram em álbum, e outros com versões diferentes das músicas que saíram nos discos.

Em 1975, participou da peça musical ‘Rocky Horror Show’, como ator e cantor, no Teatro da Praia no Rio de Janeiro.

Em 1976 gravou sua obra-prima, o disco ‘Estudando o Samba’, produzido pela Continental Discos. O resto da história todo mundo já sabe (quem sabe em outra postagem eu continuo)...

1965 Compacto RCA

1. São Benedito
2. Maria do colégio da Bahia

1968 Compacto Rozemblitz

1. São Paulo, meu amor
2. Curso intensivo de boas maneiras

1969 Compacto Som Maior

2. São Paulo, meu amor
(1º Prêmio no IV Festival da Música Popular Brasileira)

1969 Compacto RGE

1. Você gosta
2. Feitiço

1969 V Festival de Música Popular Brasileira

1. Jeitinho dela
2. Bola pra frente

1969 V Festival de Música Popular Brasileira (Ao Vivo)

1. Jeitinho dela (com Os Novos Baianos)
2. Bola pra frente

COMPACTOS DOS ANOS 60
Baixe aqui pelo Eu Ovo

1970 Compacto RGE

1. Lá vem a onda
2. Escolinha de robô

1971 Compacto RGE

1. O silêncio de nós dois
2. Sr. Cidadão

1971 Compacto RGE (com Rogério Duprat)

1. Jimi renda-se
2. Irene

1972 Compacto (Se o caso é chorar)

1. Se o caso é chorar
2. A babá

1973 Compacto Continental

1. Augusta, Angélica e Consolação
2. Quem não pode se Tchaikovski

1974 Compacto (com Odair Cabeça de Poeta)

1. Botaram tanta fumaça
2. Dodó e Zezé

1974 Compacto (com Tiago Araripe)

1. Conto de fraldas
2. Teu coração bate, o meu apanha

1975 Compacto Continental

1. Solidão (Só)
2. Mãe solteira

COMPACTOS DOS ANOS 70
Baixe aqui pelo Eu Ovo

1999 Compacto Imprensa Cantada

1. Vaia de bêbado não vale
2. Vaia de bêbado não vale (instrumental)
3. No dia em que a bossa nova pariu o Brasil

Baixe aqui pelo Eu Ovo

25 comentários:

leo brasil disse...

E aí meus amigos do "eu ovo", como estão todos? espero que bem. pra variar tô cada dia mais fã do blog, bom mesmo.

inclusive, vi um site, que pode interessar vocês, é o seguinte:

www.metamusica.com.br

dá pra postar links de sites com matérias interessantes sobre música, como é o "eu ovo" : )
depois me digam o que acharam.

abraço e paz aí

monkey disse...

hahaha
eu era o único q pensava q o rapidshare prestava..

vou colocar nesse mediafire e no rapidshare..

axo q é melhor msm

valeu ae pela dica

abraços

Anônimo disse...

adoro o eu ovo!!!!!!!!!!
tá linkado no meu blog.
abraços

Eu Ovo disse...

Que nada Monkey,
é como eu falei - o rapidshare presta pra quem tem conta premium - e eu até já tentei juntar os amigos e comprar uma anuidade coletiva - mas acabou não dando em nada.
E Solidown... Qual é seu blogui pra eu poder dar uma olhada tmb?
Põe o endereço ai - que eu linko tmb.
abs

Anônimo disse...

Muito obrigado para este Tom Ze!!

Saudação, Lucky ;)

P.S.: I don't speak Portuguese, so I hope you will understand that I appreciate your effort very much in putting all this hard to find songs together!!

Cheers

Eu Ovo disse...

You are welcom Lucky - and here goes one tip about portuguese language - 'para' is used wen you want to thanks to someone.
When you wish to thanks for something you should use 'por'.
But is a undestrandable frase - but if you wish to correct it is juts put 'por' instead of 'para'.

And this rule goes for almost anything you want to speak in portugues - I say almost anything because not even those who speak the language could not remember so many rules.

Anônimo disse...

Thanks for the info!

But as you already show that your English is WAY BETTER than my Google-translation to Portuguese, I just stay with English (I'm German, so English is also a foreign language for me - makes it more equal then!).

In case you you're interested in Paulo Moura, the Brasilian choro master, I posted some albums of him and a huge link list to other blogs. But maybe 'Choro' isn't your cup of tea... ;)

Salute, Lucky

Eu Ovo disse...

I like choro very much. I have lots of choros in my harddrive - send me the link of blog so I can visit.
thnks,
Bruno

Anônimo disse...

bruno, the link to my blogger-profile was already there - at my name. currently i'm having 2 blogs, cut-out with diverse posts (and the paulo moura) and avant records (dedicated to john zorn's former japanese label, mostly avantgarde, but also something like cyro baptista's re-work of villa-lobos):
http://cut-out.blogspot.com/
http://avant-records.blogspot.com

cheers from germany,
lucky

Anônimo disse...

Brodi, Bruno, seu amigo americano... ou, melhor, de língua anglo-saxônica, acaba de "nos" passar uma puta dicona. Vivo atrás de hip-hop e/ou similares pop-honestos italianos. Tenho coisas bem legais portuguesas, francesas, hispânicas, alemães, mas di itália é complicado. No endereço por ele passado, http://cut-out.blogspot.com/ vc encontrará o Almamegretta. Leia a baixo:

“Formado nos anos 90, o grupo Almamegretta (Alma Emigrante), mistura a música e ideologia da sua região de Nápolis com o Reggae, Funk, Dub, Rock, Eletrônico e tradições africanas. Suas letras falam sobre a histórica exploração política e social e o racismo. Almamegretta é, até os dias de hoje, um dos grupos mais revolucionários da Itália.

