11.20.2011

FAGNER E OS CIDADÕES INSTIGADORES



Apesar de não ter participado da psicodelia nordestina, muitas canções clássicas de Fagner têm a participação especialíssima de Robertinho do Recife, numa guitarrinha matadora – tão característica nesse movimento nordestino.

Mas Fagner seguiu paralelamente, também flertando com o ‘rockenrou’, quando gravou com o Vímana, no disco ‘Ave Noturna’ de 1975, além da colaboração com Robertinho. O bardo cearense, como é conhecido, também gravou com Cirino (o primeiro compacto de 1971), Ney Matogrosso, Paco de Lucia, Mercedes Soza e até com o “Galinho de Quintino”, o Zico, sem falar na recente parceria com Zeca Baleiro.



Seria fácil supor que uma união com a banda Cidadão Instigado – do também cearense Fernando Catatau – já deveria ter acontecido. Mas esse encontro só foi possível durante os dois espetáculos do Sesc-SP. As canções de Fagner casaram perfeitamente com a melódica guitarra de Catatau – que remete ao famoso fraseado dos clássicos com Robertinho do Recife.

Quem foi no show pôde perceber isso... E melhor de tudo, muitos foram apresentados ao som da trupe de Catatau nesses espetáculos únicos – uma vez que a maioria do público foi para assistir o Fagner. Para todos os que já conheciam a banda, a oportunidade foi de presenciar a química incrível entre dois cearenses.



O Cidadão Instigado abriu o show com uma versão energética de ‘Cinza’, do próprio Fagner, gravada no disco ‘Óros’ de 1977. A partir de então, a banda convida Fagner para o palco e juntos tocam uma seleção de grandes sucessos, cantados em uníssono pela platéia – entre eles ‘Frenesi’, ‘Canteiros’, ‘Cavalo ferro’, ‘Cebola cortada’, ‘Noturno’, ‘Deslizes’, ‘Eternas ondas’, ‘Asa partida’ e ‘Fracassos’, e isso só para finalizar a primeira parte do show.

Depois Catatau e Cia deixaram Fagner no palco para mais outra seleção de sucessos somente em voz e violão – ‘Quem me levará’, ‘Traduzir-se’, ‘Mucuripe’, ‘Guerreiro menino’, ‘Borbulhas de amor’, ‘Eu canto’ e sobrou espaço até para ‘Paralelas’ de Belchior. A banda também tocou com Fagner em ‘Revelação’, ‘Espumas ao vento’, ‘Cartaz’ e uma canção inédita de Fagner composta em parceria com Zeca Baleiro, ‘Toda luz guia’. No final ainda tocaram, juntos, ‘Lá fora tem’ e ‘Deus é uma viagem’ do Cidadão Instigado.



Com o advento do youtube – e também dos celulares e câmeras mais acessíveis – é possível assistir ao show quase na íntegra, e também dessa forma copiar as músicas diretamente dos respectivos vídeos na internet. Que é o caso desse arquivo digital.

Só não dá para precisar com certeza que foi essa a ordem das canções – mas também considerando os dois dias de shows, fica impossível definir o setlist. Quem souber dessa lista, que fale nos comentários... Todos nós agradecemos...



Resta apenas a torcida para um próximo disco do Fagner produzido por Catatau, uma participação do bardo no novo disco do Cidadão, assim como um disco ao vivo com essa união inacreditável – que seja numa melhor qualidade...

2011 Cidadão Instigado & Fagner ao Vivo no Sesc

1. Cinza
2. Frenesi
3. Canteiros
4. Cavalo ferro
5. Cebola cortada
6. Noturno
7. Deslizes
8. Eternas ondas
9. Toda luz guia
10. Asa partida
11. Fracassos
12. Quem me levará
13. Borbulhas de amor
14. Traduzir-se/ Mucuripe/ Guerreiro menino
15. Paralelas/ Eu canto
16. Jura secreta/ Revelação/ Espumas ao vento
17. Cartaz
18. Lá fora tem
19. Deus é uma viagem

Abaixar

12 comentários:

Vinicius Alves disse...

Muito legal a postagem... e o play montado.

tiagorolim78 disse...

To baixando agora, mas muito obrigado por esta preciosidade. Espero que o filho dela seja um disco de inéditas, nos moldes do colaborativo com Zeca Baleiro. O Brasil mereçe mais este presente de Fagner...

Petrus Heligan disse...

Sempre que eu posso eu passo aqui no blog, desde que eu o descobri por conta de outros parceiros, como ser da noite e collective colection. Se é Fagner, com certeza é coisa boa! O link do megaupload está com problemas. Olha, se esse site tem algum detalhe para melhorar, na minha opinião, é adição de mais rock brazuca, sinto falta disso.
Abraço !

Tulioduberaba disse...

Sempre gostei do Fagner, porém desde a pareria c/Zeca Baleiro não ouvia nada de diferente até q me deparo c/ esse show muito legal junto c/ Catatau, valeu e muito obrigado.

aboganster disse...

Muchas gracias, un saludo desde Medellín, Colombia

Anônimo disse...

Corrigindo: cidadãos.

Eu Ovo disse...

cidadões - tá certo sim - porque foi o fagner quem falou isso no inicio da faixa dois...

conhece licença poética?

não baixou? nem escutou?

mas se deu ao trabalho de patrulhar a língua portuguesa... né?

perdeu tempo digitando a verificação de palavras, só pra isso?

e meu título quem faz sou eu - e se está errado, foi de propósito - cuide de seu próprio umbigo, por favor...

e se vc quiser corrigir alguma coisa, comece corrigindo sua postura e assinando o comentário...

DjBob Pai disse...

Boa tarde rapaziada do EU OVO... primeiramente meus parabéns a vocês que fazem uma pesquisa musical do caralho postanto muito som bom para a
degustação musical.
Esse show do Cidadão com Fagner foi do caralho..O Fagner e um artista que teve um começo de carreira brilhante,
manera fru fru e fantástico com aquela capa cm um maço de Hollywood e um mustang foda.
O Cidadão e uma das melhores bandas da atualidade, fazendo um som empolgante e inteligente.
Infelizmente a gravação do disco ficou a desejar, não derão devido valor a esse encontro.
Quem perde e a história da musica brasileira, mas mesmo assim valeu!!!

abraços!!!

Luiza disse...

não tô conseguindo baixar =/

Luiz Augusto Estacheski disse...

tem como subir de volta o arquivo?

o depositfiles deletou-o =/

neto disse...

Olá todos,

se for possível, por gentileza,

esse post certamente merece uma correção do link para download do álbum inteiro.


abraços!
Neto

neto disse...

Opa!

achei um link do show:

http://www.mediafire.com/download/f1bd1aivpyjm8eg/CidadaoInstigado%26Fagner_SescPompeia_21.10.11.rar

abrrraaços!