6.04.2017

AS VÁRIAS BOCAS DO CURUMIN

Novo álbum de Curumin segue o caminho dos anteriores ao focar em batidas pesadas e na mistura homogênea entre orgânico e eletrônico.


Só há uma possível razão para a ordem das faixas do novo disco do Curumin, o 'Boca'. É que é um álbum para ser ouvido de uma só vez, numa sentada, de vereda, de prima, enfim... Desse jeito mesmo. Ainda assim, é uma obra que valoriza as canções em si, ainda que unificadas em uma mesma audição. 

Você começa ouvindo 'Passear', com o próprio Curumin na bateria, Zé Nigro nas programações, Lucas Martins nas guitarras (as vezes teclados e também programações) e Marcelo Maita no piano rhodes. Depois é logo transportado ao universo do monólogo do ator, professor e poeta Paulo Bellinati em 'Trecho de "O Burguês que deu Errado"'. 

'Boca pequena' vem em duas partes: a primeira vem pesadona e formulando narrativas no universo de noticiário ao brincar com várias expressões populares e repeti-las como mantra; a segunda vem calcada nos tambores e no flow de Russo Passapusso, mas também faz narrativa parecida e usa expressões populares noticialescas. 

'Prata, ferro, barro' comenta de forma lúdica e poética o Desastre da Samarco - seguida pela suingada 'Terrível', que possivelmente é um novo clássico da música brasileira. A vinheta 'O atrito' vem como um respiro poético, um despertar de um sonho, numa estranheza clara com a rotação baixa do canto. 

'Boca de groselha' vem na forma de reggae repleto de aliterações, que brincam com os textões nas redes sociais - incrível como essa faixa tem diversos barulhinhos e interferências que enriquecem a transmissão! Seguida por 'Tramela', que tem as rimas aliteráticas de Rico Dalasam. Daí você recebe a 'Cabeça', uma canção instrumental, afro, espacial, electro, hypnotic...

O disco segue com 'Boca cheia' numa levada soul suingada em parceria com Indee Styla, seguida pelo samba de roda de duplo-sentido 'Paçoca', que encerra o álbum com o astral no alto, com participações de Iara Rennó, Anelis Assumpção, Andreia Dias e Max B. O..

Todas artes e fotos são de autoria de Ava Rocha.

2017 Boca

1. Passear
2. Trecho de "O Burgês que deu Errado"
3. Boca pequena parte 1
4. Boca pequena parte 2
5. Prata ferro barro
6. Terrível
7. O atrito
8. Boca de groselha
9. Tramela
10. Cabeça
11. Descendo
12. Boca cheia
13. Paçoca

2 comentários:

Celsohare disse...

obrigado por disponibilizar mais essa beleza, sempre frequentei o blog e daqui tirei as melhores coisas que tenho ouvido. que trabalho fenomenal vocês fazem. muito obrigado, novamente e sempre.

Submit disse...
Este comentário foi removido pelo autor.