4.23.2007

QUEM TEM MEDO DO LOBÃO MAU?

Lobão nasceu no Rio de Janeiro, em 1957, de nome João Luís Woerdenbag Filho. Fugiu de casa aos 17 anos, e participou de uma peça de teatro, e depois formou uma banda de rock progressivo, o Vímana, que significa disco voador em sânscrito, e tinha os integrantes, Lulu Santos, na guitarra, Fernando Gama, no baixo, Luiz Simas nos teclados e Ritchie na flauta e vocais, o próprio Lobão tocava bateria.

A banda gravou um compacto, e uma compilação que traz a banda em momentos ao vivo, e em participações em discos de Luiza Maria, Fagner e no espetáculo teatral, Feiticeira, de Marília Pêra. A banda acabou após lançarem estes discos, e hoje em dia seus integrantes costumam dizer que o que faziam na época não passava de masturbação musical. A banda acabou após ensaiar como banda de apoio do tecladista do Yes, Patrick Moraz.

Após o fim do Vímana, Lobão, formou a Blitz, ainda na bateria, com Fernanda Abreu e Evandro Mesquita nos vocais. Lobão saiu da banda antes de gravar o primeiro disco da banda que criara o nome, mas largou o posto de baterista porque foi contra o formato infanto-juvenil imposto pela gravadora e para se lançar em carreira solo. Lulu Santos também teve uma carreira solo muito bem sucedida. Ritchie, que antes havia participado da banda progressiva de Jaques Morelembaum, a Barca do Sol, na qual tocava flauta, nos anos 80, criou grandes clássicos como Menina veneno. Fernando Gama tocou baixo na última formação dos Mutantes e depois integrou o Boca Livre. Luiz Simas, quase abandonou a música, mas iniciou uma carreira instrumental elogiada nos Estados Unidos.

O primeiro disco solo de Lobão é Cena de Cinema, e o último foi lançado neste ano, quando o artista lançou o Acústico MTV. Nos anos 80, após grandes sucessos de público e crítica, Lobão aproximou-se do samba, criando uma mistura de samba com rock, que não foi bem aceita na época. Lobão foi aparecendo cada vez menos na mídia, por causa de suas declarações bombásticas e metralhadora giratória, que não poupava ninguém.

Os desafetos somavam-se muito mais do que os apreciadores de sua música. Lobão criticava todo mundo no meio musical, e chegou a criar polêmica, inclusive, com Caetano Veloso, para quem criou uma canção, Mano Caetano, na qual não se sabe se Lobão elogia e se desculpa, ou se agride mais ainda o cantor baiano.

Nos anos 90, Lobão capitaneou uma campanha contra as gravadoras e lançou um disco completamente independente, A Vida é Doce, vendido apenas em bancas de jornal, e com numeração, que era uma de suas reivindicações às gravadoras.

Atualmente, Lobão , é o chefão da Revista Outracoisa, que lança artistas no cenário musical. Entre os lançamentos da revista editada por Lobão, estão Arnaldo Baptista, a banda Cachorro Grande e B. Negão.

Neste ano Lobão se rendeu à gravação do Acústico MTV, dando um tempo em sua briga contra as gravadoras.

1977 Zebra (Vímana)

1. Zebra
2. Masquerade

Baixe aqui pelo Eu Ovo

1977 On the Rocks (Vímana)

1. Perguntas (Ao vivo no MAM)
2. Masquerade (Ao vivo no MAM)
3. On the rocks (Ao vivo no MAM)
4. Cada vez (Ao vivo no MAM)
5. Zebra (Estúdio)
6. Maya (Com Luiza Maria*)
7. Lindo Blue (Com Walter Franco, Sergio Dias e Arnaldo Baptista**)
8. Masquerade (Estúdio)
9. Avô do Jabor (Com Marília Pêra***)
10. Perguntas (Ao vivo no Hollywood Rock 75)
11. Riacho do navio (Com Fagner****)
12. Antonio Conselheiro (Com Fagner****)

Baixe aqui pelo Eu Ovo

* No disco Eu Queria ser um Anjo
** No disco Respire Fundo
*** Na peça teatral Feiticeira
**** No disco Ave Noturna

1983 Cena de Cinema

1. Cena de cinema
2. Amor de retrovisor
3. Love pras dez
4. O homem baile
5. Doce da vida
6. Stopim
7. Squizotérica
8. Sem chance
9. Scaramuça
10. Robô roboa

Baixe aqui pelo Eu Ovo

2007 Acústico MTV

1. El Desdichado
2. Essa noite não
3. Decadence avec elegance
4. Bambino
5. Eu vou te levar
6. Quente
7. Por tudo que for
8. Noite e dia
9. Me chama
10. Você e a noite escura
11. A queda
12. A vida é doce
13. Pra onde você vai
14. O mistério
15. Canos silenciosos
16. Corações psicodélicos
17. A gente vai se amar

5 comentários:

Eu Ovo disse...

O disco 1977 On the Rocks do Vímana parecia estar com problemas de download.
Os links foram atualizados e estão funcionando.
Podem baixar a vontade.

Daniela Calcia disse...

Expirou...

Eu Ovo disse...

LINKS ATUALIZADOS

Anônimo disse...

Ai, eu ovo.

Eu Também ovo.
Ovo com ovido, a musica...
Ou ouvo com o ouvido?

De qqr manera:

Grande post o Vimana.

Blog de prabéns...
Valeu!

ZEM

Eliel disse...

Tem como repostar?