SALVE EUOVO!!!

Sempre houve a intenção de transformar o blogui em site, rádio on-line e tudo mais. Mas para esta tarefa é necessário suporte financeiro.

Para isso o blogui abre esta campanha de financiamento colaborativo que vai garantir a manutenção e quiçá sua transformação em site etc.

Sua contribuição vai ajudar a manter postagens semanais sobre os mais variados artistas com álbuns em download gratuito, dicas sobre discos a baixar, podcasts, novos lançamentos em streaming, retrospectivas e listas de melhores discos de cada ano – incluíndo listas de melhores álbuns dos anos passados como por exemplo 1964, 1999, 1986, 1971 entre outros anos.

Por isso o blogui encerra este período de hiato na esperança de alcançar o aporte financeiro necessário para dar continuação aos trabalhos por mais um ano.

Então para manter o blogui ativo... Siga o site vakinha e contribua neste processo.

Quando atingirmos a meta... Vamos dobrar a meta... E ai quem sabe? Venha um site... Uma radio on-line... Canal no youtube... E tudo mais... Valeu!!!

domingo, 31 de janeiro de 2010

A SACERFUL OF SECRETS FROM PINK FLOYD

O Pink Floyd foi uma banda pioneira em todos os sentidos, desde o rock underground de Londres às extravagâncias nos estádios. Houveram cinco membros no Pink Floyd e três deles lideraram a banda em diferentes épocas.

Em meados de 1965, três estudantes de arquitetura se uniram numa banda para tocarem covers de rhythm’n’blues britânicos e norte-americanos. A banda chegou a se chamar ‘T-Set’ e depois ‘Sigma 6’ e era formada por Roger Waters, Richard Wright e Nick Mason, também com o guitarrista Bob Klose, que mais tarde saiu da banda.

Foi com a chegada de Syd Barrett, colega de infância de Waters, que a banda mudou seu nome para ‘The Pink Floyd Sound’. Com Barrett, a banda começou a compor seu próprio material, nas canções psicodélicas e extremamente populares do novo líder. Mas Barrett tinha problemas mentais e deve ter abusado demais das drogas mais psicodélicas, que não resistiu e fechou-se numa concha. Haviam shows em que ele tocava apenas uma nota na guitarra por horas e horas.

Para suprir a falta do guitarrista, cada vez mais distante, os membros da banda decidiram chamar um colega de Barrett, David Gilmour, para se apresentar nos shows. Enquanto caberia a Syd compor novos clássicos, já que o single ‘Arnold Layne’ havia estourado nas paradas de sucesso, mas Barrett não estava mais interessado no showbusines. Gilmour ficara perplexo com a mudança do amigo.

Com Barrett cada vez mais recluso, Gilmour ainda tentou produzir alguns discos solo para ele, mas nada o tirou do transe. O curioso é que Gilmour relata que Barrett parecia muito sóbrio em alguns momentos como na gravação da guitarra de ‘Dominoes’ onde ele toca guitarra ouvindo o playback da canção invertida. Depois a faixa seria tocada normalmente com apenas a guitarra de Barrett invertida. Algo totalmente improvável, até mesmo nos dias de hoje, e que somente a mente de Barrett poderia conceber.

Syd Barrett liderou a banda durante o primeiro álbum, ‘The Piper at the Gates of Dawn’, e chegou a gravar algumas faixas do segundo álbum, ‘A Sacerfull of Secrets’, que também contou com Gilmour nas guitarras. Agora o Pink Floyd estava sem líder, mas mesmo assim eles eram convidados a tocar nos estúdios da BBC. Pois eram eles que tocavam ao vivo no estúdio de Londres, durante o pouso do primeiro homem na lua.

A tragédia foi que eles não perderam apenas o colega, mas também o principal compositor da banda, e todas as tentativas de fazer Barrett compor foram mal-sucedidas. Então eles seguiram fazendo o que sabiam fazer, que era compor longos improvisos e logo foram convidados a fazer a trilha sonora de filmes para Barbet Schroeder, ‘More’ e ‘Obscured by Clouds’, para o filme ‘Le Vallée’. Depois vieram os discos ‘Ummagumma’, ‘Atom Heart Mother’, a coletânia ‘Relics’ e o clássico ‘Meddle’.

Mas Waters já dava sinais de se preparar para assumir a liderança - desconsiderando os discos de Barrett, que já havia deixado a banda - Waters foi o primeiro a lançar disco solo, em 1970, ‘Music from The Body’ trilha sonora composta em parceria com Ron Geesin, também considerado co-autor do álbum ‘Atom Heart Mother’. Curiosamente, Gilmour, Wright e Mason tocam com Waters na faixa ‘Give birth to a smile’.

Foi então que a banda lançou sua obra prima, ‘The Dark Side of the Moon’, no qual eles voltavam definitivamente para a lua, porém ao seu lado mais sombrio. Esse disco é até hoje copiado, inclusive ganhou versões em dub (The Dub Side of the Moon do Easy Star All-Stars), psico-rock (The Dark Side of the Moon do Flaming Lips) e até cumbia, guitarrada e outros ritmos paraenses (The Charque Side of the Moon do Luiz Félix do La Pupuña).

