8.18.2006

SAMPAIÓFILOS REGOZIJAI-VOS

Quando Sergio Sampaio saiu de Cachoeiro do Itapemirim, ele queria conquistar o mundo. Mas acabou não estando preparado para isso. Sergio era locutor de radio na sua cidade natal, a mesma cidade natal de Roberto Carlos, seu pai Raul Sampaio, maestro da banda de música da cidade, e quem compôs “Cala a boca, Zébedeu”, cantada pelo filho anos mais tarde.

Foi na rádio de Cachoeiro de Itapemirim que Sergio aprofundou seus conhecimentos musicais. Porém foi no rio de Janeiro, após passar por muitas dificuldades como morar na rua e dormir embaixo de marquises, Sergio foi convidado para acompanhar um amigo ao violão, durante um teste na gravadora CBS. Foi atendido por um tal de Raul dos Santos Seixas, que então era produtor da gravadora. Depois que Odibar, o amigo de Sampaio, cantou suas canções, Raulzito não se mostrou muito satisfeito. Sampaio aproveitou para emendar uma de suas músicas, Raulzito gostou e pediu para ouvir mais uma, e ouviu “Côco verde”. Sampaio desfilou uma série de canções de seu próprio repertório. Quando saíram da gravadora, Sampaio e Odibar, Raulzito cochichou ao pé do ouvido de Sampaio, “volte amanhã”.

Nasceu uma amizade que chegou até influenciar a carreira do próprio produtor musical, que já havia desistido de sua própria carreira. Quando se encontraram no dia seguinte os dois iniciaram uma pareceria musical que rendeu inúmeros sucessos. Sampaio foi convidado a virar compositor da gravadora, e compôs musicas interpretadas pelo Trio Ternura, José Roberto, Renato & seus Blue Caps e Tony & Frankie. Raul também produziu o primeiro compacto de Sergio Sampaio em 1971, com as músicas “Côco verde” e “Ana Juan”.

Raul também produziu um disco para Leno em 1971, antigo parceiro de Lílian na dupla Leno & Lílian que cantavam “Pobre menina” na primeira fase da Jovem Guarda. O disco “Vida e obra de Johnny McCartney” foi mutilado pela censura e arquivado pela gravadora CBS. Porém, Raul Seixas viu na parceria com Sergio Sampaio uma boa oportunidade de aprofundar seu projeto musical de compor um disco conceitual mais ousado que o disco de Leno. Raul e Sergio gravaram o disco, com participações de Edy Star e Miriam Batucada. Este disco ficou conhecido como "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das dez", também de 1971.


Aproveitando a viagem do diretor da gravadora, Evandro Ribeiro, Raul Seixas lançou o LP, e quando Ribeiro retornou, teve que recolher os discos das lojas e meter um cabresto no seu produtor musical. Raul ainda produziu o segundo compacto para Sampaio em 1972, com as músicas “Classificados nº 1” e “Não adianta”.

Raul foi para a gravadora Phillips e levou Sampaio junto. Foi para a gravadora Phillips, que Sampaio gravou seu maior sucesso, A canção “Eu quero é botar meu bloco na rua”. A canção foi um sucesso e tocou a exaustão nas rádios. A gravadora encomendou um LP, produzido por Raul Seixas. A Phillips queria outro sucesso como o primeiro, mas Sampaio gravou um disco cheio de músicas com letras complicadas e difíceis.

O primeiro sucesso assustou Sampaio que se tornou arredio e paranóico. Após um compacto em 1974, com as músicas “Meu pobre blues” e “Foi ela”, Sampaio se desligou da gravadora Phillips e se afastou do show business. Em 1975, Sampaio gravou um compacto para a gravadora Continental, com as músicas “Velho bandido” e “O teto da minha casa”. No ano seguinte lançou o segundo LP, “Tem que acontecer”. O disco foi um relativo sucesso, mas o cantor não participou da divulgação, o que prejudicou as vendas. Em 1977, Sampaio gravou seu último compacto pela Continental, com as músicas “Ninguém vive por mim” e “História de um boêmio (Um abraço no Nelson Gonçalves)”.

Sampaio ficaria anos afastado, sempre com crises de tuberculose e outros problemas de saúde, acarretados pela sua boemia. Em 1983, Sampaio lançou o terceiro LP “Sinceramente” por um selo independente Gravina, mas o LP passou despercebido no meio da febre new wave da música popular brasileira.

Sampaio ficou no ostracismo, relegado apenas ao circuito universitário e de pequenos bares e boates. Em 1983 após participar de um show com Raul Seixas em Salvador, Sampaio recebeu convite para gravar um novo disco pelo selo Baratos Afins. Chegou a gravar o repertório numa gravação caseira, mas em 1994, faleceu no Hospital IV Centenário de Santa Tereza no Rio de Janeiro, após uma crise de pancreatite crônica.

