SALVE EUOVO!!!

Sempre houve a intenção de transformar o blogui em site, rádio on-line e tudo mais. Mas para esta tarefa é necessário suporte financeiro.

Para isso o blogui abre esta campanha de financiamento colaborativo que vai garantir a manutenção e quiçá sua transformação em site etc.

Sua contribuição vai ajudar a manter postagens semanais sobre os mais variados artistas com álbuns em download gratuito, dicas sobre discos a baixar, podcasts, novos lançamentos em streaming, retrospectivas e listas de melhores discos de cada ano – incluíndo listas de melhores álbuns dos anos passados como por exemplo 1964, 1999, 1986, 1971 entre outros anos.

Por isso o blogui encerra este período de hiato na esperança de alcançar o aporte financeiro necessário para dar continuação aos trabalhos por mais um ano.

Então para manter o blogui ativo... Siga o site vakinha e contribua neste processo.

Quando atingirmos a meta... Vamos dobrar a meta... E ai quem sabe? Venha um site... Uma radio on-line... Canal no youtube... E tudo mais... Valeu!!!

sábado, 5 de julho de 2008

R2D2 – O FILME, ou STEVE JOBS x BILL GATES, ou mais ainda O DIA EM QUE A PIXAR ENGOLIU A DISNEY

A história do estúdio de animação Pixar pode também ser considerada como uma resposta de Steve Jobs da Apple, para Bill Gates da Microsoft.

Steve Jobs revolucionou o mundo dos micro-computadores com a empresa Apple, que existe até hoje. Antigamente, nenhuma casa possuía computador, eles eram gigantescos. Foi essa tecnologia da Apple que permitiu que os computadores pudessem ser peças de uso pessoal.

Em uma visita a Xerox, Jobs aproveitou o desinteresse e a falta de visão dos executivos dessa empresa e praticamente roubou a interface criada pelos funcionários da Xerox, o conhecido atualmente como mouse foi criação desta empresa.

Bill Gates, que na época fazia software para a IBM, visitou Jobs com a promessa de criar softwares especialmente para a Apple, concorrente da IBM. Foi aí que Gates se tornou um mostro sagrado da informática, ao roubar de Jobs, a tecnologia que ele já havia se apoderado da Xerox.

A partir daí os ‘personal computers’ (PC), como Gates chamou sua cópia do Apple, se tornaram extremamente populares por causa dos softwares desenvolvidos pela Microsoft, empresa de Gates.

Até hoje em dia os PCs são muito mais vendidos do que os micros da Apple, e o império de Gates, com a Microsoft, só cresceu. Enquanto isso, Steve Jobs teve ainda que assistir a Microsoft comprar parte da Apple e viu sua hegemonia no mundo da informática cair por terra.

Aí que entra o pulo do gato, quando Jobs comprou a Pixar, que era uma divisão da LucasFilm, por 10 milhões de dólares em 1986. Muitos dizem que essa foi uma das decisões mais idiotas da história do cinema, por parte da LucasFilm. A divisão da LucasFilm havia feito um curta-metragem em animação em computador, muito bem recebido pela crítica especializada, ‘As aventuras de André e Wally B.’.

O primeiro passo da Pixar foi com o curta-metragem em animação ‘Luxo Jr.’, aquele da luminária que aparece na logomarca da empresa. Depois a Pixar aprimorou a técnica de animação por computador com outros curtas, como Red’s Dream’, do triciclo vermelho, ‘Tin Toy’ que serviu de inspiração para o longa ‘Toy Story’ e ‘Knick Knack’.

O próximo passo foi o primeiro longa totalmente feito por computador, ‘Toy Story’, que marcou também o início do contrato com a Disney. Esse filme representou para a Disney a saída de um buraco, onde os filmes que sucederam ‘O Rei Leão’ não faziam sucesso como antigamente, como ‘Pocahontas’, ‘O Corcunda de Notre Dame’, ‘Hercules’ e ‘Mulan’.

Na seqüência a Pixar apresentou ‘Vida de Inseto’, ‘Toy Story 2’ e ‘Monstros S/A’, superando todos lançamentos da própria Disney. Com a criação do Oscar® exclusivo de longa-metragem em animação, a Pixar ganhou uma das primeiras estatuetas com a fábula no fundo do mar, ‘Procurando Nemo’, ‘Shrek’ foi o primeiro filme em animação a ganhar o Oscar® nessa categoria.

Após o estrondoso sucesso do filme do peixe-palhaço, a Pixar apostou todas as fichas em uma aventura adulta, ‘Os Incríveis’, que apesar de ter ganho o Oscar® de melhor filme em animação, não agradou tanto as crianças, mas também não fez feio nas bilheterias.

Carros’ que representava a volta de John Lasseter, na direção de animações, ele havia dirigido os três primeiros longas-metragens da Pixar. O filme não fez bonito com a crítica, mas agradou em cheio as crianças, com a história da rota perdida no meio dos Estados Unidos. Porém, o Oscar® desse ano foi para a animação do pingüim dançarino, ‘Happy Feet’.