Foi a partir desse disco que Roger Waters assumiu o posto de principal compositor da banda. Eles ainda chegaram a compor juntos, no maravilhoso ‘Wish you Were Here’, mas a partir de ‘Animals’, as composições de Waters iriam prevalecer entre as demais. ‘Animals’ foi o disco que iniciou o período de grandes shows extravagantes da banda, onde um gigante porco inflável era exibido no céu durante a performance. Mas com ‘The Wall’, Waters apresentou uma ópera-rock completamente extravagante.

Nessa mesma época, Rick Wright e David Gilmour lançaram discos solos, Rick Wright com Wet Dream e Gilmour em 1978. Inclusive reza a lenda que a canção ‘Comfortably numb’ teria saído no disco solo de Gilmour, mas acabou ficando de fora e foi utilizada no ‘The Wall’, se tornando um dos maiores clássicos da banda. Rick Wright foi demitido da banda por Waters, durante a gravação do ‘The Wall’, mas participou da turnê e foi o único que chegou a lucrar com os mega-concertos, porque tocou como músico contratado, ao invés de integrante da banda.

O disco seguinte mais parecia um álbum solo de Waters, ‘The Final Cut’, devido a insatisfação dos outros membros da banda. Ao concluírem as gravações, Waters anunciou o fim da banda e partiu em carreira solo. Mas surpreendeu-se com a decisão de Gilmour de continuar a usar o nome Pink Floyd e ainda por cima, reintegrar Rick Wright à banda. Após uma longa e desgastante batalha judicial, os três remanescentes puderam usar o nome do grupo que haviam defendido durante grande parte de suas vidas adultas.

Roger Waters juntou-se a Eric Clapton para gravar o excelente ‘The Prós and Cons of Hitch Hiking’, mas seus show jamais foram tão gigantescos como na época do Pink Floyd. Seu segundo disco solo, ‘Radio KAOS’, foi lançado no mesmo ano que um novo disco do Pink Floyd, ‘A Momentary Lapse of Reason’, chegou às lojas em 1987.

David Gilmour, Rick Wright e Nick Mason também aproveitaram para lançar mais discos solos, antes de retomarem o Floyd em 87. Primeiro Mason, gravando ‘Fictitious Sports’ em 1981, e em 1985 com Rick Fenn, ‘Profiles’. Gilmour e Wright lançaram os segundos discos solos de suas carreiras em 84, ‘About Face’ e ‘Identity’ (com a banda ZEE) respectivamente.

Mas o primeiro disco do Floyd sob nova liderança, ‘A Momentary Lapse of Reason’ ainda estava longe de ser um legítimo disco do Floyd e também parecia mais um disco solo de Gilmour. Porém os shows continuaram apoteóticos e novamente a banda estava em cadeia nacional tocando ao vivo, desta vez no o cenário de Veneza. Essa turnê foi gravada e lançada no ano seguinte, no ‘Delicate Sound of Thunder’.

Em 1990, Roger Waters lançou sua versão do álbum ‘The Wall’, num concerto gravado ao pé do recém derrubado Muro de Berlim, com vários convidados, entre eles Sinead o'Connor, Bryan Adams, Joni Mitchell e Scorpions. Ele também esteve em cadeia nacional com esse show. Em 1992, Waters lançou ‘Amused to Death’, onde ele volta novamente aos temas que sempre permearam sua discografia desde os tempos do Floyd, com participação de outro virtuose na guitarra, Jeff Beck. Um novo registro ao vivo em 2000, com ‘In the Flesh’.

O último disco de estúdio do Pink Floyd, com Gilmour, Mason e Wright, foi ‘The Division Bell’, lançado em 1994. Esse disco marcou realmente o reencontro da banda com as longas improvisações e com o fato de comporem juntos novamente. A banda ensaiou e gravou o álbum no estúdio flutuante de Gilmour. Em 1996 Rick Wright lançou ‘Broken China’, o que seria seu último álbum solo. Enquanto, Gilmour demorou quase 10 anos para lançar um novo álbum de estúdio. Em 2006 ele lançou o sensacional ‘On an Island’, com participação de Wright, entre outros grandes músicos, como Crosby, Stills & Young e até mesmo Robert Wyatt (que já havia cantado no primeiro disco do Mason, mas tocou trompete na gravação de 'On an Island'). Gilmour lançou o último show dessa turnê com o álbum ‘Live in Gdansk’ em 2008.

Atualmente, Waters viaja com sua ópera clássica sobre a Revolução Francesa, ‘Ça Ira’, que já veio ao Brasil para uma apresentação em Manaus no Amazonas. Rick Wright morreu em 2008. Syd Barrett em 2006. Mason e Gilmour são os únicos membros remanescentes do Pink Floyd, que ainda fazem parte da banda.

