7.05.2009

SUPER STEREO SURF MUSIC INSTRUMENTAL ROCK

A música instrumental brasileira era exclusiva para os apreciadores. Gente como Hermeto Pascoal, Airto Moreira, Heraldo do Monte ou Theo de Barros. Não à toa eu invoco o nome dos integrantes do Quarteto Novo. Reza a lenda que o Gilberto Gil, após ouvir o disco dos Beatles ‘Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band’, foi falar com esses mesmos caras com a intenção de usar o som do quarteto com elementos de rock e música pop (naquela época esse termo ainda não existia, era apenas um estilo endemonizado por causa do uso das guitarras). Aquela proposta foi uma afronta para o quarteto e eles riram de Gil, que acabou chamando os Mutantes, de Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sergio Dias, e gravaram juntos o disco de 1969, que lançou a canção 'Domingo no parque', e o resto é outra história.

Na nossa história, a música instrumental começou devagar a dar seus primeiros passos em direção à uma sonoridade mais rock ou pop. Jovens tocando chorinho com uma pegada rockeira começaram a fazer muito sucesso. Outros tocando violão com tanta garra e destreza, que mais jovens apareciam fazendo sucesso em carreira solo na música instrumental. Hoje chegou a vez de bandas de rock instrumental, e já podemos ver o surgimento de gente como Macaco Bong, Pata de Elefante, Trilöbit, Hurtmold e Elma, e até o surgimento de um festival voltado para a música instrumental, ‘Produto Interno Bruto’, que já está na segunda edição.

A cidade de Brasília também tem seus representantes de rock instrumental. O Super Stereo Surf faz uma música inspirada no estilo de ‘Misrilou’, que apresentou a surf music para o grande público no filme de Quentin Tarantino, ‘Pulp Fiction’. O clássico de Dick Dale foi composto em 1963, no auge da surfmania dos Beach Boys, mas esse tipo de rock instrumental ficou mesmo em moda após o filme cult. Esse gênero, hoje em dia, atrai muitos jovens para os shows, inclusive a banda brasiliense tocou na pré-estréia do filme ‘Cassino Royale’, reimaginação das aventuras de James Bond com o protagonista interpretado por Daniel Craig. Não por menos, a banda também nomeia suas canções com títulos de filmes clássicos do imaginário popular. Entre os títulos estão ‘O homem de seis milhões de dólares’, ‘Curtindo a vida adoidado’ e até ‘A balada do pistoleiro’.

Então não perca tempo e venha conhecer a surf music do Super Stereo Surf. Eles são Harrisson Azevedo na guitarra esquerda, Márcio Rocha no baixo, Rodrigo Barata na bateria e Alex Maraskin na guitarra direita. Pois o próprio Maraskin veio falar um pouco do último lançamento da banda.

Eu Ovo: Como tudo começou? Quem toca atualmente?
Alex Maraskin:
Começou com os amigos que tocavam em outras bandas e aí foi tendo várias formações o único que está desde os primórdios é o Harrisson. Até chegar na formação atual que é o Harrisson na guitarra esquerda, o Márcio no baixo, Barata na bateria e eu na guitarra direita.

EO: Como surgiu a idéia do Super Stereo Surf?
AM:
Surgiu da vontade de tocar por diversão sem nenhuma pretensão e a coisa foi tomando proporções maiores do que a gente imaginava. E não foi por causa de Misrilou não. A banda tem várias influencias além de surf music, Beatles e Jimi Hendrix são algumas delas...

EO: Como é a resposta do público nos shows? Já que o som é instrumental...
AM:
Temos tido uma ótima receptividade por parte do público que a maioria das vezes nem conhece o gênero surf music, mas gostam muito do lance de ser instrumental e a gente também faz coreografias durante os shows e toca de camisetas floridas. Tem sempre a preocupação de ter algo novo em nossas apresentações, para que o show não seja repetitivo e chato.

EO: Vocês usam algum elemento dos filmes, além dos nomes que batizam cada faixa?
AM:
Não usamos. Na verdade essa idéia de colocar nome de filmes famosos em nossa musicas foi idéia do Roberto (ex-baterista). E deu super certo.

EO: Como é o método de composição das músicas da banda?
AM:
Acho que nada de diferente de outras (bandas), um chega com um riff, que emenda em outra idéia. Geralmente as composições acontecem durante nossos ensaios.

EO: Pirataria ou compartilhamento de arquivos?
AM:
Prefiro pensar em compartilhamento de arquivos. A internet está aí pra ser usada e tirarmos bom proveito disso. E hoje em dia essa ferramenta é indispensável para as bandas alternativas divulgarem seus trabalhos e poderem chegar a lugares antes nunca imaginados.

2009 Antes do Baile

1. Corra Lola corra
2. Thunder, um homem chamado trovão
3. Os imperdoáveis
4. Táxi driver
5. Luar sobre Parador
6. Curtindo a vida adoidado
7. O homem de seis milhões de dólares
8. Los três amigos
9. O rapto do menino dourado
10. A balada do pistoleiro
11. Dick Tracy

Abaixar

4 comentários:

Edson d'Aquino disse...

Putz! Como gosto disso! E a sacada dos nomes de filmes foi genial. Ainda bem que se produzem mais filmes do que a banda pode compor, hehehe.
Baixando pra sacar qualé.
[]ões

Eu Ovo disse...

Então EdSom!
o som é bem legal. Vale a pena.
Outro dia vi um EP mais antigo dando sopa na casa do baterista. vou trazer pra cá e colocar outro dia... tá foda! sempre na correria!
deviam pagar pra gente fazer os bloguis... Eu vivia tranquilo so alimentando o feed do blogui. criava até uns spinoffs tipo euovo forró, rock, kids etc.

Balaio The Gato disse...

Recomendo Estrume'tal(MG): http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=17448
E Retrofoguetes(BA):
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/retrofoguetes/
Tem uma outra do PR que me esquecí o nome agora,mas está lá na minha HD,ou estava pelo menos,depois procuro...

O PESQUISADOR - CONSERVADOR disse...

Uai sô! Aqui só teim coisa bôa! Parabeins pela iniciativa uai!!