3.06.2016

LÂMINA ÁVIDA DAMA DÁDIVA ANIMAL

Cantor, compositor e multi-instrumentista Assis Medeiros volta a seara popular com novo álbum de pérolas pop.

Assis Medeiros é daqueles artistas especiais, que fazem grandes canções populares que quase ninguém conhece. Ele é daquela estirpe desconhecida de grandes compositores, que ainda precisam ser descobertos por um grande cantor que os interprete. Tarefa difícil essa de interpretar as canções deste cantor ímpar, que parece compor para si mesmo de tão pessoais que são.

Depois de criar dois álbuns de grandes canções populares – 'Pirata' e 'Burrodecarga' – Assis voltou as origens com o álbum 'Baiãozinho Nuar', onde focava no ritmo baião ao mesmo que apresentava canções populares com esse ritmo. Ele ainda flertou com trilha de cinema em 'Um Pouco de Dois' e agora voltou a empunhar guitarras com maestria em novas canções pops neste álbum – 'Lâmina'.

'Sempre será' abre o álbum com um solo gutural e urgente, com tom profético onde Assis previu que “esteve tudo como sempre será”. 'Fogo' trás de volta o ponto forte das composições de Assis, que são as rimas fortes e arranjos primorosos, neste bolero roqueiro com tempero “caliente”.

Com destreza, Assis domina as linguagens das guitarras, violões, teclados e ukeleles, mas também se cerca de competentes atuações musicais como Fernando Rodrigues no baixo e Marco Guedes na bateria – sem falar nas diversas participações especiais.

A cantora Flora Lago, dá voz a canções de climas sensoriais e extraordinários como em 'Agora' e 'Sombra seca', mas brilha mesmo na balada romântica 'Um pouco de sol'. 'Se você' é intensa e se completa com 'Animal', com metais frenéticos e frequentes com os majestosos Westonny Rodrigues (trompete e flughel) e Mesaque Balbino (saxes alto, baritono e tenor) e Marcos Wander (trombone).

'Eu vou dizer' faz uma crítica contundente à política do país e soma-se a 'A pluma e você', que transforma o cenário de São Paulo em crônica urbana. 'Largo' é dedicada à fase psicodélica de Alceu Valença e tem participação de Leonardo Batista no baixo, enquanto 'Fugir por aí' evoca a fase áurea dos 'Titãs'. Esse disco é um festival de guitarras.

'Tudo é pop' é um reggae popular que trás belos sons de metais e 'Aviso' é um longo blues de execução singela e sutil. Assis é mestre em criar climas que surgem através de palhetadas certeiras de solos simples e precisos, mas ele permite que outros guitarristas também brilhem no álbum, como Zé Flores e Marcelo Macedo.

Este com certeza é um álbum de guitarrista e pode-se notar diversas influências que permearam o universo musical de Assis Medeiros

2016 Lâmina

1. Sempre será
2. Fogo
3. Agora
4. Se você
5. Eu vou dizer
6. Sombra seca
7. A pluma e você
8. Um pouco de sol
9. Animal
10. Largo
11. Tudo é pop
12. Fugir por aí
13. Aviso
14. Lâmina

Um comentário:

Flavia Tonkiel disse...

Na manha de quarta-feira pegue meio copo de água e coloque dentro dele o numero de grãos de arroz que corresponde a quantidade de quilos que você deseja perder. É preciso ter cuidado e não exagerar colocando mais grãos do que seria o ideal uma vez que os quilos que você perder não poderá mais recuperar. Quando chegar a noite beba a água, mas deixe os grãos de arroz no copo e novamente coloque água pelo meio do copo. Quinta de manhã em jejum beba novamente a água, deixe os grãos e novamente acrescente água até o meio do copo e finalmente sexta-feira pela manhã beba a água com os grão de arroz junto.

Observações:

Durante todo o processo não troque de copo, mantenha sempre o mesmo.
Como a simpatia é infalível não faça regime junto
Veja bem os quilos que deseja perder e tire o mesmo numero em copias da simpatia
Comece na quarta-feira após ter distribuído todas as cópias
Mande publicar na mesma semana