Os quatro integrantes se reuniram para tocar no concerto beneficente contra a fome em 2005, o ‘Live 8’ de Bob Geldof. No dia do show, Waters queria opinar na escolha das músicas, mas Gilmour foi enfático dizendo a ele, “eles querem o Pink Floyd e se você quiser tocar conosco está ótimo. Mas nós somos o Pink Floyd e nós vamos tocar as seguintes músicas”. O setlist daquele dia foi ‘Breathe’, ‘Money’, ‘Wish you were here’ e 'Comfortably numb’.

E por falar nisso… Quem deles é o Floyd?

1967 The Piper at the Gates of Dawn

1. Astronomy domine
2. Lucifer Sam
3. Matilda mother
4. Flaming
5. Pow R. toc H.
6. Take up thy stethoscope and walk
7. Interstellar overdrive
8. The gnome
9. Chapter 24
10. The scarecrow
11. Bike

Abaixar

1968 A Saucerful of Secrets

1. Let there be more light
2. Remember a day
3. Set the controls for the heart of the sun
4. Corporal clegg
5. A saucerful of secrets
6. See-saw
7. Jugband blues

Abaixar

1969 The Madcap Laughs (Syd Barrett)

1. Terrapin
2. No good trying
3. Love you
4. No man's land
5. Dark globe
6. Here I go
7. Octopus
8. Golden hair
9. Long gone
10. She took a long cold look
11. Feel
12. If it's in you
13. Late night
14. Octopus (takes 1 & 2)
15. It's no good trying (take 5)
16. Love you (take 1)
17. Love you (take 3)
18. She took a long cold look at me (take 4)
19. Golden hair (take 5)

Abaixar

1969 More

1. Cirrus minor
2. The Nile song
3. Crying song
4. Up the Khyber
5. Green is the colour
6. Cymbaline
7. Party sequence
8. Main theme
9. Ibiza bar
10. More blues
11. Quicksilver
12. A spanish piece
13. Dramatic theme

Abaixar

1969 Ummagumma

Disc 1

1. Astronomy domine
2. Careful with that axe, Eugene
3. Set the controls for the heart of the sun
4. A saucerful of secrets

Disc 2
1. Sysyphus (part 1)
2. Sysyphus (part 2)
3. Sysyphus (part 3)
4. Sysyphus (part 4)
5. Grantchester meadows
6. Several species of small furry animals gathered together in a cave and grooving with a pict
7. The narrow way (part 1)
8. The narrow way (part 2)
9. The narrow way (part 3)
10. The Grand Vizier's garden party (entrance)
11. The Grand Vizier's garden party (entertainment)
12. The Grand Vizier's garden party (exit)

Abaixar

1970 Barrett (Syd Barrett)

1. Baby lemonade
2. Love song
3. Dominoes
4. It is obvious
5. Rats
6. Maisie
7. Gigolo aunt
8. Waving my arms in the air
9. I never lied to you
10. Wined and dined
11. Wolfpack
12. Effervescing elephant
13. Baby lemonade (take 1)
14. Waving my arms in the air (take 1)
15. I never lied to you (take 1)
16. Love song (take 1)
17. Dominoes (take 1)
18. Dominoes (take 2)
19. It is obvious (take 2)

Abaixar

1970 Atom Heart Mother

1. Father shout
2. If
3. Summers 68
4. Fat old sun
5. Alan's psychedelic breakfast

Abaixar

1970 Relics

1. Arnold Layne
2. Interstellar overdrive
3. See Emily play
4. Remember a day
5. Paintbox
6. Julia dream
7. Careful with that axe, Eugene
8. Cirrus minor
9. The Nile song
10. Biding my time
11. Bike

Abaixar

1970 Music from the Body (Roger Waters & Ron Geesin)

1. Our song
2. Sea shell and stone
3. Red stuff writhe
4. A gentle breeze blew through life
5. Lick your partners
6. Bridge passage for three plastic teeth
7. Chain of life
8. The womb bit
9. Embryo thought
10. March past of the embryos
11. More than seven dwarfs on penis-land
12. Dance of the red corpuscles
13. Body transport
14. Hand dance/ Full evening dress
15. Breathe
16. Old folks ascension
17. Bed-time-dream-clime
18. Piddle in Perspex
19. Embryonic womb-walk
20. Mrs. throat goes walking
21. Sea shell and soft stone
22. Give birth to a smile

Abaixar

1971 Opel (Syd Barrett)

1. Opel
2. Clowns & jugglers
3. Rats
4. Golden hair
5. Dolly rocker
6. Word song
7. Wined and dined
8. Swan Lee (Silas Lang)
9. Birdie hop
10. Let's split
11. Lanky (part 1)
12. Wouldn't you miss me (Dark globe)
13. Milky way
14. Golden hair (instrumental)
15. Gigolo aunt (take 9)
16. It is obvious (take 3)
17. It is obvious (take 5)
18. Clowns & jugglers (take 1)
19. Late night (take 2)

Abaixar

1971 Meddle

1. One of these days
2. A pillow of winds
3. Fearless
4. San Tropez
5. Seamus
6. Echoes

Abaixar

1972 Obscured by Clouds

1. Obscured by clouds
2. When you're in
3. Burning bridges
4. The gold it's in the...
5. Wot's... uh the deal
6. Mudmen
7. Childhood's end
8. Free four
9. Stay
10. Absolutely curtains

Abaixar

1973 The Dark Side of the Moon

1. Speak to me/Breathe
2. On the run
3. Time/ Breathe (reprise)
4. The great gig in the sky
5. Money
6. Us and them
7. Any colour you like
8. Brain damage
9. Eclipse

Abaixar

1975 Wish you Were Here

1. Shine on you crazy diamond (part 1-5)
2. Welcome to the machine
3. Have a cigar
4. Wish you were here
5. Shine on you crazy diamond (part 6-9)

Abaixar

1977 Animals

1. Pigs on the wing (part 1)
2. Dogs
3. Pigs (Three different ones)
4. Sheep
5. Pigs on the wing (part 2)

Abaixar

1978 David Gilmour

1. Mihalis
2. There's no way out of here
3. Cry from the street
4. So far away
5. Short and sweet
6. Raise my rent
7. No way
8. It's deafinitely
9. I can't breathe anymore

Abaixar

1978 Wet Dream (Rick Wright)

1. Mediterranean C
2. Against the odds
3. Cat cruise
4. Summer Eeegy
5. Waves
6. Holiday
7. Mad yannis dance
8. Drop in from the top
9. Pink's song
10. Funky deux

Abaixar

1979 The Wall

Disc 1

1. In the Flesh?
2. The thin ice
3. Another brick in the wall (part 1)
4. The happiest days of our lives
5. Another brick in the wall (Part 2)
6. Mother
7. Goodbye blue sky
8. Empty spaces
9. Young lust
10. One of my turns
11. Don't leave me now
12. Another brick in the wall (Part 3)
13. Goodbye cruel world

Disc 2
1. Hey you
2. Is there anybody out there?
3. Nobody home
4. Vera
5. Bring the boys back home
6. Comfortably numb
7. The show must go on
8. In the flesh
9. Run like hell
10. Waiting for the worms
11. Stop
12. The trial
13. Outside the wall

Abaixar

1981 Ficticious Sports (Nick Mason)

1. Can't get my motor to start
2. I was wrong
3. Siam
4. Hot river
5. Boo to you too
6. Do ya?
7. Wervin'
8. I'm a mineralist

Abaixar

1983 The Final Cut

1. The post war dream
2. Your possible pasts
3. One of the few
4. The hero's return
5. The gunner's dream
6. Paranoid eyes
7. Get your filthy hands off my desert
8. The Fletcher memorial home
9. Southampton dock
10. The final cut
11. Not now John
12. Two suns in the sunset

Abaixar

1984 About Face (David Gilmour)

1. Until we sleep
2. Murder
3. Love on the air
4. Blue light
5. Out of the blue
6. All lovers are deranged
7. You know I'm right
8. Cruise
9. Let's get metaphysical
10. Near the end

Abaixar

1984 Identity (Rick Wright + Dave Harris = ZEE)

1. Confusion
2. Voices
3. Private person
4. Strange rhythm
5. Cuts like a diamond
6. By touching
7. How do you do it
8. Seems we were dreaming

Abaixar

1984 The Prós and Cons of Hitch Hiking (Roger Waters)

1. 4:30 AM (Apparently they were travelling abroad)
2. 4:33 AM (Running shoes)
5. 4:37 AM (Arabs with knives and west german skies)
6. 4:39 AM (For the first time today, part 2)
7. 4:41 AM (Sexual revolution)
8. 4:47 AM (The remains of our love)
9. 4:50 AM (Go fishing)
10. 4:56 AM (For the first time today, part 1)
11. 4:58 AM (Dunroamin, duncarin, dunlivin)
12. 5:01 AM (The prós and cons of hitch hiking, part 10)
13. 5:06 AM (Every strangers eyes)
14. 5:11 AM (The moment of clarity)

Abaixar

1985 Profiles (Nick Mason & Rick Fenn)

1. Malta
2. Lie for a lie
3. Rhoda
4. Profiles (part 1 & 2)
5. Israel
6. And the address
7. Mumbo jumbo
8. Zip code
9. Black ice
10. At the end of the day
11. Profiles (part 3)

Abaixar

1987 Radio KAOS (Roger Waters)

1. Radio waves
2. Who needs information
3. Me or him
4. The powers that be
5. Sunset strip
6. Home
7. Four minutes
8. The tide is turning

Abaixar

1987 A Momentary Lapse of Reason

1. Signs of life
2. Learning to fly
3. The dogs of war
4. One slip
5. On the turning away
6. Yet another movie/ Round and around
7. A new machine (part 1)
8. Terminal frost
9. A new machine (part 2)
10. Sorrow

Abaixar

1988 Delicate Sound of Thunder

Disc 1
1. Shine on you crazy diamond
2. Learning to fly
3. Yet another movie
4. Round and around
5. Sorrow
6. The dogs of war
7. On the turning away

Disc 2
1. One of these days
2. Time
3. Wish you were here
4. Us and them
5. Money
6. Another brick in the wall (part 2)
7. Comfortably numb
8. Run like hell

Abaixar

1990 The Wall Live in Berlin (Roger Waters)

Disc 1

1. In the flesh - Scorpions
2. The thin ice - Ute Lemper & Roger Waters
3. Another brickiIn the wall, pt.1 - Roger Waters
4. The happiest days of our lives - Joe Chemay, John Joyce, Stan Farber, Jim Haas & Roger Waters
5. Another brick in the wall, pt.2 - Cyndi Lauper
6. Mother - Sinead O-Connor & The Band
7. Goodbye blue sky - Joni Mitchell
8. Empty spaces - Bryan Adams & Roger Waters
9. Young lust - Bryan Adams
10. One of my turns - Roger Waters
11 - Don't Leave Me Now - Roger Waters
12. Another brick in the wall, pt.3 - Roger Waters
13. Goodbye cruel world - Roger Waters

Disc 2
1. Hey you - Paul Carrack
2. Is there anybody out there? - The Rundfunk Orchestra & Choir
3. Nobody home - Roger Waters
4. Vera - Roger Waters & The Rundfunk Orchestra & Choir
5. Bring the boys home - The Rundfunk Orchestra & Choir & The Military Orchestra of the Soviet Army
6. Comfortably numb - Van Morrison, Roger Waters & The Band
7. In the flesh
8. Run like hell
9. Waiting for the worms
10.Stop - Roger Waters, The Bleeding Heart Band, The Rundfunk Orchestra & Choir & The Military Orchestra of the Soviet Army
11. The trial - The Rundfunk Orchestra
12. The tide is turning - Todos juntos

Abaixar

1992 Amused to Death (Roger Waters)

1. The ballad of Bill Hubbard
2. What God wants (part 1)
3. Perfect sense (part 1)
4. Perfect sense (part 2)
5. The bravery of being out of range
6. Late home tonight (part 1)
7. Late home tonight (part 2)
8. Too much hope
9. What god wants (part 2)
10. What god wants (part 3)
11. Watching TV
12. Three wishes
13. It's a miracle
14. Amused to death

Abaixar

1994 The Division Bell

1. Cluster one
2. What do you want from me
3. Poles apart
4. Marooned
5. A great day for freedom
6. Wearing the inside out
7. Take it back
8. Coming back to life
9. Keep talking
10. Lost for words
11. High hopes

Abaixar

1995 P.U.L.S.E.

Disc 1

1. Shine on you crazy diamond (part 1-5)
2. Astronomy domine
3. What do you want from me
4. Learning to fly
5. Keep talking
6.Coming Back to life
7. Hey you
8. A great day for freedom
9. Sorrow
10. High hopes
11. Another brick in the wall (part 2)

Disc 2
1. Speak to me
2. Breathe
3. On the run
4. Time
5. The great gig in the sky
6. Money
7. Us and them
8. Any colour you like
9. Brain damage
10. Eclipse
11. Wish you were here
12. Comfortably numb
13. Run like hell

Abaixar

1996 Broken China (Rick Wright)

1. Breaking water
2. Night of a thousand furry toys
3. Hidden fear
4. Runaway
5. Unfair ground
6. Satellite
7. Woman of custom
8. Interlude
9. Black cloud
10. Far from the harbour wall
11. Drowning
12. Reaching for the rail
13. Blue room in Venice
14. Sweet july
15. Along the shoreline
16. Breakthrough

Abaixar

2000 In the Flesh (Roger Waters)

Disc 1

1. In the flesh
2. The happiest days of our lives
3. Another brick in the wall (part 2)
4. Mother
5. Get your filthy hands off my desert
6. Southampton dock
7. Pigs on the wing (part 1)
8. Dogs
9. Welcome to the machine
10. Wish you were here
11. Shine on you crazy diamond (part 1-8)
12. Set the controls for the heart of the sun

Disc 2
1. Breathe (in the air)
2. Time
3. Money
4. The Prós and cons of hitch hiking (part 11 - 5:06 AM - Every stranger's eyes)
5. Perfect sense (parts 1 & 2)
6. The bravery of being out of range
7. It's a miracle
8. Amused to death
9. Brain damage
10. Eclipse
11. Comfortably numb
12. Each small candle

Abaixar

2000 Is There Anybody out There – The Wall Live

Disc 1

1. Master of ceremonies
2. In the flesh?
3. The thin ice
4. Another brick in the wall (part 1)
5. The happiest days of our lives
6. Another brick in the wall (part 2)
7. Mother
8. Goodbye blue sky
9. Empty spaces
10. What shall we do now
11. Young lust
12. One of my turns
13. Don't leave me now
14. Another brick in the wall (part 3)
15. The last few bricks
16. Goodbye cruel world

Disc 2
1. Hey you
2. Is there anybody out there?
3. Nobody home
4. Vera
5. Bring the boys back home
6. Comfortably numb
7. The show must go on
8. Master of ceremonies
9. In the flesh
10. Run like hell
11. Waiting for the worms
12. Stop
13. The trial
14. Outside the wall

