7.06.2014

COMO FOI QUE EU NUNCA OUVI ISSO ANTES? ou TEM SAMBA NO MEIO DO VÃO

A banda paulistana 'Meia Dúzia de 3 ou 4' assume a influência da 'Lira Paulistana' e permite que a vanguarda deste movimento continue a emanar frequências sonoras de alto teor melódico.



O 'Meia Dúzia de 3 ou 4' é formado por Thiago Melo tocando violão e cavaquinho, Daniel Carezzato na percussão, Luiza Toller na escaleta e piano, Marcos Mesquita no baixo, Mike Reuben na flauta e sax, Sérgio Wontroba na clarineta e sax e Arnaldo Nardo na bateria – todos cantam em perfeita harmonia.

Juntos eles criam uma atmosfera sensorial que vai desde Itamar, Arrigo, 'Rumo', 'Trapo', 'Mulheres' ao 'Premê', bem como a outras essenciais referências musicais, de 'Novos Baianos' a Amália Rodrigues. Mas em todo esse caos, reina a mais pura harmonia.

Depois de dois discos conceituais, neste universo de vanguarda: o primeiro, 'Tudo se Transforma', foi lançado em 2009 com uma embalagem “ecologística”; e o segundo em 2012 num formato audio e visual que prenunciava o apocalipse em 'O Fim está Próspero' – a banda lança agora o resultado de novas experimentações em 'Tem Muito Disso Que Cê Tá Falando'.

O álbum abre com o prenúncio de uma nova era. Após do fim do mundo, em 'A Ordem dos Músicos' não altera o produto', que antes era apenas uma brincadeira com a máxima matemática, agora vira realidade para a própria entidade de classe.

Em 'À nível do Masp' eles emulam o mestre Itamar através da crítica ácida e áspera da cidade em si, assim como 'Verbo expediente'. Já no samba de breque 'Maquiavel para crianças', eles fazem uma divertida crônica que mistura o 'Príncipe' de Maquiavel com o 'Pequeno Príncipe' de Exupery num boteco carioca – há também existe a referência ao título da canção dos 'Mulheres Negras', 'Lobos para crianças'.

Com os 'Meia Dúzia' tudo se mistura e forma um círculo coeso entre as diversas influências, como o fado em 'Dobre sua língua' ou a armadilha dos alertas do feicibuqui e zapizapi como elemento de poesia concreta na canção 'Meio boa'.

Nem só de samba vivem os 'Meia Dúzia', que como todo bom brasileiro apresenta boa cancha em outros ritmos latinos como em 'Cavucada' e 'Pereirando'.

'Meia Dúzia de 3 ou 4' é uma banda bem brasileira, com a transgressão característica, que coube aos grandes mestres da 'Lira Paulistana'.

2014 Tem Muito Disso Que Cê Tá Falando

1. A Ordem dos Músicos não altera o produto
2. À nível de Masp
3. Verbo expediente
4. Maquiavel para crianças
5. Pereirando
6. Dobre sua língua
7. Duro e de matar
8. Como diz o outro
9. Deus me livre e guarde de você
10. Tchau, Cristina!
11. Meio boa
12. Cavucada
13. Arrastão sonoro
14. Pré-pagode

Nenhum comentário: