5.28.2007

EMERGINDO DA CIÊNCIA

A banda formada por Arnaldo Baptista no piano e vocal, John Flavin na guitarra, Osvaldo Gennari “Cokinho” no baixo e Rolando Castello Júnior na bateria. Esta foi a formação clássica do Patrulha do Espaço, e que gravou o Elo Perdido e o Vice-Versa Studio.

John Flavin deixou a banda antes da gravação ao vivo de Faremos uma Noitada Excelente, e foi substituído por Eduardo Chermont, o “Dudu”. Porém após o show que originou a gravação do segundo disco da banda, o seu principal compositor e líder da banda, Arnaldo Baptista deixou o grupo para se dedicar a uma carreira inteiramente solo.

Inicialmente os integrantes da banda acharam que era o fim, mas continuaram ensaiando, com Percy Weiss, ex-vocal da banda Made in Brazil. Mais tarde Walter Baillot, ex-guitarrista do Joelho de Porco, foi chamado para a segunda guitarra do Patrulha. Essa formação não durou muito e não passou de alguns meses. Com a saída de Walter e Percy, a Patrulha virou um trio.

Percy havia voltado aos vocais do Made in Brazil, mas continuou como colaborador da banda, tanto que nas gravações do que seria o primeiro disco da banda, sem Arnaldo, Percy cantou no lugar de Dudu, que teve problemas vocais. Este foi a última participação de Cokinho tocando baixo com o Patrulha, pois ele deixou a banda sendo substituído por Sérgio Santana.

Como um power trio, com Rolando Castello Jr. na bateria, Sérgio Santana nos vocais e baixo e Dudu Chermont também nos vocais e na guitarra, o Patrulha do Espaço, gravou discos e compactos até 1984, quando Dudu deixou a banda. Ainda em 84 a dupla Rolando Castelo Jr. e Sérgio Santana, gravou um compacto com Fábio “Índio” Amaral na guitarra, mas essa formação não durou muito tempo.

Em 1985, os remanescentes receberam o auxílio luxuoso do guitarrista argentino Pappo, com o qual gravaram o antológico Patrulha 85. Pappo já havia tocado com Rolando na banda Aeroblues, e deixou o som do Patrulha do Espaço muito pesado, bem próximo do heavy metal. Essa formação também durou pouco, e logo Pappo recebeu convites para voltar a Argentina. A banda parou suas atividades por cinco anos.

Em 1990, o Patrulha do Espaço voltou a se reunir, novamente com Rolando e Sérgio, e Percy Weiss que voltou aos vocais e Rubens Gióia na segunda guitarra. Com essa formação, a banda lançou um compacto. Porém, em 1991, Sérgio Santana faleceu, e a banda perdeu novamente seu principal compositor.

A banda continuou com Rolando, Rubens, Percy, Alessandro Zupo na segunda guitarra e René Seabra no baixo, e com esta formação lançou mais um compacto e o disco Primus Inter Paris, que significa, o primeiro entre seus pares.

Mais uma dissolução e a banda se reformulou, com a volta do baixista original. Com Osvaldo Cokinho no baixo, Rolando na bateria, e outra volta fenomenal, o guitarrista argentino Pappo, o Patrulha lançou o compacto de 1994, ao vivo em Rudge Ramos. Após outra dissolução, Rolando deixou a banda hibernar por mais cinco anos.

Em 99, Rolando retomou o Patrulha do Espaço com nova formação, com Luiz Domingues no baixo, e Marcello Schevano e Rodrigo Hid se revezando na guitarra e no teclado. Com esta formação, lançou o disco Cronophagia em 2000, seguido do ComPactO, em 2003 com participações especiais de Andréas Kisser, do Sepultura, e Dudu Chermont, ex-guitarrista do próprio Patrulha do Espaço que faleceu no final daquele ano.

O disco mais recente foi o Missão na Área 13 de 2004, com Rolando Castelo Jr. na bateria, Luiz Domingues no baixo e Marcello Schevano e Rodrigo Hid na guitarra e teclado, ou simplesmente em duas guitarras. Recentemente, o Patrulha lançou um disco gravado ao vivo em 2004, com esta mesma formação.