Abaixar

2005 Live 8

1. Breathe
2. Money
3. Wish you were here
4. Comfortably numb

Abaixar

2006 On an Island (David Gilmour)

1. Castellorizon
2. On an island
3. The blue
4. Take a breath
5. Red sky at night
6. This heaven
7. Then I close my eyes
8. Smile
9. A pocketful of stones
10. Where we start

Abaixar

2008 Live in Gdansk (David Gilmour)

Disc 1

1. Speak to me
2. Breathe (in the air)
3. Time
4. Breathe (reprise)
5. Castellorizon
6. On an island
7. The blue
8. Red sky at night
9. This heaven
10. Then I close my eyes
11. Smile
12. Take a breath
13. A pocketfull of stones
14. Where we start

Disc 2
1. Shine on you cazy diamond
2. Astronomy dominé
3. Fat old sun
4. High hopes
5. Echoes
6. Wish you were here
7. A great day for freedom
8. Comfortably numb

Abaixar

2009 Shine On Live

Disc 1

1. Shine on you crazy diamond
2. Signs of life
3. Learning to fly
4. Sorrow
5. The dogs of war
6. On the turning away
7. One of these days
8. Time

Disc 2
1. On the run
2. The great gig in the sky
3. Wish you were here
4. Us and them
5. Money
6. Comfortably numb
7. One slip
8. Run like hell
9. Shine on you crazy diamond (reprise)

Abaixar

domingo, 24 de janeiro de 2010

JOÃO DO MORRO E A VOZ DA FULEIRAGEM

A primeira faixa do disco do João do Morro, ‘Do Morro ao Asfalto’, você percebe a mistura inusitada de rock com axé, o axé-noize de ‘Ninguém segura’. Por causa dessa canção, com o cantor descrevendo a sim mesmo e dizendo que vai tirar onda e ninguém vai lhe segurar, é fácil imaginar que a próxima faixa vai seguir o estilo do axé music...

Pois não é que é verdade... Mais axé-noize. Então você começa a prestar atenção na letra da música e percebe que o cantor é um verdadeiro cronista do cotidiano das favelas. Se a próxima canção fosse um axé, o ouvinte provavelmente deixaria o disco de lado e partiria para outras aventuras musicais. Entretanto, a faixa é quase uma cumbia no melhor estilo da fuleiragem, na faixa ‘Eu não presto’. Pois é na próxima música, ‘Frentinha’, que ele mistura axé-noize com fuleiragem music.

A partir daí, João do Morro surpreende com o reggae, ‘O avião’, e ‘Cueca de copinho’ na sequência, em que ele faz uma crônica hilária sobre a indumentária masculina. Em ‘Balaiagem’, João do Morro faz uma nova exaltação ao cabelo pixaim – no melhor estilo de ‘Nega do cabelo duro – mas que desta vez retrata as famosas chapinhas tão comuns nos dias de hoje. E como se nada mais pudesse surpreender no disco do João do Morro, ele vem com um samba-rock que não faria feio na voz de qualquer grande cantor desse estilo.

Quando João faz crítica, ele é bem humorado e sempre vê o lado curioso e engraçado da situação. Tirando onda ou não, ele ainda encontra espaço para discutir a pirataria musical. João do Morro também tem uma canção incluída na coletânia da festa Criolina, ‘Globralization Grooves’, para a revista francesa ‘Brazuca’, que é editada pelo Daniel Cariello, o responsável pelo fanzine brasiliense do final dos anos 80, ‘A Verdade’.

Então vamos logo curtir uma entrevista com o João do Morro e saber o som que ele faz.

Como você define o seu som?
Meu som é sem preconceito. Bebo na fonte do samba de raiz e meu ritmo preferido é reggae. Prefiro não rotular. Uns me chamam de cronista da periferia, outros dizem que o estilo é suingueira e outros definem como ‘Fuleiragem Music’, mas ‘Do Morro ao Asfalto’ tem de tudo um pouco: rock, reggae, Rap, afoxé, samba...

Antes de ser cantor e compositor. Você fazia o quê?
Trabalhava como açougueiro em uma grande rede de supermercado e, nas horas vagas e finais de semana, eu cantava em rodas de samba. Quando meu trabalho cresceu eu pude me dedicar apenas à música.

Você que já vendeu seu CD como camelô... O que acha de downloads pela internet? Pirataria ou ascessibilidade?
Meu trabalho é independente então não é pirataria, pelo contrário. Eu mesmo disponibilizo meu CD pra download no www.myspace.com/joaodomorro e distribuo cópias para os vendedores ambulantes. O que importa é que o público conheça o trabalho do artista. A distribuição da música mudou e a carrocinha hoje funciona como uma estação de rádio ambulante, chega aos ouvidos do público. Sou grato e homenageio eles nesse disco na faixa ‘A voz das carrocinhas’.

Seus personagens existem de verdade? Ou simplesmente foram criados para caberem nos temas retratados nas suas canções...
Existe, sim. Às vezes eu mesmo testemunho as histórias, ou ouço histórias no meio da rua ou de amigos que me contam situações que acho interessantes. Com certeza você conhece alguém que já passou por alguma situação destas que eu conto e canto.

