3.08.2009

QUE DIABO É SAMBA PUNK?

‘Never Mind the Bossa Nova’ é o primeiro disco da banda escocesa, Bloco Vomit, que faz uma inusitada mistura de punk-rock com Samba. Essa mistura virou samba-punk, a melhor forma de traduzir o estilo do grupo.

A banda é formada por Hanley Hamlet Crouch nos vocais e guitarra, Jal Frezi no trumpete, surdo e vocal, Lady Lovelace no saxofone, surdo, tamborim e vocal, Cherry Parsnip tocando caixa e vocal, Carlos ‘o Chacal’ no repenique, cowbell, tamborim e vocal, e no backing vocals e também surdo, repinique, chocalho e cowbell a galera Mister E. Beat, Miss Construed, Zen O´Phobia, Annie Climax, Agent Orange e Mo Guarana, sem falar em The Chocolate Kama Sutra com as marionetes e o ganzá.

Isso aí ta parecendo uma bateria de escola de samba? Mas é exatamente essa idéia do que é samba-punk. O som é um punk-rock com uma bateria de escola de samba, e um trumpete e saxofone pra acrescentar mais ainda no caldeirão, dando uma mistura de ska na receita.

O resultado é muito bom e o disco de estréia tem ótimo momentos, destaque para a versão de ‘Should I stay or should I go’ do Clash. Pode-se notar a clara influência do maracatu na levada dessa galera.

A banda lançou outros dois discos, ‘Play This ya Bastard!’ e ‘.vom’, mas esses ai eu vou ficar devendo. Quem achar por aí na internet, favor colocar os links nos comentários.

1998 Never Mind the Bossa Nova

1. Do they owe us a living
2. Jilted John
3. Teenage kicks
4. Police and thieves
5. Pretty vacant
6. Metal postcard (Mitageisen)
7. Oh bondage, up yours!
8. Love lies limp
9. Gambinda nova
10. Should I stay or should I go?
11. Roadrunner
12. D.T's in droichead

Abaixar

9 comentários:

Ingrid Rossi disse...

Cara... eu adorei..
muito phoda...
bjs

Sergio disse...

É isso aí, Bruno! O negócio é disponibilizar o que praticamente "não existe"! Só vc mesmo pra desencavar uma raridade dessas.

Mas ó, vi teu comentário lá em casa sobre o Phil Woods (Rights Of Swing) 1960, grato. Mas falta (ou não, derrepnte baixou e não oviu) tu provar o "Present Tense" do James Carter!, quase unanimidade entre os experts do Jazz, como o melhor saxofonista contemporâneo. O cara é um show, brodi. Não dispense. Ou melhor, indispensável!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

bom meu amigo se vc gosta de samba punk que tal ouvir algo nacional, essa aqui é do gothic samba:

http://tramavirtual.uol.com.br/mp3PlayerW.jsp?id_musica=257949

Magno Borges disse...

bacana a iniciativa da banda, mas para quem já ouviu chico science...

Anônimo disse...

gothic samba comparado a chico science? não sei se tem muito a ver não mas fico lisongeado com a comparação (ainda que seja em tom de cópia, o que não é o caso)

vlw

Eu Ovo disse...

Mas acho que ele quise dizer bloco vomit x chico science.
é diferente! mas tbm não tiro a razão dele. podia até ser chico science x maracatu roots...
quanto ao gothic samba eu confesso que ainda não escutei. até fiquei curioso. mas é dificil ficar na web sem um playlist tocando no winamp. tanta coisa pra ovir em tão pouco tempo....
mudando de assunto: esse negócio de 1 dia sem música (1 day withou music, movimento lançado em 2008 pra melhor apreciação da música) é balela!
O negócio é uma overdose de música.
Quem sabe até ouvir uma música em cada fone de ouvido.
Sei lá...
Abrações a todos!

Anônimo disse...

ih é Viajei kkkkk, mas beleza, ouça a música e depois me diga o que achou (compositor inseguro é phogo)

Samuel Resende disse...

Nossa, o que este blog tem de bom, esse disco tem de ruim. Foi uma das piores coisas que já ouvi em termos de mistura de guitarras elétricas com instrumentos de samba e maracatu. Baixei na esperança de ser algo interessante, pra não dizerem que é preconceito, esse tipo de som me atrai, mas tem que ser bem feito, com muito cuidado! Achei muita forçação de barra. Não colou...