A formação atual da banda tem Rolando na bateria, Percy Weiss de volta aos vocais, Ricardo Dezotti na guitarra e Wagner Siqueira no baixo, na turnê de despedida de uma das bandas mais emblemáticas do rock brasileiro.

1978 Compacto

1. Mamãe da rua

http://www.4shared.com/file/16307167/2c3fa5d4/1978_Compacto.html

1980 Patrulha do Espaço (Álbum preto)

1. Espere aqui por mim
2. Simples toque
3. Arrepiado
4. Role da estrada
5. Vamos curtir uma juntos
6. Caminho novo
7. Já faz tempo
8. Voar alto

Baixe aqui pelo Eu Ovo

1981 Patrulha do Espaço

1. Vampiros
2. Isso me irrita
3. Ruas da cidade
4. Berro
5. Depois das onze
6. Sai dessa vida
7. Nada a perder

http://www.4shared.com/file/16314752/5c20f874/1981_Patrulha_do_Espao.html

1982 Compacto

1. Vieirinha funky

http://www.4shared.com/file/16307386/c63f6ca2/1982_Compacto.html

1982 Patrulha (Álbum branco)

1. Columbia
2. Bomba
3. Jeito agressivo
4. Festa do rock
5. Mar metálico
6. Cão vadio
7. Transcendental
8. Meus 26 anos

Baixe aqui pelo Eu Ovo

1983 Patrulha do Espaço

1. Não tenha medo
2. Bruxas
3. Óvnis
4. Atenção
5. Nihil wave
6. Fogo cruzado
7. Piratas do espaço
8. Fantasia
9. Nab
10. Dudu’s bolero

Baixe aqui pelo Eu Ovo

1984 Compacto

1. Tráfego pesado

Baixe aqui pelo Eu Ovo

1985 Patrulha 85

1. Robot
2. Mulher fácil
3. Olho animal
4. Deus devorador
5. El riff

http://www.4shared.com/file/16312345/f93dab96/1985_Patrulha_85.html

1990 Compacto

1. Cidade nua
2. Gata
3. Pátria amada
4. Satisfação

http://www.4shared.com/file/16310250/3b87cce4/1990_Compacto.html

1992 Compacto

1. Serial killer
http://www.mediafire.com/?3nnnzhktbu2

1992 Primus Inter Paris

1. Satisfação
2. Olho animal
3. Cidade nua
4. Robot
5. Cão vadio
6. Festa do rock
7. Bomba
8. Mulher fácil
9. Columbia
10. Serial killer

http://www.mediafire.com/?dnj9xiafjym

1994 Compacto

1. Down in Rudge

http://www.4shared.com/file/16434045/b9d529cb/1994_Compacto.html

2000 Cronophagia

1. Sendo o tudo e o nada
2. Tudo vai mudar
3. O ritual
4. Ser
5. O novo sim
6. Sunshine
7. Retomada
8. Céu elétrico
9. Eu nunca existi
10. Alma mutante
11. Nave ave
12. O pote de Pokst
13. Spaced
14. Terra de mutantes
15. Sr. Barinsky
16. Epílogo

Baixe aqui pelo Eu Ovo

2003 ComPactO

1. São Paulo city
2. Louco um pouco zen
3. Sendas astrais
4. Homem carbono
5. Nem tudo é razão
6. Terra de minerais
7. Too Ginger

Baixe aqui pelo Eu Ovo

2004 Missão na Área 13

1. Rock com roll
2. Vou rolar
3. One nighter
4. Trampolim
5. Tão perto tão distante
6. Universo conspirante
7. Phrãna
8. For loonies only
9. Véu do amanhã

Baixe aqui pelo Eu Ovo

2007 Capturados Ao Vivo

1. Não Tenho Medo
2. Festa do Rock
3. Ser
4. Vou Rolar
5. São Paulo City
6. Quando a Paixão Te Alcançar
7. Arrepiado
8. Nave Ave
9. Homem Carbono
10. Anjo do Sol
11. Véu do Amanhã
12. Sendo o Tudo e o Nada
13. Tudo Vai Mudar
14. One Nighter
15. Universo Conspirante
16. Olho Animal

14 comentários:

Eu Ovo disse...