Quais os seus planos? Agora que o CD está pronto...
Depois do carnaval eu quero trabalhar o CD no Sudeste do país e pretendo gravar um DVD ao vivo ainda no primeiro semestre. Se tiver um convite pra Brasília eu vou, viu? E em relação à Criolina, a música que está na coletânia do ano passado, é a ‘3 Segundos’, remixada pelo DJ Bruno Pedrosa, daqui de Recife também. Dá uma sacada lá que você encontra a música.

2010 Do Morro ao Asfalto

1. Ninguém segura (com Zé Brown)
2. Sarará
3. Eu não presto (com Conde do Brega)
4. Frentinha
5. O avião (com Nando Mangabeira, Dó Mãozinha & Cosmo)
6. Cueca de copinho
7. Balaiagem
8. Eu-dô-lê
9. Lado B do jornalista
10. Dorô
11. Na mamata
12. A voz das carrocinhas (com Cardinot)

Abaixar

domingo, 17 de janeiro de 2010

RECEITA DE CHARLOTTE, TEMPERADA COM BECK

A estréia de Charlotte Gainsbourg como cantora foi muito peculiar. Ela cantou junto com o pai na polêmica canção ‘Lemon incest’ e chegou a gravar o primeiro disco sob a batuta dele mesmo, Serge Gainsbourg, ‘Charlotte for Ever’, de 1986.

A partir de então, Charlotte, que também é filha da atriz Jane Birkin, construiu uma sólida carreira no cinema francês. Onde chegou atuar em filmes dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, de Patrice Leconte, Franco Zeffirelli e até mesmo do próprio pai.

Em 2007 ela lançou o disco ‘5:55’, voltando ao ambiente musical após 20 anos. Recentemente ela participou do filme de Lars Von Trier, ‘Anticristo’, ao lado de Williem Dafoe e lançou o álbum ‘IRM’, com uma produção elegante de Beck, que também assina as composições.

2010 IRM

1. Master's hands
2. IRM
3. Le chat du Café des Artistes
4. In the end
5. Heaven can wait
6. Me and Jane Doe
7. Vanities
8. Time of the assassins
9. Trick pony
10. Greenwich mean time
11. Dandelion
12. Voyage
13. La collectionneuse
14. Looking glass blues

Abaixar

domingo, 10 de janeiro de 2010

A VISAGEM DO BANDO DOS CABRAS

Cabruêra significa bando de cabras, formado pelos cabras Arthur Pessoa, Pablo Ramires, Edy Gonzaga e Leo Marinho. A banda está preparando para lançar o quarto CD,Visagem, e também gravar o DVD em João Pessoa, no dia 16 de janeiro.

Algumas músicas do quarto CD, foram distribuídas em feiras de música no ano passado, Womex na Dinamarca e Bafim em Buenos Aires. Para a Midem, que acontece na segunda quinzena de janeiro na França, Arthur Pessoa está confiante que a banda vai poder distribuir o álbum completo. E nós aqui do EuOvo também esperamos poder lançar o disco aqui.

Mas enquanto o disco não vem, conversamos com o Arthur Pessoa sobre esse lançamento e disponibilizamos as músicas que já rodaram nas feiras de música em todo lugar.

Porque a banda passou tanto tempo sem gravar?

O projeto desse quarto disco foi aprovado no edital da Petrobras Cultural em 2007. Pra receber o patrocínio tinhamos que aprovar na Rounet também, o que foi feito na sequência, porem pegamos uma greve na Funarte e na sequência veio a crise mundial que fez com que a Petrobras parasse toda contratação de projetos com patrocínio... Então, só conseguimos a liberação do patrocínio em 2009, por isso tanta demora pra o disco sair...

Como foi esse processo de gravação?

Foi tranquilo e muito prazeroso e gratificante, até porque esperamos quase quatro anos pra iniciar a gravação desse quarto álbum da banda. O disco foi produzido pelo João Parahyba percussionista do Trio Mocotó, que também fez algumas participações especiais no disco. gravamos em Recife no Fábrica Estudios e mixamos lá tambem com o Pablo (um dos sócios do Fábrica e técnico de PA do Nação Zumbi). A masterização ficou por conta do Renato Copolli em São Paulo que trabalha com o Arnaldo Antunes. Tivemos também no disco a participação mais que especial do Spok, do Fabinho e do Nilsinho da Spok Frevo Orquestra no metais.

Quando é que sai o disco completo?

Provavelmente estaremos lançando em janeiro de 2010 junto com a gravação do DVD num show com os Mutantes em João Pessoa no festival Estação Nordeste.

Quais os planos da banda pra esse ano?

Circular com o novo CD pelos festivais do Brasil e trabalhar na nossa décima primeira turnê pela Europa promovendo esse novo trabalho. Também vamos conversar com selos e negociar um possível lançamento do Visagem fora do Brasil.

E os downloads gratuitos? Vocês se sentem prejudicados com isso?

Não. Somos completamente a favor, tanto que Visagem vai estar completamente e gratuitamente disponível pra download no site Overmundo assim que fizermos o lançamento do disco físico. Não esquecendo que os internautas poderão encontrar o disco aqui no EuOvo também, claro!!!