Acontece que o contrato da Pixar com a Disney previa seis longas-metragens em animação, e com ‘Carros’ chegava o fim da parceria. A partir daí a Pixar iria alçar vôos mais altos e provavelmente ocupar o lugar da Disney como companhia hegemônica de filmes para crianças.

Foi então que a Disney comprou a Pixar por sete bilhões e meio de dólares, e transformou Steve Jobs no maior acionista individual da própria Disney. Foi assim que Steve Jobs deu a volta por cima e mostrou ao ex-concorrente, Bill Gates, que a criatividade pode não render fortunas como a da Microsoft, mas traz muito mais prestígio e reconhecimento.

Hoje em dia é a Pixar que dita as regras para a própria Disney, que por pouco não virou uma divisão do próprio império. A Pixar ganhou o Oscar® de animação com ‘Ratatouille’, que também agradou as crianças e foi um estrondoso sucesso de bilheteria. E atualmente prepara o lançamento de ‘Toy Story 3’ e ‘Carros 2’, além de outras obras inéditas.

O filme novo da Pixar é uma história de amor inusitada, contada através de ruídos e barulhinhos do robô, ‘Wall-E’, que significa ‘Waste Allocation Load Lifters - Earth Class’ e em português ‘Elevador de Detritos – Classe Terra’.

O filme é mais uma fábula sobre a capacidade humana de destruir o planeta, e sobre a capacidade do robô Wall-E de se apaixonar pela cultura dos humanos e pela robô EVA, ‘Examinadora de Vegetação Alienígena’ em português.

O filme possui poucos diálogos e toda a comunicação entre os robôs, foram feitas com os barulhinhos orquestrados pelo mago dos efeitos sonoros, Ben Burt, que criou o som dos dinossauros de Spielberg nos três filme do ‘Parque dos Dinossauros’, e nada menos que o som dos sabres de luz, das naves e do robô R2D2 da saga ‘Star Wars’.

É impossível assistir ‘Wall-E’ e não pensar no R2D2 – mas mantenha o respeito... No mínimo os Oscar® de melhor efeitos sonoros e animação em longa-metragem estão garantidos para a Pixar. Toma mais essa Sr. Gates! E bem no ano de sua tão sonhada aposentadoria... O filme ‘Wall-E’ é um colírio para os olhos, cheio de referências a filmes de ficção científica, bem como belas imagens da saga do pequeno robô que amava o planeta terra.

Na batalha dos egos, de dois magos da informática, Steve Jobs leva a melhor. Por causa de sua inventividade, tanto no mundo da informática, com a criação dos primeiros Apple, como no mundo da animação, onde a Pixar reina hegemônica.

É impossível pensar em um filme ruim da Pixar. Os filmes da Pixar são como sexo, mesmo quando são ruins, são muito bons. E a Pixar não costuma fazer filmes ruins.

Por isso fiquem com a trilha sonora do novo filme da Pixar, ‘Wall-E’.

2008 Wall-E

1. Put on your sunday clothes (Michael Crawford)
2. 2815 A.D.
3. Wall-E
4. The spaceship
5. EVE
6. Thrust
7. Bubble wrap
8. La vie en rose (Louis Armstrong)
9. Eye surgery
10. Worry wait
11. First date
12. Eve retrieve
13. The Axiom
14. BNL
15. Foreign contaminant
16. Repair ward
17. 72 degrees and sunny
18. Typing bot
19. Septuacentennial
20. Gopher
21. Wall-E’s pod adventure
22. Define dancing
23. No splashing no diving
24. All that love’s about
25. M-O
26. Directive A-113
27. Mutiny!
28. Fixing Wall-E
29. Rogue Robots
30. March of the gels
31. Tilt
32. The holo-detector
33. Hyperjump
34. Desperate Eve
35. Static
36. It only takes a moment (Michael Crawford)
37. Down to Earth (Peter Gabriel)
38. Horizon 12.2

Baixe aqui pelo Eu Ovo

4 comentários:

Sergio disse...

Qualé, Brunão! Por - fa - vor. Passe no sônico e baixe o Vietcong do alto da página. E + por - fa - vor ainda: necessáriamente nessa ordem, ouça 1º e depois opine. Comigo já sabes. Aos costumes. Senta a borduna se não gostar... Mas se, como imagino, tu pirar na bolachinha, deixe teu pitaco elogioso no pedaço. É especiaria, rara cara, a parada.

Abração!

Anônimo disse...

Gostaria muito de obter a trilha do toy story...
abraço a todos e parabéns pelo maravilhoso blog.

Eu Ovo disse...

Caro anônimo,
procure pela trilha do toystory no orkut, na comunidade MUSICAS DA DISNEY.
Lá vc vai encontrar tópicos para downloads de várias trilhas sonoras de desenhos animados.
Tem que procurar mesmo - pq nao vai estar em topico sobre toystory e sim em algum topico com letra T - e por isso vc vai ter que navegar no topico inteiro... Uma dica: entra no topico e vai direto a ultima página e dai vai voltando a anterior - pq os ultimos links ainda nao devem estar expirados - e os primeiros é quase certeza de que estejam fora do ar.
abs e obrigado pelos elogios.

Brasileño Clandestino... disse...

O link nao esta mais funcionando :(