Recebi um pedido de repostagem de alguns discos do Patrulha do Espaço, mas testei todos os links e estão funcionando muito bem - somente o compacto de 1992 é que estava expirado - mas será repostado rapidamente.
Peço que testem os arquivos fora do horário comercial - pq muitas vezes a falha no download dá-se por causa de algum engarrafamento na internet.
abraços a todos,
Eu Ovo

Sr. Penca disse...

Muito bacana o Eu Ovo, cara! Gosto dessa coisa dos textos. Parabéns!!

abraço pra você

PS.: link adicionado

Anônimo disse...

Patrulha é 10, duca!!!! Nos anos 90, numa visita à SP e à Galeria do Rock (sou do Rio), estava à busca de Rock Brasil e um vendedor me mostrou os 3 primeiros vols. do Dossiê. Nem reclamei do preço, comprei sem ouvir. E não me arrependi! Já são quase dez anos e assim meus cd's iam até furar. Sorte que eu vi o post e pude baixar os discos mais recentes; mas no Cronophagia, a faixa 7 (Retomada) está "pulando". Dá para repostar (só a faixa?)? Long live and prosper, a todos e aos manos patrulheiros. Valeu, Rodrigo. (professor_rodrigob@yahoo.com.ar)

Eu Ovo disse...

Rodrigo,
a faixa esta pulando mesmo - tenta em p2p baixar so essa música - ou vai no orkut e procura outro link do cronophagia - pq o meu arquivo esta assim mesmo - dai nao adianta nada repostar so a música.
abs.

Eu Ovo disse...

LINKS ATUALIZADOS

Unknown disse...

vários links estão off amigo!
será que dá pra arrumar ou arruma sem dá mesmo?!

Eu Ovo disse...

LINK ATUALIZADO

Binho disse...

Valeu pelos arquivos do Patrulha do Espaço acabei de baixar todos.
grande abraço e Parabéns pelo Blog.

Anônimo disse...

Cara, vc n tem ideia de como eh dificil achar a discografia desses caras, e vc salvou minha vida! Muito Obrigado.

Anônimo disse...

Olha só, os links podem estar funcionando, mas o que acontece aqui é que muitos dos arquivos estão corrompidos. O álbum preto está vindo sem músicas (apenas com uns arquivos sem extensão nenhuma) e o Patrulha (1985) só veio com Robot e El Riff funcionando. O álbum branco e o compacto de 2003 estão perfeitos.

Se for possível colocar esses arquivos de novo no ar, eu agradeceria MUITO. Comecei a conhecer o Patrulha recentemente e gostei de tudo o que eu ouvi.

fabricioheartbreaker disse...

parabens!

Claudio Corrêa disse...

Bixo, adoro a Patrulha, mas não tinha toda obra ainda assim completinha, encontrei aqui que MARAVILHA! Que o mestre Hendrix saúde o pessoal do EuOvo de onde ele estiver! Ela está quase completa (faltando só os mais rescentes discos ou CDs como queiram...)o que eu acho que é justo, pois a gelera também tem que comprar alguns, pra dar uma amenizada nos custos da gravação (que não é nada barato) aê depois que os caras botaram pelo menos algum dinheiro no bolso, ta liberado, aê já era!! (Que a Madre Janis saúde também o inventor do download, santa ferramente dos dias de hoje.

Claudio Corrêa disse...

(bixo tem que rever os arquivos dos albuns de 1983 em diante que não tá funcionando... abre só uma guia em branco como se faltasse alguma coisa no link)me avisem quando o problema for solucionado que quero muito completar minha coleção, abraços amigos!
(Claudio Corrêa - vocal e guita da banda Jasmins do Paraíso)

Claudio Corrêa disse...

Bixo adoro a Patrulha do Espaço, obrigado por ter postado isso tudo, mas os links do discos de 1983 endiante não estão funcionando.
PLEASE, reposta eles pra nós, que chegamos atrazados!!!
Quero aproveitar tb o ensejo e dar os parabéns pelo belo acervo do Site, muita coisa só tem aqui sabiam? Pois é mas se vcs se apertarem com alguma coisa tb tenho um booooom acervo de discos raros!
só entrar em contato pelo jasminsdoparaiso@ig.com.br
que eu upo pra vcs ok man!
valeuzão!!!