'Os Mulheres Negras' se juntam ao 'Metá Metá' para apresentarem espetáculo antológico, magistral e intimista.
São Paulo, 18 de
agosto do ano de 2013, no Casa de Francisca, dois gigantes se
colidiram num espetáculo colossal.
São Paulo, 1988, os
jovens paulistanos André Abujanra e Maurício Pereira, lançavam o
primeiro álbum sob o nome 'Os Mulheres Negras' – 'Música e
Ciência' – onde experimentavam samplers eletrônicos misturados às
guitarras e saxofones da dupla, que ficou conhecida como “a
terceira menor big-band da história”.
Depois de um segundo
disco – 'Música Serve pra Isso' – a dupla 'Os Mulheres Negras'
se separou com cada qual seguindo a própria carreira. Maurício
gravou um disco solo – 'Na Tradição' – enquanto Abujanra formou
o 'Karnak', com quem também gravou álbum. Ambos seguiram as
carreiras sempre participando dos álbuns dos antigos parceiros e vez
ou outra retomando a parceria em shows especiais da dupla.
São Paulo, 2011, o
compositor e violonista, Kiko Dinucci, a cantora Juçara Marçal e o
saxofonista e flautista Thiago França lançaram o resultado
fonográfico da parceria entre eles, o trio 'Metá Metá'. O álbum
foi um sucesso e abriu caminho para o segundo petardo – 'MetaL
MetaL', que hoje incorporou novos integrantes – mas neste
espetáculo aparece apenas como trio.
São Paulo, 2013, na
Casa de Francisca, as duas bandas se uniram e realizaram um
espetáculo, que poucos puderam prestigiar. Já há algum tempo que a
dupla Abujanra e Pereira se apresentam numa espécie de revival d'Os
Mulheres Negras' e como poderíamos esperar, duas bandas das mais
legais e importantes de suas respectivas décadas se unificaram num
duplo-trio-de-cinco, com a adesão dos integrantes do 'Metá Metá.
Considerando que os
anos 80 foram cheios de inúmeras bandas legais, mas dentre todas
elas a que continua atual e relevante nos dias de hoje é sem dúvida
nenhuma 'Os Mulheres Negras', enquanto as outras se tornaram meros
representantes do saudosismo à época. O 'Metá Metá' já é essa
unanimidade por onde passa, mas apresenta fortes influências de
Pereira e Abujanra. Nesse dia apresentaram um espetáculo com
repertório mesclado de canções das duas bandas e dos quatro álbuns
que lançaram.
Das canções d'Os
Mulheres Negras', eles tocaram 'Só tetele', 'Orelhão', 'Purquá
mecê?', 'Milho', 'Mãos coloridas' e 'Métodos Os Mulheres Negras
para o ensino do skate na escola pública do terceiro mundo'. André
Abujanra relembra a história de 'Guembô' e sugere que a junção
das duas bandas deveria usar esse mesmo nome.
'Imbarueri' também era
do repertório da dupla, mas foi gravada posteriormente por Maurício
Pereira no disco solo 'Mergulhar na Surpresa'. 'Trovoa' também havia
sido gravada por Pereira – no álbum 'Pra Marte' –, mas ficou
mais conhecida na voz de Juçara Marçal, no primeiro disco 'Metá
Metá'.
Também do 'Metá
Metá', foram apresentadas as canções 'Cobra rasteira', 'Obá Iná',
'Obatalá', 'Oyá' e 'Ossanin'. 'Depressão periférica' também foi
incluída no repertório, por se tratar de uma parceria entre Kiko
Dinucci e Maurício Pereira, gravada no disco solo de Dinucci com
vários cantores e parceiros – 'Na Boca dos Outros'.
A santa missa do velho
modelo “faça-vocë-mesmo” tem neste registro, seu mais precioso
cântico espiritual, com a soma das duas bandas mais atuantes nesse
sentido. 'Os Metá Mulheres, Metá Negras' (apenas 'Guembô' – como
prefere Abujanra) apresentam objetivos idênticos, mas separados por
uma década de existência.
Com esse registro ao
vivo, com qualidade da mesa de som, sem mixagem, sem cortes etc e
tal, 'Os Mulheres Negras' se atualizam ao compartilharem as
experiências com o 'Metá Metá' e compartilharem com todos
ouvintes.
2013 Os Metá Negras Ao
Vivo na Casa de Francisca
1. Mãos coloridas -
Ossanin
2. Métodos Os Mulheres
Negras para o ensino do skate na escola pública do terceiro mundo
3. Imbarueri
4. Depressão
periférica
5. Cobra rasteira
6. Trovoa
7. Milho
8. Oyá
9. Só tetele
10. Guembô
11. Obatalá
12. Obá Iná
13. Orelhão
14. Purquá mecê?
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