A.B.R.A. é sigla para “Amigos Bandidos Residentes no Amor”, um grupo pré-canavalesco formado por Rubinho Jacobina, Cibelle, Iara Rennó e integrantes da banda Do Amor, Gustavo Benjão, Gabriel Mayall, Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado. Este ano o grupo lançou o álbum ‘A.B.R.A. Pré-Ca’ com o registro das marchinhas carnavalescas que animaram – e que ainda animarão – os bailes dessa época do ano. Tudo começou na véspera do carnaval do ano passado no bairro de Santa Tereza, Rio de Janeiro. A idéia vingou e virou um bloco pré-carnavalesco com uma enxurrada de novas marchinhas, que tinham tudo para caírem no gosto popular da população boêmia da cidade. Pois foram essas novas marchinhas que viraram o primeiro registro dessa brincadeira, o disco ‘A.B.R.A. Pré-Ca’. As novas composições refletem a melhor tradição das marchinhas do carnaval, que vai desde o uso de palavras com denotação sacana e duplo sentido. Algumas são assinadas pelo trio Iara Rennó, Cibelle e Rubinho Jacobina, como a ‘Marcha do valeu otários’, que é um estatuto à independência afetiva da mulher. Ricardo Dias Gomes, junto com este mesmo trio, assina a composição da ‘Marcha da pamonha’, que o nome já diz tudo.
Jacobina com Rennó assinam a ‘Marcha do procure saber’, que é um hino contra homofobia, com referências aos modelos pejorativos – que tipificavam as figuras dizendo que “babavam no quiabo” ou “lambuzavam o torresmo” – e às marchinhas preconceituosas, como ‘Cabeleira do Zezé’.
2012 A.B.R.A. Pré-Ca1. Marcha da abertura
2. Marcha da preparação
3. Marcha do valeu otários
4. Marcha do Iguanacare
5. Marcha lúbrica
6. Marcha do procure saber
7. Marcha da pamonha
8. Marcha Evidênia
9. Marcha da Wilza
10. Marcha do Pratinho
ABAIXARE finalizando esta postagem de carnaval... E vocês achavam que tinha acabado, né? Este carnaval vai até de manhã...
Seguem umas marchinhas mais antigas em regravações mais recentes com Maurício Pereira e ‘Banda Turbilhão de Ritmos’, com o álbum ‘Carnaval Turbilhão’ de 2009. Pra quem não sabe, Maurício Pereira é a outra metade dos ‘Mulheres Negras’, mas que também construiu uma carreira solo muito coerente e cheia de grandes álbuns clássicos. A banda ‘Turbilhão de Ritmos’ foi criada para tocar no programa ‘Fanzine’ da TV Cultura, onde o próprio Pereira atuava como crooner. Entre os projetos pessoais de Maurício Pereira – ele tem shows para seus últimos discos, ‘Mergulhar na Surpresa’ e ‘Pra Marte’ – além de tocar no carnaval com o ‘Turbilhão de Ritmos’. Mas como o assunto hoje é carnaval. Segue um disco de marchinhas antigas que você um dia já assobiou.
2009 Carnaval Turbilhão1. Pot-Pourri: Toque de Clarins/ Guará/ El Cubanchero
2. Aurora
3. Ala-la-ô
4. Touradas em Madri
5. Chiquita Bacana
6. A.E.I.O.U.
7. Marcha da cueca
8. Máscara negra
9. Nós os carecas
10. Cabeleira do Zezé
11. Transplante de corinthiano
12. Saca-rolha
13. Jardineira
14. História do Brasil
15. Coração de jacaré
16. Pirata da perna de pau
17. Pastorinhas
18. Mamãe eu quero
19. Passarinho de relógio
20. Me dá um dinheiro aí
21. Pot-Pourri: El Cubanchero/ Guará
ABAIXAR