3.28.2010

...E A IGUANA CONTINUA À SOLTA

James Newell Osterberg tocava bateria na banda The Iguanas. Também por causa do nome da banda, e pelo seu porte atlético, James adotou o nome artístico de Iggy Pop. Gravou vários compactos com os Iguanas, todos eles unificados num único arquivo, sob o nome ‘Jumpin’ with the Iguanas’, que inclusive tem a primeira incursão de Iggy Pop como cantor em ‘Louie, Louie’. “Quando tudo mais falha, vá de ‘Louie, Louie’, tocado bem alto, que ela irá tirar você de qualquer situação”.

Foi então que Iggy Pop passou a ocupar o posto de vocalista na banda ‘The Stooges’. Com performances alucinadas e violentas, Iggy Pop inspirou ninguém menos que o próprio David Bowie a criar o personagem Ziggy Stardust. Nessas apresentações dos Stooges, Iggy se jogava no palco, se cortava com cacos de vidro, cuspia e era cuspido, gritava e berrava e se xingava todos na platéia. Iggy era insuperável.

Com os Stooges, Iggy gravou três discos de estúdio na década de 70, ‘The Stooges’, ‘Fun House’ e ‘Raw Power’. A formação clássica da banda, com os irmãos Asheton (Ron e Scott) e até mesmo com James Williamson acabou em 1974, mas Iggy continuou tocando sob o mesmo nome com novos integrantes. Algumas dessas gravações renderam bons bootlegs, como ‘My Girl Hates my Heroin’ e ‘Metallic KO’, onde reza a lenda que jogaram de tudo em cima do vocalista no meio do palco.

“Já me cuspiram, me socaram, já me acertaram com ovos, dinheiro, com clipes de papel, máquinas fotográficas, sutiãs, cuecas, trapo velho, vestimentas mais caras como cintos e coisas assim. Já me acertaram com uma atiradeira, frutas diversas, uma garrafa de Johnny Walker Black Label. Eu sei que foi um Johnny Walker Black Label porque a banda depois pegou a garrafa e me mostrou. Jogaram uma garrafa de Whiskey em mim! Passou muito perto da minha cabeça, não tive nem tempo de reagir, e por pouco não me acerta. O vidro era tão pesado que a garrafa não quebrou. Eles realmente fazem uma boa garrafa”.

Iggy Pop continuou com sua carreira solo após o fim definitivo dos Stooges. Seus melhores discos foram ‘The Idiot’ e ‘Lust for Life’, produzidos por David Bowie; ‘Kill City’ e ‘New Values’, com o parceiro de banda James Williamson; ‘Skull Ring’, gravado com várias colaborações, entre elas o ‘Green Day’; e atualmente ‘Préliminaires’, onde o cantor mostra um lado mais calmo e quieto, cantando até uma versão em inglês para ‘Insensatez’ de Tom Jobim.

Os Stooges voltaram, e lançaram o quarto disco de estúdio, ‘The Weirdness’, assim como outros bootlegs ao vivo, ‘Homecoming’ e ‘Telluric Chaos’. Após a morte de Ron Asheton no ano passado, a banda segue em excursão com Iggy Pop nos vocais, Scott Asheton na bateria, Mike Watt no baixo e Steve MacKay nos saxofones.

1964 Jumpin’ with the Iguanas

1. Mona
2. I don’t know why
3. Again & again
4. Twist and shout
5. California sun
6. Slow down
7. I feel fine
8. Blue moon
9. Things we said today
10. Louie, Louie
11. Wild weekend
12. Tell me
13. Summertime
14. Out of limits
15. Johnny B. Goode
16. Perfidia
17. Travelin’ man
18. Louie Louie
19. Wild weekend
20. Surfin’ bird
21. Walk, don’t run
22. Tequila
23. Surfin’
24. Datemi un martelo

Abaixar

1969 The Stooges

1. 1969
2. I wanna be your dog
3. We will fall
4. No fun
5. Real cool time
6. Ann
7. Not right
8. Little doll

Abaixar

1970 Fun House (& The Stooges)

1. Down on the street
2. Loose
3. TV eye
4. Dirt
5. '1970 (I feel alright)
6. Fun house
7. LA blues

Bonus Disc Deluxe Edition
1. TV eye (takes 7 & 8)
2. Loose (demo version)
3. Loose (take 2)
4. Loose (take 22)
5. Lost in the future (take 1)
6. Down on the street (take 1)
7. Down on the street (take 8)
8. Dirt (take 4)
9. Slide (slidin' the blues) (take 1)
10. 1970 (take 3)
11. Fun house (take 2)
12. Fun house (take 3)
13. Down on the street (single mix)
14. 1970 (single mix)