Sergio Natureza, amigo intimo de Sampaio, organizou o disco de tributo “O balaio do Sampaio” com vários artistas, entre eles Eduardo Duzek, Chico César, Lenine e Zeca Baleiro. Foi Baleiro quem assumiu a responsabilidade de produzir a fita de material inédito de Sergio Sampaio. Este disco foi finalmente lançado em 2006 com o título “Cruel”.

Existe ainda um disco do Sergio Sampaio lançado apenas na Internet com o título de “Disco inédito” ou “Cru”. Este disco tem todas as músicas do lançamento de 2006 e outras duas inéditas como “Destino trabalhador” e “Chuva fina”. Existe ainda uma gravação ao vivo de Sampaio com a música “Menino João”, esta gravação esta incluída no link deste “Disco Inédito”.

1971 Compacto (Côco verde)

1. Côco verde
2. Ana Juan

http://www.mediafire.com/?c4dzzngm4g2

1972 Compacto (Classificados nº 1)

1. Classificados nº 1
2. Não adianta

http://www.mediafire.com/?c2mbb7xrnm2

1973 Eu quero é botar meu bloco na rua

1. Lero e leros e boleros
2. Filme de terror
3. Cala a boca Zébedeu
4. Pobre meu pai
5. Labirintos negros
6. Eu sou aquele que disse
7. Viajei de trem
8. Não tenha medo, não (rua Moreira, 65)
9. Dona Maria de Lourdes
10. Odete
11. Eu quero é botar meu bloco na rua
12 Raulzito Seixas

http://www.4shared.com/file/28105389/6ff1640d/1973_Eu_Quero__Botar_Meu_Bloco_na_Rua.html

1974 Compacto (Meu pobre blues)

1. Meu pobre blues
2. Foi ela

http://www.mediafire.com/?5391ibxfdgb

1975 Compacto (Velho bandido)

1. Velho bandido
2. O teto da minha casa

http://www.mediafire.com/?exofobzt1em

1975 Convocação geral nº 2 Som Livre

Sergio Sampaio – Cantor de rádio

http://www.mediafire.com/?5woowmyyi0z


1976 Tem que acontecer

1. Até outro dia
2. Que loucura
3. Cada lugar na sua coisa
4. Cabras pastando
5. Velho bode
6. O que pintar, pintou
7. A luz e a semente
8. Quanto mais
9. Tem que acontecer
10. Quatro paredes
11. Filho do ovo
12. Velho bandido

http://www.4shared.com/file/28108946/ac066b9b/1976_Tem_Que_Acontecer.html

1977 Compacto (Ninguém vive por mim)

1. Ninguém vive por mim
2. História de um boêmio (um abraço no Nelson Gonçalves)

http://www.mediafire.com/?ayfmnwcwpj1

1983 Sinceramente

1. Homem de trinta
2. Na captura
3. Tolo fui eu
4. Só para o seu coração
5. Essa tal de mentira
6. Meu filho, minha filha
7. Cabra cega
8. Sinceramente
9. Nem assim
10. Doce melodia (com Luiz Melodia)
11. Faixa seis

http://www.4shared.com/file/28127090/ddb9c85a/1982_Sinceramente.html

1994 Disco Inédito (ou Cru)

1. Em nome de Deus
2. Roda morta ou reflexões de um executivo
3. Polícia, bandido, cachorro e dentista
4. Brasília
5. Quero encontrar um amor
6. Magia pura
7. Muito além do jardim
8. Destino trabalhador
9. Pavio do destino
10. Uma quase mulher
11. Rosa púrpura de Cubatão
12. Chuva fina
13 Menino João (bônus track ao vivo)

http://www.4shared.com/file/28114243/a78fe6fd/1994_Disco_Indito.html

1998 Balaio do Sampaio

1. Sergio Sampaio - Eu quero é botar meu bloco na rua (Remasterizada)
2. Chico Cesar - Em nome de Deus
3. Erasmo Carlos - Feminino coração de Deus
4. João Bosco - Rosa púrpura de Cubatão
5. Zeca Baleiro - Tem que acontecer
6. Zizi Possi – Meu pobre blues
7. Lenine - Pavio do destino
8. João Nogueira - Até outro dia
9. Eduardo Duzek - Velho bode
10. Renato Piau - Que loucura
11. Járds Macalé - Velho bandido
12. Luiz Melodia - Cala a boca Zébedeu
13. Elba Ramalho - Eu quero é botar meu bloco na rua

http://www.4shared.com/file/28118303/88f7f676/1998_Balaio_do_Sampaio.html

2006 Cruel

1. Em nome de Deus
2. Roda morta
3. Polícia, bandido, cachorro e dentista
4. Brasília
5. Magia pura
6. Rosa púrpura de Cubatão
7. Muito além do jardim
8. Real beleza
9. Pavio do destino
10. Quero encontrar um amor
11. Quem é do amor
12. Cruel
13. Uma quase mulher
14. Maiúsculo

http://www.mediafire.com/?0imypvna2wl

Compre o Sergio Sampaio em CD; Eu quero botar meu bloco na rua, Tem que acontecer e Cruel.