(Mais informações) http://www.almamegretta.net/ “

Pois é. Um bandaço! Pode levar fé. Como o meu inglês é lusitano, se te interessar baixar e o som dos caras e o mesmo te conquistar, peça, please (“please” eu já aprendi) pra ver se ele te passa outras dicas no nível. Ou mais da Itália ou ainda melhor!, de outras praças, tais como Turquia, Eslovênia, Chipre, Albânia, Líbano, enfim, pelo mundo!...

Minha teoria é a seguinte: se o rap é ritmo e poesia, quanto mais estranho o idioma e cultura, mais sonoro e cosmopolita será o som. Claro que a idéia vale não só para o hip-hop, mas, pela minha experiência, em geral é quase sempre o que há de mais interessante... Se tu for da mesma filosofia, quem sabe não me ajude a cavucar?
Valeu!

Ps.: agora que vi q o Lucky é alemão. Faz todo o sentido. Ingleses e americanos em geral prestam mais atenção ao próprio umbigo...

Anônimo disse...

Em tempo: procurava por hip-hop italiano e encontrei uma banda muito, mas muito mais que isso. Esse Almamegretta é excelente! E o convite passa a ser uma intimação. Depois diz aí o que achou.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Bruno,
O (((solidown))) é:
http://solidown.blogspot.com
Está completando hoje 1 mês de vida com 145 discos postados.
Seja muito bem vindo.
Valeu a força.

Anônimo disse...

I didn't get half of your conversation... but thanks for the link back, Eu Ovo, and I'm glad Sergio dig the Almamegretta ;)

Lucky

Anônimo disse...

eu vou tentar em português...
este post é ótimo, eu so vi hoje! vi no site do Tom Zé todos os compactos e que havia inéditos... bom, a curiosidade terminouou agora, obrigado. os compactos Continental inéditos são fantásticos: bravo Tom Zé e parabens EuOvo! e surpresa: algumas canções tem versão diferente que nos lps, ainda mais interessante. tenho uma pergunta tambem: dois compactos faltam comparando o seu elenco com aquele no site do Tom Zé, "não buzine que estou paquerando/sem entrada e sem mais nada" do 1968 e "que bate calado/o anfitrião" do 1973 no selo Chantecler (quando ele estava na Continental). a única inédita seria "que bate calado", mas pode ser que as outras tambem tenham versões diferentes, a curiosidade continua... você sabe nada?

Ciao, matteo

Eu Ovo disse...

Matteo,
supercapsula prematurada escabelamento destro si non sinistro terapia tapioca não tenho idéia desse compacto que vc mencionou - mas existe uma possibilidade de vc envcontrar os discos infantis do tom zé - da coleção taba.

existe o ratinha ritinha e outras historias infantis - é só procurar o blogui cantos e encantos e buscar nos marcadores a COLEÇÃO TABA. o blogui cantos e encantos tem link aqui no euovo.

existe também uma comunidade no orkut com o nome da COLEÇÃO TABA. lá tem vários topicos dos discos da coleção e os discos do tom zé estão lá.

quanto a esse compacto eu sei que existe mas nao encontrei - esses compactos eu baixei tudo de uma só vez num arquivo que tinha o nome de compactos tom zé - daí eu só dividi de acordo com a relação no site do tom zé.

ficaram mesmo faltando alguns - 'que bate calado / o anfitrião' podem ser as primeiras gravações - mas nao sao inéditas - 'o anfitrião' ele gravou em disco e 'que bate calado' é outro nome para a música 'DÓI' do disco estudando o samba.

abraços e obrigado pela visita

Unknown disse...

Bom dia,
Amigo, fiquei bem feliz na hora em que achei aqui no seu blog os compactos do tom zé. Porém o mediafire ja n deixa mais disponivel os compactos dos anos 70. Sera q vc poderia, por favor, repostar esses compactos em algum outro local? Obrigado
obs.: belo blog vc tem viu

Eu Ovo disse...

Diego,
tenta de novo que o link está atualizado.

abração

Unknown disse...

Muito, muito obrigado mesmo. Fazes um grande serviço de utilidade pública. Parabéns pela dedicação e organização.
Abração

Anônimo disse...

eu quero "ovir" os compactos também, mas só cheguei hoje, e eles não estão mais no link. :(

Eu Ovo disse...

LINKS ATUALIZADOS

Anônimo disse...

Cara, Fantástico, sem palavras, esses compactos todos do Tom Zé, desde o primeiro... Inacreditável! Valeu mesmo, uma sugestão, que tal agora garimpar os discos do e Compactos do Taiguara?


Leandro - SP

LongJoe disse...

Gostaria de pedir sua permissão para postar os compactos de Tom Zé em meu blog.
Claro que divulgando o EuOvo como fonte:

http://vitroladoze.blogspot.com/search/label/Tom%20Z%C3%A9

Espero que não se importe...

Abração e muita luz!

Ronaldo Evangelista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ronaldo Evangelista disse...

O compacto que faltava:
http://vitrola.blogspot.com/2010/11/betina-arranjo-e-regencia-tom-ze-1973.html