Abaixar

1973 Raw Power (& The Stooges)

1. Search and destroy
2. Gimme danger
3. Your pretty face is going to hell
4. Penetration
5. Raw power
6. I need somebody
7. Shake appeal
8. Death trip

Abaixar

1973 My Girl Hates my Heroin (& The Stooges)

1. My girl hates my heroin
2. Cock in my pocket
3. Head on
4. Death trip
5. Hey baby
6. Search & destroy
7. Raw power
8. Gimme danger
9. Open up and bleed
10. Jesus loves the Stooges (instrumental)
11. How it hurts

Abaixar

1976 Metallic KO (& The Stooges)

1. Raw power
2. Head on
3. Gimme danger
4. Search and Destroy
5. Heavy liquid
6. I wanna be your dog
7. Open up and bleed
8. I got nothing/ I got shit
9. Rich bitch
10. Louie, Louie
11. Cock in my pocket

Abaixar

1976 The Idiot

1. Sister Midnight
3. Nightclubbing
4. Funtime
5. Baby
6. China girl
7. Dum Dum Boys
8. Tiny girls
9. Mass production

Abaixar

1977 Kill City (& James Williamson)

1. Kill city
2. Sell your love
3. Beyond the law
4. I got nothin'
5. Johanna
6. Night theme
7. Night theme (reprise)
8. Consolation prizes
9. No sense of crime
10. Lucky monkeys
11. Master charge

Abaixar

1977 Mantra (& David Bowie)

1. Raw power
2. TV eye
3. Dirt
4. Turn blue
5. Funtime
6. Gimme danger
7. No fun
8. Sister Midnight
9. I need somebody
10. Search & destroy
11. I wanna be your dog
12. China girl

Abaixar

1977 Lust for Life

1. Lust for life
2. Sixteen
3. Some weird sin
4. The passenger
5. Tonight
6. Success
7. Turn blue
8. Neighborhood threat
9. Fall in love with me

Abaixar

1978 TV Eye (Live)

1. TV eye
2. Funtime
3. Sixteen
4. I got a right
5. Lust for life
6. Dirt
7. Nightclubbing
8. I wanna be your dog

Abaixar

1979 New Values

1. Tell me a story
2. New values
3. Girls
4. I'm bored
5. Don't look down
6. The endless sea
7. Five foot one
8. How do ya fix a broken part
9. Angel
10. Curiosity
11. African man
12. Billy is a runaway
13. Chains
14. Pretty flamingo

Abaixar

1980 Soldier

1. Loco mosquito
2. Ambition
3. Knocking 'em down (in the city)
4. Play it safe
5. Get up & get out
6. Mr. Dynamite
7. Dog food
8. I need more
9. Take care of me
10. I'm a conservative
11. I snub you

Abaixar

1981 Party

1. Pleasure
2. Rock and roll party
3. Eggs on plate
4. Sincerity
5. Houston is hot tonight
6. Pumpin' for Jill
7. Happy man
8. Bang bang
9. Sea of love
10. Time won't let me
11. Speak to me
12. One for my baby

Abaixar

1982 Zombie Birdhouse

1. Run like a villain
2. Villagers
3. Angry hills
4. Life of work
5. Ballad of Cookie McBride
6. Ordinary bummer
7. Eat or be eaten
8. Bulldozer
9. Platonic
10. The horse song
11. Watching the news
12. Street crazies
13. Pain & suffering

Abaixar

1986 Blah Blah Blah

1. Real wild child (wild one)
2. Baby it can't fall
3. Shades
4. Fire girl
5. Isolation
6. Cry for love
7. Blah-blah-blah
8. Hideaway
9. Winners & losers
10. Little miss Emperor

Abaixar

1988 Instinct

1. Cold metal
2. High on you
3. Strong girl
4. Tom Tom
5. Easy rider
6. Power & freedom
7. Lowdown
8. Instinct
9. Tuff baby
10. Squarehead

Abaixar

1988 Live at the Channel

1. Instinct
2. Kill city
3. 1969
4. Penetration
5. Power and freedom
6. Your pretty face
7. High on you
8. 5 foot 1
9. Johanna
10. Easy rider
11. Tuff baby
12. 1970
13. Search & destroy
14. Squarehead
15. No fun
16. I wanna be your dog

Abaixar

1990 Brick by Brick

1. Home
2. Main street eyes
3. I won't crap out
4. Candy
5. Butt town
6. The undefeated
7. Moonlight lady
8. Something wild
9. Neon forest
10. Starry night
11. Pussy power
12. My baby wants to rock and roll
13. Brick by brick
14. Livin' on the edge of the night