Como Bônus para quem não conseguiu baixar os discos - pelos links expirados - segue um registro de Sérgio Sampaio ao vivo - muito provavelmente registro de 1988, com as músicas, Dona Maria de Lourdes, Dadim, Eu quero botar meu bloco na rua (com duas versões - uma delas com participação de Jards Macalé) e Quero ir.

http://www.4shared.com/file/28120851/95cfdec1/1988_Ao_Vivo.html

Outro show ao vivo do Sérgio Sampaio gerou outro arquivo MP3, com um medley de canções do compositor capixaba. Vejam o link abaixo, do show no Centro Cultural Banco do Brasil.

http://www.4shared.com/file/28121188/eed044c2/1978_Ao_Vivo_CCBB.html

28 comentários:

Nirton Venancio disse...

meu caro, obrigado por essas raridades do grande Sérgio Sampaio. Baixei tudo que não eu tinha e subi aos céus de emoção!

Anônimo disse...

Matou a pau. Parabéns. Há anos eu procurava os compactos do Sérgio Sampaio. O blog já foi para os meus favoritos.
[]s
Paulo

Anônimo disse...

Ah que grandíssima sacanagem! Queria tanto o de 73...

Anônimo disse...

Por favor, dá para postar novamente o "Eu quero é botar meu bloco na rua"?
o link atual esta morto.

Alexandre Carvalho disse...

Impossível Sergio Sampaio ter participado de um show com Raul Seixas em 1993, pois este morreu em 21 de agosto de 1989, vítima também de pancreatite.

Eu Ovo disse...

Erro de digitação. Leia 83. Vou respostar os discos

Eu Ovo disse...

LINKS ATUALIZADOS

Clara disse...

cara.
é indescritivel a sensação de ouvir o sérgio.
parece que o fato de ter descoberto que ele é meu primo de segundo grau transforma a minha realidade numa coisa tão louca, quase de fuga mesmo, de uma nostalgia de um tempo que não vivi mas gostaria tanto de estar lá.
Cachoeiro continua a mesma coisa sem o furacão que passou.
E na verdade agora acredito que o Espirito Santo Vai finalment conhecer sua obra.


parabéns pela iniciativa e pelo texto brilhante.

abraço

Clara Sampaio

Eu Ovo disse...

Obrigado Clara Sampaio,
Para mim o Sérgio Sampaio é o maior cantor e compositor brasileiro, além de excelente interprete.

Quanto aos links - me realtaram que alguns links haviam expirado - mas comunico que foram reupados e estão em perfeito funcionamento.

bic azul disse...

sensacionaaaaaaal

tu blog é o melhor que eu já visitei.

linkarei-o já!

Anônimo disse...

Muito bom seu blog. To linkando. Parabéns por tudo aqui, sobretudo por Sérgio Sampaio que é um gigante.

Abração.

Anônimo disse...

primo

Anônimo disse...

sou primo de sergio sampaio

Anônimo disse...

meu telefone é 26340162

Anônimo disse...

tenho saudades do meu primo sergio sampaio e da minha tia maria de lurdes

Boogie Boy disse...

Lindo, simplesmente é um lindo post..

vou add-lo no meu blog.

abração.

Anônimo disse...

Um cara genial, mais um q não se rendeu ao "esquemão",inconscientemente ou não, excelente obra.

Unknown disse...

valeu!!!!!!!!!!
muito obrigado
sergio sampaio é o maior boêmio do brasil - sil - sil

Rafael disse...

show de blog :)

Marcos Sampaio disse...

Muitíssimo obrigado!

FACDS disse...

Parabéns pela iniciativa. Isso vale ouro!

Obrigado mesmo!

Lilian disse...

Quantos agradecimentos!
Me junto aqui, aos muitos que te agradecem por esse post, e pelo trabalho no blog. Um dos melhores pra quem é viciado em boa música.

:)

Lilian.

CASA DA MÚSICA disse...

Eu tive o prazer de tocar com o grande sérgio Sampaio em 1992, em Salvador, no BAÚ DO RAUL, organisado pela Kika Seixas. Eu participei da banda carioca "METAMORFOSE AMBULANTE" que acompanhou o Sérgio nessa oportunidade. Ensaiamos com o Sérgio, que era um cara muito divertido. Lembro que ensaiamos: QUERO IR, SESSÃO DAS DEZ, MEU AMIGO PEDRO. Existe uma gravação deste show, que conseguirei em breve. Creio que a TV-BAHIA tenha as imagens da época, pois foi um grande evento. Tenho algumas fotos do ensaio com o Sérgio Sampaio em meu facebook. Grande abraço a todos!
Ney Leme (facebook)
ney_leme@yahoo.com.br

CASA DA MÚSICA disse...

VIVA SÉRGIO SAMPAIO !!!

Eliel disse...

Tudo expirado! :(

Helena Boschi disse...

Infelizmente os links não funcionam mais..

Jair Fraga disse...

Poderia repostar tudo de novo

Silaine Calin disse...

Poxa não tem nada para baixar cadê os arquivos do sergio sampaio.Por favor coloquem novamente.