E claro que vamos aguardar ansiosamente. Mas chega de conversa e vamos logo a esse aperitivo.

2010 Visagem (EP)

1. Visagem
2. Passarada
3. Pisa morena
4. Xangô
5. Feira da prata
6. Doce de côco

Abaixar

domingo, 3 de janeiro de 2010

RETROSPECTIVA 2000-2009 - OS MELHORES DA DÉCADA

Esta não é a mesma postagem, mas aproveitando as listas de fim de ano resolvemos mostrar os melhores álbuns da década. Esses últimos dez anos foram ótimos para a música brasileira, que mostraram a evolução de grandes artistas. Esse período terminou no disco ‘Sem Nostalgia’, de Lucas Santtana, que segue como o melhor da década e assim por diante numa ordem decrescente de ano em ano. Que venha logo 2010 com novos lançamentos desses artistas brasileiros maravilhosos.

2009 Sem Nostalgia
Lucas Santtana


1. Super violão mashup
2. Who can say which way
3. Night time in the backyard
4. Cira, Regina e Nana
5. Recado para Pio Lobato
6. Hold me in
7. Amor em Jacumã
8. I can’t live far from my music
9. Cá pra nós
10. O violão de Mário Bros
11. Ripple of the water
12. Natureza nº1 em Mi maior

Abaixar

2008 Japan Pop Show
Curumin


1. Salto no vácuo com joelhada
2. Dançando no escuro
3. Compacto
4. Magrela fever
5. Kyoto
6. JapanPopShow
7. Mistério stereo
8. Saída Bangú
9. Mal estar card
10. Caixa preta
11. Sambito (Totaru shock)
12. Esperança
13. Fumanchu

Abaixar

2007 Fome de Tudo
Nação Zumbi


1. Bossa nostra
2. Infeste
3. Carnaval
4. Inferno
5. Nascedouro
6. Onde tenho que ir
7. Assustado
8. Fome de tudo
9. Toda surdez será castigada
10. A culpa
11. Originais do sonho
12. No Olimpo

Abaixar

2006 Futurismo
Kassin +2


1. O seu lugar
2. Esquecido
3. Quando Nara ri
4. Pra lembrar
5. Ponto final
6. Futurismo
7. Mensagem
8. Antes da chuva
9. Samba machine
10. Água
11. Namorados
12. Simbióticos
13. Homem ao mar
14. Astronauta
15. Da sexy Medina rádio show
16. Tranquilo
17. Da sexy Medina rádio show
18. Sal do Pedro Salú
19. Da sexy Medina rádio show
20. Trouble

Abaixar a parte 1
Abaixar a parte 2

2005 CéU
CéU


1. Vinheta quebrante
2. Lenda
3. Malemolência
4. Roda
5. Rainha
6. 10 contados
7. Vinheta Dorival
8. Mais um lamento
9. Concrete jungle
10. Véu da noite
11. Valsa pra Biu Roque
12. Ave cruz
13. O ronco da cuí­ca
14. Bobagem
15. Samba na sola

Abaixar

2004 Let it Bed
Arnaldo Baptista

1. Gurum Gudum
2. Everybody Thinks I'm crazy
3. LSD
4. To Burn or not to Burn
5. Bailarina
6. Deve ser amor
7. Nobody Knows
8. Cacilda
9. Imagino
10. Ai garupa
11. Encantamento
12. Carrossel
13. Tacape

Abaixar

2003 A Letra A
Nando Reis


1. A letra A
2. E tudo mais
3. Dentro do mesmo time
4. Hoje mesmo
5. De lhe pra te
6. O meu posto
7. De mãos dadas
8. Mesmo sozinho
9. Púrpura
10. Luz dos olhos
11. Um simples abraço
12. Tão diferente

Abaixar

2002 Tribalistas
Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown


1. Carnavália
2. Um a um
3. Velha infância
4. Passe em casa
5. O Amor é feio
6. É você
7. Carnalismo
8. Mary Cristo
9. Anjo da guarda
10. Lá de longe
11. Pecado é lhe deixar de molho
12. Já sei namorar
13. Tribalistas

Abaixar

2001 Terceiro Samba
Mestre Ambrósio

1. Caninana
2. Povo
3. Vida
4. Gavião
5. Coqueiros
6. Fera
7. Carneirinho
8. Saudade
9. Sóis
10. No bojo da macaíba
11. Espírito da mata
12. Cabocla (Vinheta)
13. Mestre guia
14. Lembrança de folha seca
15. Sóis (Marcha)

Abaixar

2000 Jogos de Armar
Tom Zé


1. Passagem de som
2. Peixe viva (Iê-quitinguelê)
3. Jimi renda-se/ Moeda falsa
4. Chamegá
5. Desafio
6. Pisa na fulo
7. Asa branca
8. Conto de fraldas
9. Medo de mulher
10. O pib da pib (Prostiuir)
11. Cafuas, guetos e santuários
12. A chegada de Raul Seixas e Lampião no FMI
13. Perisséia
14. Sonhar