Abaixar

1993 American Caesar

1. Character
2. Wild America
3. Mixin' the colors
4. Jealousy
5. Hate
6. It's our love
7. Plastic and concrete
8. Fuckin' alone
9. Highway song
10. Beside you
11. Sickness
12. Boogie boy
13. Perforation problems
14. Social life
15. Louie Louie
16. Caesar

Abaixar

1995 Open Up and Bleed (& The Stooges)

1. Death trip
2. Head on
3. Rubber legs
4. Raw power
5. I’m a man
6. Open up and bleed
7. Johanna
8. Purple haze
9. I’m so glad
10. Radio advertising

Abaixar

1996 Naughty Little Doggie

1. I wanna live
2. Pussy walk
3. Innocent world
4. Knucklehead
5. To belong
6. Keep on believing
7. Outta my head
8. Shoeshine girl
9. Heart is saved
10. Look away

Abaixar

1999 Avenue B

1. No shit
2. Nazi girlfriend
3. Avenue B
4. Miss Argentina
5. Afraid to get close
6. Shakin' all over
7. Long distance
8. Corruption
9. She called me daddy
10. I felt the luxury (& Medeski, Martin & Wood)
11. Español
12. Motorcycle
13. Facade

Abaixar

2001 Beat 'em Up

1. Mask
2. LOST
3. Howl
4. Football
5. Savior
6. Beat 'em up
7. Talking snake
8. Jerk
9. Death is certain
10. Go for the throat
11. Weasels
12. Drink new blood
13. It's all shit
14. Ugliness
15. VIP/ Sterility

Abaixar

2003 Skull Rings

1. Little electric chair (& The Stooges)
2. Perverts in the sun (& The Trolls)
3. Skull ring (& The Stooges)
4. Superbabe (& The Trolls)
5. Loser (& The Stooges)
6. Private hell (& Green Day)
7. Little know it all (& Sum 41)
8. Whatever (& The Trolls)
9. Dead rock star (& The Stooges)
10. Rock show (& Peaches)
11. Here comes the summer (& The Trolls)
12. Motor inn (& Peaches)
13. Inferiority complex (& The Trolls)
14. Supermarket (& Green Day)
15. Til wrong feels right
16. Blood on your cool/ Nervous exhaustion

Abaixar

2003 Homecoming (& The Stooges)

1. Loose
2. Down in the street
3. 1969
4. I wanna be your dog
5. TV eye
6. Dirt
7. Real cool time
8. No fun
9. 1970
10. Funhouse
11. Skull ring
12. Not right
13. Little doll
14. I wanna be your dog

Abaixar

2005 Telluric Chaos (& The Stooges)

1. Loose
2. Down on the street
3. 1969
4. I wanna be your dog
5. TV eye
6. Dirt
7. Real cool time
8. No fun
9. 1970
10. Fun house/ LA blues
11. Skull ring
12. Dead rock star
13. Little electric chair
14. Little doll
15. My idea of fun
16. I wanna be your dog (version two)
17. Not right

Abaixar

2007 The Weirdness (& The Stooges)

1. Trollin
2. You can't have friends
3. ATM
4. My idea of fun
5. The weirdness
6. Free & freaky
7. Greedy awful people
8. She took my money
9. The end of Christianity
10. Mexican guy
11. Passing cloud
12. I'm Fried

Abaixar

2009 Préliminaires

1. Les feuilles mortes
2. I want to go to the beach
3. King of the dogs
4. Je sais que tu sais
5. Spanish coast
6. Nice to be dead
7. How insensitive
8. Party time
9. He's dead/ She's alive
10. A machine for loving
11. She's a business
12. Les feuilles mortes (Marc's theme)

Abaixar

4 comentários:

Mychel TC disse...

Caramba!!! As duas últimas postagens foram ótimas.

Valeu.

Boogie Boy disse...

Lindos posts meu velho!!!!
Faz tempo que eu planejava algo desse tipo e nunca tive tempo, muito bom saber alguém teve a dignidade hahahaha e coragem de fazer um post dessa GRANDEZA.

PARABÉNS, pelo post e pelo blog.

Abraços.

Dexx disse...

mano Eu Ovo, que pusta post.....
Queria te pedir um favor: atualiza o link para o Lágrima Psicodélica???
O blogger deletou, porém o Johnny já providenciou um restore.
http://lagrimapsicodelica1.blogspot.com

Valeu mano...

Anônimo disse...

Já está adicionado tambem amigo. Abraço. Paulo

METAL PRUDENTE