4.13.2014

ZEBRAFROSALSAMBADACUMBIENGUITARRARIMBÓBEAT

Pare tudo que está fazendo e venha conhecer o som da 'Zebrabeat Afro-Amazônia Orquestra' e sentir todo o peso do Pará e da África na sua pleura.


Quando Lagos da Nigéria se encontra com Belém do Pará nasce um jazz-fusion híbrido de afrobeat, salsa, lambada, cumbia, merengue, guitarrada e carimbó.

A banda 'Zebrabeat Afro-Amazônia Orquestra' nasceu da mente e esforço de Junior Gurgel, quando ele experimentou misturar estilos paraenses e latinos com o ritmo nigeriano criado por Fela Kuti e Tony Allen. “Essa idéia surgiu a partir dos ritmos que eu gosto de tocar e ouvir”, ressalta.

Junior Gurgel se uniu com Stefano Manfrin, um italiano formado em jazz que se encantou com o estado e inclusive arranjou os metais do álbum. “Ele veio ao Pará, tomou açaí e ficou”, conlcui Gurgel. Quanto ao resto da banda, não existe formação fixa, com músicos de apoio tanto em Belém, Rio de Janeiro e São Paulo. “Isso é legal porque crio links com outros artistas e músicos”, encerra.

Mas para gravar o disco, Gurgel chamou, além de Manfrin no saxofone e arranjos, Thel Silva no trompete, Maurício Brito no trombone, Príamo Brandão no baixo, Leo Chermont e André Macleuri e Davi Amorim nas guitarras, Dan Bordallo e Rodrigo Camarão nos teclados e JP na percussão, com a bateria do próprio Gurgel – que também gravou algumas guitarras.

O álbum recém-lançado, 'Zebrabeat', se apresenta com 'Lobitos show', referência à primeira banda de Fela Kuti – os 'Koola Lobitos' – enquanto a faixa seguinte lembra a ilha que fica a 50 quilômetros do centro de Belém, 'Mosqueiro'. Seguidas por 'Policial africano' e 'Zebrabeat'.

Um dos pontos altos do disco é a canção de Mestre Laurentino, com participação do próprio, 'Vale de São Fernando', que mistura afrobeat com lambada, cumbia, salsa e merengue. MG Calibre participa de 'Pescador de fragmentos', rimando em cima do groove da banda.

Em 'Lagos', Gurgel relembra a capital da Nigéria e seu povo oprimido. “Ouço essa música e me vem algumas imagens desse lugar”, recorda. 'Vieirando' homenageia o Mestre Vieira, uma das grandes influências da banda, com uma mistura homogênea de guitarrada com afrobeat. “Trabalho sempre com as texturas de som, a partir daí penso em uma imagem ou situação vivida e crio as melodias” diz ele.

Gurgel criou um estilo de vida com essa levada única, que mistura afrobeat com os ritmos latinos e paraenses. O nome 'Zebrabeat' toma forma através do som e não há rótulo mais apropriado para esse novo ritmo. Um dos grandes lançamentos do ano.

Com download livre e gratuito, Gurgel pretende alcançar além da linha do equador. “Para gente é muito importante liberar as nossas musicas para download etc. Assim todo mundo pode ouvir e compartilhar”. Então ouçam e compartilhem!!!

2014 Zebrabeat

1. Lobitos show
2. Mosqueiro
3. Policial africano
4. Zebrabeat
5. Vale de São Fernando (& Mestre Laurentino)
6. Pescador de fragmentos (& MG Calibre)
7. Lagos
8. Vieirando

4 comentários:

SHOSHANDRA disse...

https://soundcloud.com/eiffeltowerchicago pode dar uma divulgada nesse som?
qualquer coisa esse é meu email pra contato kpopdb@yahoo.com.br

Aparelhagemdodesconhecido disse...

TENHO O LINK EM 320 DO DISCO ACIMA..SE DESEJAREM POSTAREM É SÓ MANDA O EMAIS QUE MANDO PARA VCS OU ENVIOU MEU LINK PESSOAL PARA VCS.

Tiê disse...

Como faz pra fazer download dissoaê?

Letota disse...

O Link p Download?!?!